Maior produtor de conteúdo audiovisual do país, o estado do Rio de Janeiro tem o DNA perfeito para explorar e ampliar ainda mais esse segmento que traduz uma das grandes potências do estado. Não à toa que os filmes aqui produzidos são responsáveis por mais de 50% da bilheteria das películas nacionais. Movidos pelas mudanças que vieram na esteira da era digital, e que trouxeram a reboque novas tecnologias, os produtos audiovisuais se democratizaram e descortinaram um cenário com novas mídias e diferentes formatos. Hoje, incontáveis recursos permitem novas formas de produzir, consumir e difundir conteúdo. Do futuro das plataformas de streaming, passando para plataformas de cooperativismo tecnológico, não há dúvidas de que vivemos uma era que acena com infinitas possibilidades.
Ópera ‘Orphée’ estreia no Theatro Municipal com adaptação para os palcos
Qualquer pessoa que saiba manejar um smartphone tem condições de contar uma história e gerar impacto até nos cantos mais distantes do planeta. E você, que é empreendedor, está preparado para desfrutar de todas as alternativas que a revolução tecnológica jogou em suas mãos? É para ajudar cada um a encontrar o seu lugar nessa nave repleta de novas tecnologias, e ainda saber como gerar recursos financeiros, que o RJ Criativo convoca os cariocas para nos dias 21,22,23 e 24 de outubro, no Cinema Nosso, no Centro do Rio, participar da Maratona O Audiovisual na Era Digital.
Serão quatro oficinas que combinam conteúdo, prática e discussão para trabalhar temas essenciais: a relevância do conteúdo, a qualidade da história, a experiência do usuário e a forma ideal de monetização. Todas serão ministradas por profissionais renomados e atuantes no setor. Em um cenário tão efervescente não dá para virar as costas para um ecossistema que aumentou em 42% sua participação nos últimos anos. As inscrições e as oficinas são grátis, basta acessar o site riocriativo.com.br para garantir a sua participação. Cada oficina dispõe de 100 vagas.
Primeira edição do Samba que o povo Gosta
Os temas das oficinas são: O Audiovisual na Era do Conteúdo + Estudo de Caso Osmose Filmes, Storytelling e o Poder das Boas Histórias, Novas Narrativas Imersivas e Distribuição e Monetização de Produtos Audiovisuais.
O RJ Criativo é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Oi. Suas ações de incubação e educação no ciclo 2018/2019 são operadas pelo Templo.CC. Esse programa tem como missão dar suporte a empreendedores e transformar cultura e criatividade em fios condutores de desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio do empreendedorismo, inovação e colaboração. As atividades oferecidas pelo RJ Criativo atuam na formação, na expansão de networking e difusão dos produtos e serviços gerados por empreendedores.
OFICINAS
21 de outubro, segunda-feira #inspiração
Oficina 1 // 17h – 21h // O Audiovisual na Era do Conteúdo + Estudo de Caso Osmose Filmes
Interatividade, multiplataformas, não-linearidade, convergência e mobilidade. A Internet e as novas tecnologias inauguraram novos formatos audiovisuais e transformaram a produção, distribuição e consumo de conteúdo. Nesta oficina, vamos conhecer as principais mudanças e entender como podemos nos beneficiar desse contexto para criar conteúdo relevante.
O que você leva?
Tendências na produção, distribuição e consumo no audiovisual
Casos inovadores em cada uma dessas etapas
Noções de Transmedia Storytelling
É para quem?
Trabalha com produção de conteúdo
Quer se inspirar com o que tem sido feito de inovador no audiovisual
Ainda não entendeu nada, mas quer passar a entender
Facilitador: Rafael Leal
Mais sobre o facilitador: https://www.linkedin.com/in/laelleafar/
22 de outubro, terça-feira #criação
Oficina 2 // 17h – 21h // Storytelling e o Poder Das Boas Histórias
Contar histórias é um hábito milenar: elas foram e são o fio condutor das atividades humanas. Das pinturas rupestres aos vídeos, estamos contando, vendo e ouvindo histórias sobre diferentes suportes o tempo inteiro. Mas o que faz uma história ser realmente relevante? Nessa oficina vamos entender como a Internet e as novas tecnologias impactam o Storytelling e como os bons roteiros seguem sendo o carro chefe do audiovisual.
O que você leva?
