Domingo (22) é celebrado o Dia do Folclore brasileiro. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país. Vale lembrar que folclore é o conjunto de conhecimentos de um povo, e integra os costumes, crenças, contos, mitos, lendas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região. De tempos em tempos os principais personagens que conhecemos ganham algum destaque, como neste ano, onde foi tema central da série produzida pela Netflix “Cidade Invisível”. Mas será que as nossas crianças estão por dentro do nosso folclore? Elas conhecem o Saci-pererê, a Iara, a Caipora e o Boto-cor-de-rosa? Elas são estimuladas a isso?
“Uma das ferramentas mais utilizadas para a popularização do nosso folclore foi, sem dúvida, a literatura. Dentre os autores brasileiros que mais retratam o tema em suas obras conhecemos o Ariano Suassuna, a Cecília Meireles, o Mário de Andrade, entre outros. Eles foram fundamentais neste processo”, relata a produtora de moda da agência de modelos Max Fama, Carolina Souza. “Com o passar do tempo percebemos que a inserção desse tema foi perdendo espaço nas rodas de conversas da família e no bate-papo com as nossas crianças. Você lembra qual foi a última vez que você conversou com o seu filho ou qualquer pessoa que você conhece sobre folclore?”, questiona, Carolina.
Para a profissional de moda, o estímulo deve acontecer de maneira natural. Foi assim que surgiu a ideia de fazer um material fotográfico que estimulasse a criançada a participar e se interessar pelo tema. “Cresci encantada com todas as histórias que ouvia pelos meus pais e na escola. Isso ajudou muito na minha imaginação, desenvolvimento e criatividade”, lembra. “É com este objetivo que fizemos este editorial. Para que todas as crianças possam conhecer grandes personagens e viajarem na imaginação. A caracterização foi feita totalmente de maneira artesanal. É uma ótima maneira de aproximar a criança das histórias e criar um momento único”, finaliza.
Confira o resultado, divirta-se e estimule os pequenos a conhecerem um pouco mais sobre o nosso folclore. Não podemos deixar a nossa história morrer!
Ficha técnica
Modelo: Agência de Modelos Max Fama (@maxfama_oficial )
Fotógrafo: Jorge Luiz Garcia ( @jorgeluizgarcia_ )
Produtora de Moda: Carolina Souza ( @cayhhsouza)
Maquiadora: Nathália Vanilo (@_nathaliavalino)
Coordenadora de pautas: Antônia Biazzi (@antoniadebiazzi )
Gerente de marketing: Cláudia Siqueira ( @ccysiqueira )
Direção de arte: Wesley Alisson ( @wesleyalisson )
Produção executiva: Paulo Henrique Albuquerque ( @pauloybrasil )
Créditos
Boto-cor-de-rosa – modelo Ruan Teixeira de Souza veste acervo
Caipora – modelo Sophia Emanuelly Santos Rodriguês veste acervo
Saci-pererê – modelo Victor Oliveira Rosa veste acervo
Iara – modelo Thayná Amorim Bastos de Melo veste acervo
-Fernando Pereira da Costa-
Assessoria de Imprensa
Fotos de Capa: Jorge Luiz Garcia
@ Portal AL 2.0.2.1