A Muda Cultural apresenta nos dias 11, 12, 13, 18, 19, 20, 26 e 27 de dezembro, a edição do festival de Artes Cênicas, Brincando na Praça 2020. Transmitido de forma online e gratuita pelas plataformas da Muda Cultural, o projeto, voltado ao público infanto-juvenil, conecta por meio da arte e cultura temas importantes como diversidade, sustentabilidade, alimentação saudável, questões sobre equidade racial e de gênero, entre outros.
A programação, adaptada de forma online, reunirá a cada dia, sob o comando da mestre de cerimônias Palhaça Rubra, a presença de um grupo de teatro, um grupo de dança, uma intervenção artística e uma oficina. Serão oito encontros que proporcionarão de forma lúdica e diversificada, ensinamentos e entretenimento para as crianças e seus familiares, contribuindo para uma formação cidadã na sociedade.
“É um privilégio poder trazer mais de 30 atrações artísticas que tratem de temas tão importantes para as próximas gerações. Nosso objetivo é poder abordar tais assuntos de forma leve, responsável e educativa. A proposta inicial previa que a praça fosse este território educador, mas por conta da pandemia e do distanciamento social, a internet será esse espaço para trocas e brincadeiras”, diz Ítalo Azevedo, sócio-diretor da Muda Cultural e idealizador do projeto.
“Antes de agir, pense!” Horóscopo Alto Astral – Céu Astrológico de 07/12 a 13/12
O Brincando na Praça tem seu line-up diversos grupos e companhias como: Cia. Trucks; Cia. Tá na Boca do Conto; Grupo Esparrama, Cia. Clã do Jabuti; Núcleo Caboclinha, entre outros, que somarão mais de 30 apresentações em 16 horas de atividades artísticas nos 8 dias de evento.
As apresentações foram previamente gravadas em estúdio, respeitando todos os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades, incluindo testagens dos envolvidos, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, distanciamento e acompanhamento por um técnico em segurança do trabalho. A programação de abertura, de 11 a 13 de dezembro, tem patrocínio da WestRock. Já as datas seguintes do Festival, são patrocinadas pelo Atacadão, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Programação Brincando na Praça:
11 de dezembro (sexta-feira) – A partir das 15h
Pipo e Fifi – Cia Truks
Duração: 38 minutos
Pipo e Fifi é um espetáculo criado pela Cia Truks, baseado no premiado livro infantil, que leva o mesmo. A peça funciona como ferramenta de proteção, explicando às crianças, a partir de 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas, ensinando a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção.
Criança que Canta também Dança – Núcleo Caboclinhas
Duração: 40 minutos
O show interativo, que tem como tema de suas composições os mitos folclóricos brasileiros como curupira e saci-pererê, apresenta ritmos e danças brasileiras, como: samba de roda, ciranda, baião, carimbó, entre outros.
Ixi, Bateu uma Tristeza – Cia Tá na Boca do Conto
Duração: 25 minutos
A Cia apresenta 4 histórias que apresentam de maneira leve, sentimentos de luto, tristeza, tédio e frustração: Animais de uma floresta que precisam lidar com a perda de uma amiga muito querida; uma garota que acorda tomada por uma tristeza profunda; duas amigas entediadas encontram uma solução para seu tédio; uma garota tenta lidar com a sua frustração por não saber dançar.
Oficina Emocionário – Cia Tá na Boca do Conto
Duração: 25 minutos
Cada criança confeccionará um “Emocionário”, que é um dicionário das emoções. Além de preencher com os sentimentos que irão aparecer no dia a dia, cada pessoa poderá pintar, colorir e enfeitar o seu emocionário.
12 de dezembro (sábado) – A partir das 15h
Fim? – Grupo Esparrama
Duração: 55 minutos
O mundo acabou e só sobraram lixões, campos de guerra, restos lamacentos de um rio doce. Duas baratas: Beatriti e Margueriti, acreditam que o mundo será a delas, mas descobrem que os palhaços Batatinha e Nerdolino também sobreviveram e buscam um local fértil para plantar uma semente do recomeço. O espetáculo, que trata sobre o fim do mundo, estimula uma reflexão sobre o momento em que estamos vivendo e sobre a forma como tratamos o nosso planeta, apostando que uma convivência mais afetuosa e humana possa ser uma saída para o caos que vivemos.
Terra de Gigante – Dani Boni e Mavutsinim San
Duração: 20 minutos
Contação de história baseado no conto popular Terra de Gigante. Um menino corajoso resolve começar uma plantação numa terra abandonada. A partir daí começa um encontro com criaturas enormes e surpreendentes com grande aprendizado sobre o trabalho, o cultivo e a ajuda.
