Primeiro dia de desfiles teve oito escolas disputando o título e o direito de subir ao Grupo Especial
O clima de Carnaval tomou conta da cidade desde meados de janeiro, mas foi nesta sexta feira (9/2) que a folia começou oficialmente no Rio, sob o comando do Rei-Momo Caio Cesar Dutra, coroado pelo prefeito Eduardo Paes. A Corte Real do Carnaval carioca recebeu as chaves da cidade e deu a partida nos festejos. Preparada para receber o espetáculo das escolas de samba, a Marquês de Sapucaí serviu de palco para as primeiras oito escolas da Série Ouro (antigo Grupo de Acesso), que mostraram garra e vontade de ganhar o campeonato.
De homenagem a Lia de Itamaracá à exaltação de Maricá
O som dos tamborins ecoou no setor 1, anunciando a primeira noite de desfiles da Série Ouro. Com enredos que exaltavam de personalidades da música, como Lia de Itamaracá, reverenciada pela Império da Tijuca, ou homenageavam uma cidade, como fez a União de Maricá, a noite foi de alegria e brilho das agremiações, que também puderam explorar o novo recurso da luz cênica do Sambódromo. Também desfilaram nesta sexta-feira União do Parque Acari, Acadêmicos de Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, Acadêmicos de Niterói e Unidos da Ponte.
Neste sábado (10/2) outras oito agremiações da Série Ouro entram em cena para disputar o título e o direito de ingressar na elite do Carnaval, o Grupo Especial, em 2025. Se apresentam na Marquês de Sapucaí as escolas Sereno de Campo Grande, Em Cima da Hora, Arranco, União da Ilha do Governador, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Unidos de Bangu e Império Serrano.
No domingo (11/2), as escolas do Grupo Especial assumem a Passarela do Samba para os tão esperados desfiles do ano. Enquanto isto, as escolas do Grupo de Avaliação também desfilam na Estrada Intendente Magalhães. (Programação completa neste boletim). No Terreirão do Samba, que inaugurou a sua temporada no início de fevereiro, a programação de sexta (9/2) contou com DJ da FM O Dia, Black White, Vou Zuar, Clareou e Vitinho. A festa segue hoje com DJ FM O Dia, RDX, Arlindinho, Pique Novo e Suel, e vai até o sábado (17/2), com o melhor do pagode e do samba no Palco João da Baiana.
Além dos palcos oficiais da folia, a festa dos blocos, que já estão colorindo as ruas desde as semanas de pré Carnaval, segue a pleno vapor, tomando conta da cidade. Na sexta-feira (09.02), 22 blocos se apresentaram em vários bairros. Serão 231 deles até a quarta-feira de Cinzas. E outros 42 no final de semana após o carnaval.
No Centro, o tradicional baile da Cinelândia e o cortejos dos blocos de embalo e de enredo completam a programação. Então é hora de escolher o seu festejo, vestir a melhor fantasia e aproveitar a folia!
Unidos da Ponte – Foto de Capa: @condenados.da.terra
@ Portal AL 2.0.2.4