Métodos e técnicas de Storytelling
Ferramentas acessíveis e layouts de criação de histórias
Aplicação da experiência do usuário em Storytelling
É para quem?
Gosta de escrever, mas não sabe como criar histórias envolventes
Trabalha com produção de conteúdo
Quer saber o que há por trás das boas histórias
Facilitadora: Clarice Rios
Mais sobre a facilitadora: https://www.linkedin.com/in/clarice-rios-corrêa-b49a8a86/
23 de outubro, quarta-feira #imersão
Oficina 3 // 17h – 21h // Novas Narrativas Imersivas
Cada vez mais a fronteira entre o físico e o digital é derrubada; cada vez menos notamos os intermediários que conectam esses dois mundos. Assim emergem as realidades virtual, aumentada e mista, além das filmagens em 360º, junto a uma série de novos desafios. Como explorar as propriedades das tecnologias para desenvolver narrativas impactantes? Nesta oficina, vamos descobrir a potência da realidade estendida e entender como produzir conteúdo relevante para esses formatos.
O que você leva?
Conceitos básicos sobre XR (VR, AR e MR)
Aprendizado sobre criação de conteúdo para realidade estendida
É para quem?
Cineastas em busca de novos formatos para suas histórias
Artistas que desejam reciclar seus conceitos
Interessados em tecnologias emergentes
Facilitador: Clelio de Paula
Mais sobre o facilitador: https://www.linkedin.com/in/clelio-de-paula-99ba1718/
24 de outubro, quinta-feira #distribuição
Oficina 4 // 17h – 21h // Distribuição e Monetização de Produtos Audiovisuais
Ainda que se tenha um ótimo produto audiovisual em mãos, não adianta todo o trabalho de produção se não souber como ganhar dinheiro com ele. Nesta oficina, vamos descobrir os caminhos de distribuição e as formas de monetização do seu produto audiovisual.
O que você leva?
Mecanismos públicos e privados de financiamento de produtos audiovisuais
Domínio sobre as formas de monetização das principais plataformas de conteúdo
Meios de se associar a distribuidoras ou fazer a própria distribuição
É para quem?
Quer descobrir novas possibilidades de financiamento
Acabou de começar a produzir
Precisa saber como monetizar seu canal ou seu produto audiovisual
Facilitadora: Daniela Pfeiffer
Mestre em Comunicação Social pela PUC Rio, Daniela Pfeiffer 20 anos de experiência no mercado audiovisual. Sócia fundadora da Pfeiffer Cultural, professora de Distribuição e Mercado Audiovisual na FACHA, ESPM RJ e PUC RS, e parecerista em editais nacionais e internacionais. Idealizadora da Especialização Produção Audiovisual: Projeto e Negócio no Senac SP. Foi Diretora do CTAv, Conselheira do Audiovisual no Ministério da Cultura e analista na ANCINE. Foi Gerente no Cine Odeon, na BRAVI, e na distribuidora Elo Company. Autora de artigos e do livro Editais no Guia do Produtor Audiovisual.
Mais sobre a facilitadora: https://www.linkedin.com/in/danielapfeiffer/
Crédito das fotos: Mario de Aratanha
Serviço:
Maratona – O Audiovisual na Era Digital
Local: Cinema Nosso, Rua do Rezende 80, Centro, Rio de Janeiro
Data: 21,22,23 e 24 de outubro
Inscrições gratuitas: no site riocriativo.com.br (100 vagas por oficina)
Assessoria de Imprensa: Honor Comunicação
Contato: Rosangela Honor (021) 999788530 e (021) 32591622
TAGS: Horóscopo Alto Astral de 14 A 20/10 Mudança radical de vida “É o Povo da Batalha” Marcelo Motta vence samba no Salgueiro Cadê o samba? Magal Clareou vence disputa de samba-enredo da Beija-Flor Swing da Batalha tem nova majestade Exponeja 2019 Thaeme e Thiago gravam DVD em SP Chan Suan é novamente dirigida por Cininha de Paula Vila apresenta protótipos e samba-enredo 2020 Marcelo Adnet é o vencedor do samba da São Clemente Prêmio Jovem Brasileiro Tendência de cores no Street Style Ana Paula Evangelista faz ensaio arrebatador! Encontro Inter-religioso
-Cláudia Tisato-
Assessora / Assessoria de Imprensa