Expedição Pacífico – Cia Truks
Duração: 40 minutos
Dois criativos catadores de lixo são capazes de construir com sacolas e lonas plásticas, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em verdadeira poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas pequenas aventuras e brincadeiras: o polo norte, o meio do oceano, uma grande floresta e, por fim, é claro, chegarão até a grande Ilha de Lixo do Pacífico.
Oficina de Plantação de Mudinhas – Dani Boni e Mavutsinim San
Duração: 20 minutos
Nessa oficina, um boneco irá ensinar a plantar uma sementinha. A atriz bonequeira, que o acompanha, ensinará algumas dobraduras de papel com seres da natureza, como sapo, pássaro, flor, para fazer um pequeno altar onde ficará essa semente plantada.
13 de dezembro (domingo) – A partir das 15h
Contação de Histórias Boneca Abayomi – Cia Contarinhos
Duração: 20 minutos
Curió e Rouxinol iniciam a apresentação da contação de histórias da boneca Abayomi com a canção popular africana de boas vindas “Funga Aláfia” e a canção autoral “Encontro Precioso”, de Fabio Maganha, Karen Santos e Miralva. Em seguida, iniciam o conto do folclore africano que fala da origem dessa boneca negra, resgatando o simbolismo da resistência dos escravos que vieram da África para o Brasil no navio negreiro e, encontraram na imagem da boneca Abayomi a herança da luta pela vida e a representatividade de suas culturas.
Oficina de Confecção de Boneca Abayomi – Cia Contarinhos
Duração: 20 minutos
Curió e Rouxinol ensinam as crianças a confeccionar a boneca “Abayomi”, uma boneca originalmente africana, feita de retalhos de tecidos e nós, onde a criança a estiliza da forma como sentir vontade criando a roupa, os turbantes e amarrações que quiser. Material: Retalhos coloridos e estampados; Fitas coloridas para as amarrações ; 30 cm de tecido preto (qualquer tecido); 1 tesoura
Entre Elas – Cia Armárias
Duração: 40 minutos
O espetáculo retrata o universo feminino e seus aprisionamentos estruturais. Na união das técnicas acrobáticas, aéreas e de equilíbrio, aliados a um contexto teatral, três mulheres assumem diferentes perfis para dar vida aos seus personagens que se encontram para compartilhar um café e o anúncio de um noivado. Durante esta breve convivência, traços de suas identidades são reveladas por provocações que surgem “Entre Elas” e por questões externas ditadas pela estrutura do sistema em que vivem.
Histórias no Quintal de Eleguá – Cia Clã do Jabuti
Duração: 40 minutos
O espetáculo nasce do desejo de investigar histórias relacionadas à nossa ancestralidade, e manifestações ritualísticas de música, canto e dança afro-brasileiras e afro-caribenhas. Eleguá é o mais importante dos orixás da Santeria Cubana. No Brasil, é conhecido como Elegba, Elegbara, Exu, entre outros. Na peça, Eleguá é um príncipe muito esperto que sai para descobrir o mundo. Após crescer, encontrar lugares e pessoas pra ajudar e ser ajudado, amadurecer e ganhar sabedoria em seu caminho, decide voltar, mas nem tudo está como era antes.
18 de dezembro (sexta-feira) – A partir das 15h
Poetas da Cor – Cia Druw de Dança Contemporânea
Duração: 30 minutos
O espetáculo proporciona uma experiência lúdica criada a partir de partituras imaginárias e poéticas. As combinações, personalidades, tonalidades resultam em uma composição evocativa do gesto e celebra a inocência que se faz presente em cena – segundo o pintor francês Henri Matisse (1869–1954) “o verdadeiro gênio consiste ao retorna à infância”.
Pés no chão: Dança para Crianças – Érico Santos
Duração: 30 minutos
A oficina tem objetivo de aproximar as crianças ao contato com as danças nordestinas e contemporâneas, com interações musicais, desenhos, poesias e livros para impulsionar os processos criativos de todos os participantes.
Intervenção de Mágica – Mágico Granado
Duração: 30 minutos
Intervenção de mágica voltada ao público infantil, mas recomendada a todas as idade.
Como montar seu Varal? – Trupe DuNavô
Duração: 45 minutos
Buscando um lugar que faz parte do cotidiano de uma cidade e que é comum a quase todos nós – o quintal de uma casa – a Trupe DuNavô iniciou uma pesquisa específica sobre a mulher palhaça, buscando criar um pensamento sobre dramaturgia feminina. Em um quintal qualquer da cidade, duas palhaças com uma pilha de roupas a serem cuidadas e estendidas não encontram o varal. A partir do ocorrido, elas tentarão desfazer uma grande confusão e precisarão se descobrir em meio a esse tanto imenso de roupas.
