A Secretaria da Cultura do RS (Sedac), através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre as inscrições para a Oficina de Produção Cultural Autossuficiente, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de fevereiro pelo link da bio do Instagram @ieciners.
Coordenada pela empreendedora cultural Angelica Seguí, a oficina será realizada em 20 encontros, de 14 de fevereiro a 18 de março de 2022 (de segundas a sextas), das 19h às 22h, em formato virtual pela plataforma Zoom. O curso pretende apresentar a carreira de produtor para realizadores inexperientes, instrumentalizando, através de técnicas e sistemas organizacionais, para que seja possível a elaboração de projetos vitoriosos.
“Nesta oficina queremos que os alunos possam transitar da teoria à prática, elaborando projetos que sejam aptos a participarem dos editais que estão abertos, como o Filma RS”, destaca o diretor do Iecine, Zeca Brito.
Súmula:
Glossário de produção para o produtor iniciante
Ferramentas abertas para o dia-a-dia do produtor
Planejamento de projetos
Elaboração de projetos
Comunicação para projetos culturais
Captação de recursos
Leitura e interpretação de editais
Redação de projetos para editais
Prestação de contas
Redes e compartilhamento: apresentação de projetos finais
Desenvolvimento de projeto a ser avaliado pelos colegas
Ministrante:
Angelica Seguí é formada em Comunicação Social pela PUC-RS; pós-graduada em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo Centro Universitário Senac de São Paulo; pós-graduada em Design de Ambientes de Aprendizado pela UTEC – Uruguay, entre outros cursos de capacitação.
Como produtora cultural, a profissional apresenta vasto currículo, onde se destacam: produção executiva no Festival de Enogastronomia 2020, realização do projeto Noches Tangueras – em Rivera, Uruguay, realização do projeto Conversas Contemporâneas – em Rivera, Uruguay, produção de shows musicais no Festival de Enogastronomia 2019, realização do projeto Fronteira Criativa, formatação e acompanhamento de projetos em leis de incentivo para Goethe-Institut Porto Alegre, Aliança Francesa de Porto Alegre e coletivo Braguay. Participou, ainda, da produção do projeto A Vida de Rafinha Bastos (pela produtora Zeppelin Filmes, a ser exibido no canal Fox) e Fome de Quê (também pela Zeppelin Filmes, para o Discovery Chanel), entre centenas de outros trabalhos.
O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.
Apoio: Cinemateca Paulo Amorim.
-Isidoro B. Guggiana-
Assessoria de Imprensa
Angelica Seguí – Foto de Capa: Emiliano Islas
@ Portal AL 2.0.2.2