A produção acompanhou a campanha Conectando Amor no Sertão, da Ong Visão Mundial e da empresa Turn on the Light na primeira parte da entrega de 100 cisternas para famílias de Mata Grande (AL)
.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 722 municípios do semiárido brasileiro estão em situação de emergência. São dois milhões de pessoas dependentes de caminhão-pipa para ter água. Destacando os desafios desta realidade, no dia 6 de fevereiro, no espaço MIS, em São Paulo, será lançado o documentário Mulheres do Sertão – A Força que Supera a Seca. Produzido pelo Grupo Perfil, que engloba marcas como Caras e Rolling Stone, ele foi captado durante viagem realizada à Mata Grande, no sertão de Alagoas, para a entrega de cisternas – angariadas por meio da campanha CAS – Conectando Amor no Sertão, da Ong Visão Mundial em parceria com a empresa Turn on The Light e Caras.
Lá, mais especificamente na comunidade da Serra do Urubu, a produção do documentário conheceu parte das mais de 100 famílias que vivem sem acesso à água, sendo obrigadas a enfrentar caminhadas de até uma hora em busca de fontes e riachos. Nos períodos de seca, a situação se agrava ainda mais, deixando todos sem acesso a um recurso essencial para a sobrevivência.
O documentário, que conta com o apoio da Meta, destaca a superação e resiliência de seis sertanejas da região diante das adversidades. “Nosso objetivo com essa produção é dar voz a quem luta diariamente para ter acesso ao básico. Queremos sensibilizar a sociedade e mobilizar mais pessoas a se engajarem na luta pela garantia do direito ao minimo”, ressalta Luis Maluf, do Grupo Perfil.
.
Amor no Sertão
Em 2023, a ONG Visão Mundial criou a campanha CAS – Conectando Amor no Sertão, com a missão de arrecadar 100 cisternas – reservatórios que captam, armazenam e conservam água da chuva, facilitando o acesso à água limpa – para a Serra do Urubu, em Alagoas. “O projeto trouxe ainda mais vivência ao nosso documentário. A água é um direito humano fundamental, mas infelizmente milhões de pessoas no Brasil ainda vivem sem acesso a esse recurso básico.”, explica Marina Marques, Head de Parcerias Corporativas da Visão Mundial.
A parceria entre a Visão Mundial, a Turn on The Light e o Grupo Perfil reforça o compromisso das organizações em promover ações de responsabilidade social e contribuir para a construção de um mundo mais justo e igualitário. “Acreditamos na importância de unir esforços e recursos para enfrentar os desafios sociais de forma efetiva. O documentário Mulheres do Sertão – A Força que Supera a Seca é um exemplo concreto dessa união, que tem o potencial de transformar vidas e comunidades inteiras”, conclui o Diretor Nacional da Visão Mundial, Thiago Crucciti.
.
Serviço:
Data: 6/02/2024
Horário: 10h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP
.
Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial é uma organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos. Presente em mais de 90 países, a organização trabalha para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, com foco na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A Visão Mundial atua em parceria com famílias, comunidades, governos e outras organizações para criar um ambiente seguro e saudável para que as crianças possam crescer, aprender e se desenvolver. Saiba mais em www.visaomundial.org.br.
.
-Mention Net-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.4