19 de dezembro (sábado) – A partir das 15h
Tempero de Histórias – Cia do Liquidificador
Duração: 25 minutos
Dois atores e um músico trajados de cozinheiros contam histórias que se relacionam com o tempero escolhido. Entre uma história e outra são abordados temas como ter uma alimentação saudável e curiosidades sobre alimentos comidas de todo o mundo.
Conforto Gourmet – Conforto e Cia
Duração: 20 minutos
Palhaço Conforto, ao lado do seu filho Confortinho, compartilham uma série de receitas fáceis, e saudáveis, com diversos ingredientes que podem ser encontrados na maioria das cozinhas.
Conhecendo as Frutas do Nordeste – Jacke Carvalho
Duração: 20 minutos
A cantora, compositora, articuladora cultural e pedagoga, Jacke Carvalho, falará a respeito da mudança do clima do Nordeste, e as características das frutas dessa região (se é doce, cítrica, se tem mais água, como é na semente). Após essa apresentação, escolherá uma fruta para fazer a preparação de um suco.
Chá Comigo – Cia Caravana Tapioca
Duração: 25 minutos
A excêntrica cozinheira Nina, chega em sua casa após compras no mercado. Sua cozinha é completamente aberta. Dessa maneira, todos que estão em volta acompanham os momentos de arrumação e brincadeira desse espaço. Nina cozinha batatas e para mexer melhor a panela, faz malabarismos com os alimentos e conchas de sopa. Enquanto o alimento não fica pronto, convida alguém para tomar um chá em suas xícaras musicais e, ao bater em cada uma, é possível fazer um grande concerto.
20 de dezembro (domingo) – A partir das 15h
Sambada de Terreiro – Antônio Meira e Alisson Lima
Duração: 20 minutos
Antônio Meira e Alisson Lima apresentam um duo onde performam o Frevo, os Maracatus, o Caboclinho, o Cavalo Marinho, entre outras, e em seguida mostram a recriação delas a partir de um olhar contemporâneo para as danças.
Mundo Aflora
Duração: 25 minutos
Concebido pelos músicos brincantes Angelo Mundy e Flora Poppovic, a apresentação é um convite para acompanhar uma jornada fantástica de dois músicos viajantes. Com coreografias, números de música corporal, instrumentos musicais feitos com sucata, o repertório combina canções autorais e cantigas de diversas localidades e tradições.
Batuque Pé na Estrada – Regina Santos
Duração: 30 minutos
Oficinas que abordam brincadeiras e danças da cultura popular afro-brasileira como jongo, maracatu, cacuriá, bumba-meu-boi, carimbó. As danças são passadas com coreografias simples e brincadeiras dinâmicas que apresentam às crianças a essência das manifestações populares da nossa cultura.
Pra Todo Mundo Dançar – Cia Babado de Chita
Duração: 30 minutos
Espetáculo traz as manifestações populares do Brasil com repertório de ritmos característicos das regiões norte, nordeste e sudeste, aliando a linguagem da expressão cênica popular através da dança, música e presença de bonecos.
26 de dezembro (sábado) – A partir das 15h
As Maravilhosas Palhaças…E os Palhaços também! – Cia Asfalto de Poesia
Duração: 30 minutos
As contadoras de histórias Clowndete Maria e Mussarella estão em crise: ser ou não ser palhaça? As duas rememoram as mulheres engraçadas que conhecem, desde as suas avós até as atrizes de novela. Elas também mostram a infinidade de tipos de palhaças e palhaços enquanto contam a história de algumas artistas inesquecíveis do picadeiro. Em meio a chapéus, saias e calças largas e coloridas, elas trazem à luz a grande diversidade da arte circense.
Era uma vez… Joana Princesa – Cia Três Lunas
Duração: 45 minutos
Era uma vez uma princesa que, ao nascer, recebeu o nome de João. Algum tempo depois, a criança pediu para que seus pais a chamassem de Joana. Assustados e confusos, o rei e a rainha não sabiam o que fazer para reverter a situação e até consultaram a bruxa do reino. Enquanto isso, Joana apenas sonhava em ser uma garota igual a todas as outras. Para realizar seu sonho, ela parte em uma grande aventura em busca do Arco-Íris Mágico que, segundo a lenda, pode ser a fonte de grandes transformações.
A Princesa e a costureira – Teatro da conspiração
Duração: 60 minutos
A Princesa e a Costureira apresenta em sua trama a jovem Cíntia, que está prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho, porém se apaixona pela costureira responsável por confeccionar seu vestido de noiva. Produzida e encenada pelo Teatro da Conspiração de Santo André, a partir do livro homônimo de Janaína Leslão, este projeto recebeu o “PROAC /2015 – Apoio a projetos de promoção das manifestações culturais com temática LGBT” e é voltada para o público infanto-juvenil.
