Que tal aproveitar a graça e a magia do Circo de Teatro Tubinho um pouco mais cedo? Pois bem, neste fim de semana, de sexta a domingo, todos os espetáculos terão início às 16h (e não às 20h, como no início da temporada, dia 12/03).
A companhia preparou, mais uma vez, uma programação caprichada e amorosa para públicos de diversas idades e gostos. É só anotar: na sexta-feira, dia 19/03, “O Tubinho quer Mamar (indicação 14 anos); no sábado, dia 20/03, “Tubinho, o Pianista” (indicação: 14 anos) e no domingo, dia 21/03, o infantil “O Príncipe, a Bruxa e o Feiticeiro” (indicação livre). As apresentações são às 16h com reprises dos espetáculos às segundas, terças e quartas, às 10h.
A temporada prossegue até 7 de abril, e reúne uma série de 12 espetáculos-lives, gratuitos e ao vivo, pelo canal do YouTube e página do Facebook da trupe.
Vale destacar que essa maratona acontece no período de datas importantes: Dia Mundial do Teatro, Dia do Circo (ambas no dia 27/03) e do ano em que o Circo Teatro Tubinho completa 20 anos. A comemoração será no encerramento da temporada, em 5 de abril, com um bate-papo especial em formato virtual, pelas redes sociais do Centro de Memória do Circo, também às 16h.
O extenso repertório da trupe é composto tanto por peças tradicionais, levadas à cena nos circos brasileiros desde o início do século XX, quanto por adaptações e textos escritos pelo próprio Pereira França Neto, o palhaço Tubinho, além de outros autores contemporâneos, imersos também nesta tradição circense.
Neste projeto, realizado com apoio do Edital de Fomento ao Circo – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o público poderá conferir clássicos da companhia, como as comédias “Tubinho, o médico à força”, “Tubinho, o capitão da Tropa de Elite”, o infantil “Pinocchio – o boneco que queria ser gente”, o drama “O Céu uniu dois corações”, entre outros que despertam o lúdico e a poesia.
“Com este formato, o público em casa terá uma experiência análoga a que possibilitamos em nossa lona: a cada dia um espetáculo diferente para assistir”, salienta Tubinho, citando, ainda, a possibilidade do fomento às novas plateias por meio de um “plano de ação continuada, que não se restringe a um evento, mas sim, propõe a apresentação de uma temporada de espetáculos teatrais, que fazem parte um repertório tradicional diverso”.
Atualmente, o Circo de Teatro Tubinho é uma das raras companhias que continuam nas estradas brasileiras – talvez a única companhia de “família tradicional”, de lona e de circo-teatro a itinerar ininterruptamente pelo estado de São Paulo há 20 anos. É composta hoje por aproximadamente 40 artistas.
“Antes da pandemia, o coletivo levava à cena, todas as noites, um espetáculo diferente para cerca de 400, 500 pessoas. Desde março de 2020 estamos sem trabalhar na lona e a arrecadação por bilheteria, que nos mantém em atividade, está suspensa”, destaca o artista Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho.
Uma história para manter viva a tradição do circo-teatro brasileiro
O Circo de Teatro Tubinho é um circo diferente e faz parte de uma tradição muito popular das décadas de 20 à 70, mas que está praticamente extinta nos dias de hoje. Sai de cena a referência de circo com apresentações de malabares, trapézio, acrobacias e globo da morte e entra em cena o circo itinerante de lona, que apresenta um espetáculo teatral diferente a cada noite.
Completando 20 anos de estrada, o Circo de Teatro Tubinho é uma das poucas companhias no país que continua sendo responsável por levar a arte circense e teatral a locais que não estão na rota das companhias convencionais, apresentando todas as noites, um espetáculo diferente de um repertório de mais de cem peças.
Nesses 20 anos, o empreendimento cresceu em tamanho, abrangência e mérito artístico. Tanto que a família Tubinho conquistou inúmeros admiradores e fãs nas cidades pelas quais passou. O reconhecimento da companhia junto ao público foi confirmado com o recebimento do Prêmio Governador do Estado de São Paulo, na Categoria Circo, por votação popular, para Pereira França Neto (Palhaço tubinho), em 2011, e para o Circo Teatro Tubinho, em 2017.
Ao longo dos anos, o Circo de Teatro Tubinho transitou entre os mais diversos meios de comunicação e empreendimentos, de modo que Tubinho lançou CD, livro de piadas, ganhou seu próprio boneco e uma série de histórias em quadrinhos, estrelou um programa semanal na televisão e chegou aos cinemas por meio da produção independente Tubinho, o filme.
Circo de Teatro Tubinho em números
– Há 20 anos na estrada;
– Atualmente, a família é composta por 40 pessoas;
– Mais de 100 artistas e funcionários já passaram pela companhia;
– Repertório recheado com mais de 100 espetáculos teatrais;
– Passou por mais de 60 cidades do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo;
– Já visto por mais de dois milhões de espectadores;
– Em 2014, realizou a sua maior temporada, permanecendo 8 meses em Sorocaba (SP);
– Nesses 20 anos, foram apresentados, aproximadamente, 6000 espetáculos.
Circo de Teatro Tubinho
Temporada on-line de espetáculos
Quando?
De 12.03 a 07.04
Agenda desta semana:
Sexta, dia 19/03, “O Tubinho quer Mamar”. Indicação: 14 anos.
Sábado, dia 20/03, “Tubinho, o Pianista”. Indicação: 14 anos
Domingo, dia 21/03, “O Príncipe, a Bruxa e o Feiticeiro” (infantil). Livre
Reprises dos espetáculos da semana às segundas, terças e quartas, às 10h
Onde?
YouTube: youtube.com/youtubinho
Facebook: facebook.com/circotubinho
Quanto?
Grátis!
Este projeto foi realizado com apoio do Edital de Fomento ao Circo – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Acesse a programação completa no site: www.tubinho.com.br
-Boas Histórias Comunicação-
Espetáculo O Tubinho quer mamar – Foto de Capa: Lígia Jardim
Portal AL 2.0.2.1