O projeto “Senhores e Escravos – narrativas de poder em Machado de Assis” consiste de várias ações artísticas integradas partindo do tema poder e ética nas relações pessoais e sociais a partir de obras de Machado de Assis.
Coordenado pelo ator e produtor Alexandre Mofati, o projeto ocupa o mês de março com uma agenda potente e de muita troca com o público através das plataformas digitais Zoom, Youtube, Instagram e Facebook. As atividades são apresentações online ao vivo, oficinas artísticas e debates.
As atividades
Serão cinco eventos online, cada um com foco no público de cada cidade selecionada: Niterói, Queimados, Itaguaí, Vassouras e Barra do Piraí.
Cada evento online reúne três ações: cena ao vivo “Medalhão”, apresentação da peça teatral “Escravos” e um debate ao vivo com artistas locais.
A cena ao vivo “Medalhão” é uma adaptação do conto “Teoria do Medalhão” de Machado de Assis, que faz uma análise de alguns comportamentos de membros ilustres da sociedade. A encenação tem supervisão artística de Leonardo Netto e é conduzida pelo ator Alexandre Mofati com participação especial de um ator convidado de cada cidade contemplada pelo o projeto. Os atores convidados: Leandro Santanna (Queimados), Marcos Ácher (Niterói), Alexandre Damascena (Itaguaí), Humberto Michaeli (Vassouras) e Roberto Monzo (Barra do Piraí).
Ficha Técnica
Atuação: Alexandre Mofati
Supervisão Artística: Leonardo Netto
O monólogo “Escravos” é uma versão online da montagem do conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis e interpretado por Alexandre Mofati. A trama aborda a questão da escravidão, do preconceito racial e da luta pela sobrevivência. O personagem Candido Neves levava a vida sem emprego fixo, até que sua esposa fica grávida. Desempregado, endividado e na iminência de ser despejado, ele tenta a sorte como caçador de escravos fugidos, na busca desesperada por condições mínimas de criar o filho. Alexandre Mofati tem mais de 25 anos de carreira como ator, mais de 40 espetáculos, trabalhou com diretores: João Fonseca, Sérgio Módena, Augusto Madeira, Renata Mizrahi, Domingos Oliveira, Amir Haddad, Carlos Gradim, Joana Lebreiro, Dudu Sandroni, dentre outros. A peça tem direção de Augusto Madeira.
Ficha técnica montagem original “Escravos”
Autor (Conto): Machado De Assis
Direção: Augusto Madeira
Atuação: Alexandre Mofati
Direção de Movimento: Rafaela Amado
Cenário e Figurino: Carlos Alberto Nunes
Iluminação: Renato Machado
Trilha Original: Alexandre Garnizé
Pesquisa do Texto Final: Jean Willys
Texto Final e voz: Elisa lucinda
Foto: Rafael Blasi
Direção de Produção: Ana Paula Abreu e Renata Blasi
Produção: Diálogo da Arte Produções Culturais
Idealização do Projeto: Alexandre Mofati
Realização: Ofício Produções Ltda
Debates
Com o tema “Representatividade e periferia nas artes” com abordagem do universo das culturas locais, o ator Alexandre Mofati convida atores e personalidades realizadoras de projetos que fazem a diferença em suas comunidades. Os debates são a última ação de cada evento online, e são realizados após a apresentação do monólogo “Escravos”
14/03 – domingo – 19h (Queimados)
Ator convidado Leandro Santanna.
(Leandro Santanna é ator e com mais de 30 espetáculos em teatro, indicado ao prêmio Shell de melhor ator pelo espetáculo “Lima entre nós”, um dos articuladores da Frente Teatro RJ, Coordenador externo do Artes Cênicas em extensão da UNIRIO, Subsecretário de Cultura de Queimados.)
Leandro Santanna é também o artista convidado para o debate.
Oficinas
As oficinas culturais on line são direcionadas para cinco municípios fluminenses: Niterói, Itaguaí, Queimados, Barra do Piraí e Vassouras. Além de iniciação técnica nas áreas, a proposta é estimular os alunos a desenvolverem suas visões pessoais sobre o tema central “poder e ética nas relações”.
O publico alvo: jovens e adultos.
Interpretação com Viviana Rocha
Noções básicas de interpretação com criação de Cenas livremente inspiradas no conto Teoria do Medalhão de Machado de Assis.
Turma 1:Segundas, dias 15, 22/03, 19h às 21h30
Turma 2:Sábados, dias 13, 22 e 27/03, 15h às 17h30
Produção Audiovisual de Baixo Orçamento com Cavi Borges
Através da sua experiência prática de realização, Cavi Borges vai apresentar um método colaborativo e diferenciado de produção, distribuição e exibição. Um outro caminho para pensar e fazer cinema.
Terças, dias 16 e 23/03, 20h às 22h
Sextas, dias 19 e 26/03, 20h às 22h
Elaboração de Projetos Em Teatro com Alexandre Mofati
Introdução à criação de projetos culturais com foco em teatro, com elementos básicos, conceituação e técnicas para transformar uma ideia em projeto, além de formas de financiamento à cultura.
Sábados, dias 13, 20 e 27/03, 11h às 13h30
Canais do O projeto “Senhores e Escravos – narrativas de poder em Machado de Assis”
Instagram : instagram.com/senhoreseescravos_projeto?igshid=3xdv6uuub408
Facebook : www.facebook.com/senhoreseescravosprojeto/
Youtube : https://youtube.com/channel/UCZpAR7BwJYEyl2NSwEhtm_Q
-LEAD Comunicação
Senhores e Escravos – narrativas de poder em Machado de Assis – Foto de Capa / Divulgação
Portal AL 2.0.2.1