Musicalização Infantil – Renata Espoz
Duração: 20 minutos
Encontro musical oferecido pela artista educadora Renata Espoz, em qual a experimentação, o movimento e escuta são os principais focos. Essa vivência propõe o desenvolvimento da criança através da música de maneira lúdica e dinâmica.
27 de dezembro (domingo) – A partir das 15h
Fábrica de brinquedo – Cia LaMala
Duração: 15 minutos
Através da pantomima e de técnicas circenses, a Cia LaMala cria o ambiente de um laboratório, onde são criados brinquedos e mecanismos que os animam. Um inventor maluco, seus brinquedos inusitados e uma boneca que tem vida, e surpreende até mesmo seu criador, todos interagindo de maneira lúdica e proporcionando uma visita ao imaginário infantil.
Oficina de Bonecos de Meia – Cia Truks
Duração: 20 minutos
As crianças, através de jogos e brincadeiras com objetos de uso diários, adivinhações e invenções de pequenas histórias, transformam suas meias em bonecos divertidos e aprendem como dar vida a eles.
Os Coloridos – Cia Os Crespos
Duração: 30 minutos
O espetáculo traz personagens baseados em mitos e contos africanos, afrobrasileiros e indígenas. Duas araras, uma vermelha e outra amarela, contam uma à outra suas diferenças culturais e o valor de suas cores, numa disputa de superioridade. Mas com a chegada da arara azul todos conhecem a história e descobrem a beleza de serem coloridos.
Tecendo Histórias – Cia 4 Ventos
Duração: 45 minutos
A Cia apresenta o universo encantado da mitologia e dos contos africanos com base na literatura infanto-juvenil. As narrativas teatralizadas tecem mágicas, histórias repletas de cantigas, danças, poesias e animais fantásticos.
Sobre a Muda Cultural
Site: http://mudacultural.com.br/
Instagram: @mudacultural
Facebook: https://www.facebook.com/mudacultural/
A missão da Muda Cultural é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção da arte e da cultura.
Há mais de dez anos no mercado cultural, a Muda atua na gestão de investimento social privado e no desenvolvimento de projetos através das leis de incentivo, sendo o elo entre marcas e seus públicos de interesse.
Tendo como principal ativo uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a Muda oferece uma atuação capaz de transitar entre os universos artísticos, da produção e da gestão cultural, incluindo concepção, curadoria de conteúdos e planejamento.
Sobre a WestRock
A WestRock desenvolve e apoia projetos com foco em educação há mais de 25 anos, beneficiando professores e alunos da rede pública de ensino do nosso país. A WestRock oferece soluções sustentáveis em papel e embalagens. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.
A WestRock acredita que oferecer soluções únicas e sustentáveis em embalagens de papelão ondulado para seus clientes, colaborando para que o mundo seja um lugar melhor hoje e para as futuras gerações, é o seu papel no mundo. As Ações do Bem WestRock fazem parte desse compromisso – iniciativas que ajudam a capacitar as comunidades onde está presente, impulsionando o seu desenvolvimento socioeconômico, ambiental, promovendo a diversidade, inclusão, equidade e pertencimento, além de ações culturais. Apenas em 2019, mais de 202 mil pessoas foram beneficiadas pelas Ações do Bem WestRock, distribuídas em 23 cidades brasileiras e 84 diferentes projetos.
Sobre o Atacadão
Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em mais de 150 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 58 anos e cerca de 50 mil colaboradores, a empresa tem mais de 200 unidades, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais.
Serviço – Brincando na Praça – 2020
Dias: 11, 12 ,13, 18, 19, 20, 26 e 27 de dezembro (sextas, sábados e domingos)
Horários: A partir das 15h
Onde Assistir: Facebook Muda Cultural; Youtube Muda Cultural
Classificação: Livre
Patrocínio: WestRock e Atacadão
Realização: Muda Cultural, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.
Lei Federal de Incentivo à Cultura
TAGS: Horóscopo Alto Astral de 07/12 a 13/12 Doce e cheia de ginga Banda Primeiro Amor no Bar do Zeca Pagodinho Samba-enredo do Acadêmicos do Sossego Carla Rio lança Making of Cafu veste a camisa da campanha Trato Feito Biblioteca Parque Estadual reabre as portas Mariah Fernandes Peça-série-metragem Anjo Negro Discriminação racial Viviane Bordin lança nova plataforma Caveirismo está na moda Lins Imperial apresenta 1º rei de bateria Hopi Hari Marcelo Delacroix Degusta Tijuca é considerado melhor evento do Rio Luís Martins lança novo álbum Eu sou She-Ra! Museu da Imagem e do Som Branka lança clipe e música Cantinho de Africanidade Diego Nicolau vence samba na Botafogo Samba Clube Portela planta árvore de Baobá Teatro II do CCBB Rio reabre
-Marra Comunicação-