Importante encontro com o antropólogo Rubem César, fundador do Viva Rio, organização não governamental engajada em pesquisa, trabalho de campo e formulação de políticas públicas para promover a paz e o desenvolvimento social. Rubem é a peça mestra desse escopo. Criada em 1993, a ONG Viva Rio, desenvolve campanhas de paz e projetos sociais em cinco áreas: direitos humanos e segurança pública, desenvolvimento comunitário, educação, esportes e meio ambiente. Atua em favelas e comunidades de baixa renda em parceria com diversas entidades locais.
A conversa, um almoço no bucólico Ciep Presidente João Goulart, nova sede da Ong, girou em torno de metas e perspectivas que possam trazer um fortalecimento e mudanças para as populações marginalizadas. Contou com a presença relevante do Coronel Ubiratan Ângelo, responsável pela Gestão do Programa Compliance Viva Rio. Marcelo Santos, do CEAP, também acompanhou o diálogo.
“Valioso ressaltar o protagonismo cotidianamente destes anônimos, sempre aguerridos na luta pela garantia de seus direitos e consolidação de espaços e participação de desses pilares”. Atestou Ivanir dos Santos – Conselheiro Estratégico do CEAP – Centro de Articulação de Populações Marginalizadas.
Viver no Brasil é, antes de tudo, um ato político resultante das lutas e resistências cotidianas travadas por todo tipo de opressão, silenciamento e invisibilização histórica.
-Rozangela Silva-
Assessoria de Imprensa
Rubem Cesar, Ivanir dos Santos e Ubiratan Ângelo – Foto de Capa / Divulgação
Portal AL 2.0.2.1