A Praça do Lido, em Copacabana, recebeu de 9 a 12 de março o projeto Degusta Copacabana. Reuniu bares, restaurantes, docerias, entre diversos outros quitutes, do bairro e de outras localidades também. Acolheu em torno 15 mil pessoas nos 4 dias de evento, alguns apostam até em nº maior de visitantes, devido à grande movimentação.
“O projeto atingiu seu propósito, apresentar ao público em forma de degustação o melhor da gastronomia carioca em um só lugar, com bebidas, música de qualidade, um movimento incrível e benéfico tanto para quem vende, assim como para quem compra, todos saem ganhando”, definiu o idealizado e realizado Otto Grunewald, que contou com a parceria do Polo Gastronômico e Cultural de Copacabana.
O evento ganhou atrações culturais, área kids e pet friendly. O sucesso das três edições do Degusta Tijuca serviu de base para o projeto se tornar itinerante, fazendo sua estreia na ZS. Com valores atraentes, mais de 40 expositores, marcaram presença por toda parte interna da praça e uma passarela gastronômica de frente para a praia. Marcas conhecidas como Bar do Adão, Otto, Espírito de Porco, HOB Hamburgueria, Batida Carioca, Adega do Pimenta, entre outros fizeram a alegria de um bom gourmet, tinha sabores para todos os gostos.
“Dei a volta ao mundo trabalhando no Degusta Copacabana”, comentou a chef Rosa Perdigão, que vendeu seu tabuleiro baiano para americanos, alemães, chineses, uruguaios e cariocas, todos querendo saber o que tem a baiana tem…
A novidade dessa edição ficou a cargo da primeira edição do Campeonato Carioca de Caipirinha, o concurso contou com apoio da Associação Brasileira de Bartenders (ABB), Apacerj – cachaças do Rio e patrocínio da Abrasel.
“Tijucano como eu, que acompanho a trajetória do Otto, fico muito feliz por essa iniciativa. Eu já tive um “spoiler” que o Degusta não vai ficar só por aqui em Copacabana, que o trabalho vai continuar em toda cidade do Rio de Janeiro. Quem ganha é a nossa cidade e nós cariocas com esses eventos”, declarou o vice prefeito da cidade do Rio de Janeiro – Nilton Caldeira, aliás, ele que anunciou os premiados do concurso de caipirinhas.
O torneio foi para bartenders, com a finalidade de eleger a Melhor Caipirinha Tradicional e Melhor Caipirinha Inovação. Apresentada no Degusta Copacabana 2023. O resultado final ficou assim: na categoria Melhor Caipirinha Tradicional: o 3º lugar para Paula Diniz, o 2º lugar para Layla Mendes e o primeiríssimo lugar com o jovem Rai Mendez.
Na categoria Melhor Caipirinha Inovação, o 3º lugar trouxe novamente Rai Mendez, já o 2º lugar ficou com André Pyta e o 1º lugar para Layla Mendes, que também ganhou em outra categoria.
“Fiquei muito feliz em participar dessa iniciativa e poder representar essa galera que trabalha aqui perto. Não só eu, mas a Paulinha representamos esse universo feminino ainda com tantos preconceitos. Quebramos barreiras! O mercado de bartenders está crescendo e tem espaço para todo mundo” defendeu Laila Gusmão – vencedora da caipirinha inovação – representando Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. O Concurso recebeu 12 participantes e 7 foram para a final, avaliada em 3 dias de competição.
“O trabalho da subprefeitura tem sido pela boa utilização dos espaços públicos e este evento é mais um exemplo do nosso esforço. Estamos trazendo pela primeira vez o projeto Degusta para a Praça do Lido e estaremos presentes com a nossa tenda itinerante mapeando demandas para deixar o espaço cada vez mais atrativo e conservado”, declarou Flávio Valle – Subprefeito da ZS, que ficou tão animado, que subiu no palco e tocou bateria.
Evento sustentável, o Degusta Copacabana, se preocupou com o lixo produzido no evento, com coleta seletiva de lixo com Ecopontos, em parceria com a cooperativa CoopQuitungo, que fez toda gestão do material descartado. Segundo a coordenadora Carminha Silva, foram arrecadados 1 tonelada de lixo reciclado.
“A praça ganhou uma nova vida com isso aqui, muito bem pensado”, declarou Aline Tomas, moradora do bairro há anos, que soube do evento e compareceu em três dias.
-Bia Saldanha Arêas e Rozangela Silva-
Assessoria de Imprensa
Bar da Caipirinha com Mauro – Foto de Capa: Tiago De Bonis
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