Na noite da última sexta-feira, 01, o Acadêmicos do Cubango realizou a primeira apresentação dos sambas concorrentes para o Carnaval de 2024. Nessa mesma ocasião, em meio à festa na quadra, anunciou a dupla que comandará, com muita energia e cuidado, a sua Comissão de Frente. Érika Souza e Sabrina Sant’Ana chegam para reforçar o time artístico da Cubango, ocupando a posição de líderes da Comissão de Frente da Mais Querida de Niterói.
Moradora da Zona Oeste, Érika Souza é bailarina desde os 7 anos. Em 2008, passou a atuar como profissional sindicalizada da dança. Começou no Carnaval muito cedo, participando de alas coreografadas dentro da escola de dança onde se formou. Atualmente, Érika é professora de Ballet clássico, Jazz, Ritmos e Danças Afros. A mais nova coreógrafa já teve passagens por várias agremiações do carnaval carioca, como Inocentes de Belford Roxo, Alegria da Zona Sul e Unidos do Viradouro, onde participou do time que ganhou o Estandarte de Ouro de Melhor Comissão de Frente, em 2020. Em 2022, dançou na Série Ouro, interpretando a protagonista do enredo da Cubango, dona Chica Xavier. No Grupo Especial, ela se tornou assistente dos coreógrafos Márcio Jahú e Alex Neoral, na Unidos do Viradouro. Em 2023, Érika passou a fazer parte do Grupo Show da Estação Primeira de Mangueira. Na Série Ouro, participou da Comissão de Frente do GRES Arranco do Engenho de Dentro. Na Série Prata, dançou como bailarina da Acadêmicos da Rocinha. Ela continua como assistente dos coreógrafos Alex e Márcio, do Grupo Especial, na Unidos de Vila Isabel.
Sabrina Sant’Ana, mais conhecida como Sapretah, é cantora, coreógrafa, artista-dançarina, professora de dança de salão e dança afro. Iniciou seus estudos musicais em 2005 na Escola de Música Villa-Lobos, formou-se e atuou no Coral Popular e Erudito da própria escola, com os professores José Assumpção e Fernando Meirelles. Participou, também, do grupo de percussão regido pelo Mestre Rikko. Na dança, em 2009, entrou para a Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa, onde se formou professora de dança de salão e atuou em espetáculos como membro da companhia de dança do renomado dançarino. Em 2015, participou do Musical Ole O Lapa, com direção de Carlos Leça. Em 2015, foi do show de Folclore Popular Brasileiro “Ginga Tropical”, atuando como cantora e dançarina. No Carnaval, já teve participações em comissões de frente e em carros de som de diversas agremiações, como Tradição, Portela, Estácio de Sá e Unidos de Padre Miguel. Foi coreógrafa de ala do Império Serrano e diretora artística da Imperatriz Leopoldinense.
No Carnaval de 2024, o Acadêmicos do Cubango será a décima escola a desfilar na Série Prata, no dia 16 de fevereiro de 2024.
-Lucas Ribeiro-
Assessoria de Imprensa Gres Acadêmicos do Cubango
Foto de Capa: Ewerton Pereira
@ Portal AL 2.0.2.3