O relato desta documentaria vem da realidade de três mulheres pretas e sambistas, todas residentes do Município Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio.
Serão relatadas suas vivências no universo do samba e do carnaval, tanto dentro como fora de Duque de Caxias e, também como elas conseguiram alcançar o respeito no segmento artístico.
Vale ressaltar que entre as três protagonistas do grupo tem a Malu Ribeiro, deficiente visual, percussionista, instrumentista e cantora.
Infelizmente uma das depoentes veio a falecer no ultimo dia 13 de Janeiro de 2024, nossa querida Neuzinha da Velha Guarda do Acadêmicos do Grande Rio. Por conta dessa fatalidade sua filha Luciana Andreia Oliveira levará sua história para sempre na cultura do samba, deixando claro que, independente de qualquer percalço da vida, a memória dela jamais será esquecida.
Participantes:
-Luana Ojuoba Axé Produtora Cultural, Diretora artística afro, idealizadora do Projeto Cultural Ojuoba Axé
-Trilha sonora do cantor/ compositor Vinny Santa
-Fé Interpretada pela cantora Letíciah Santos
-Tanta/voz Fabi Souza,
-Repique/voz Agda Luz
-Surdo/voz Sheila Nogueira
-Pandeiro/voz Renata Ginga
-Violão/voz Malú Ribeiro
-Cavaco/voz Tokinho do Cavaco
A histórica destas três mulheres empoderadas será compartilhada para o público gratuitamente através do canal Empodera Samba no próximo dia 16 de junho, às 19h. Segue o link: https://www.youtube.com/channel/UCp0XBDtA8joZ64zHs2T0Dwg
Lembrando que, apesar dos avanços, tudo isso mostra que a voz da mulher preta, ainda e tão cerceada nos dias de hoje.
Protagonistas, multiplicadoras de nossas ações, este documentário vai motivar não só as mulheres negras e periféricas, ele terá circulação em escolas públicas de Duque de Caxias, com debates sobre a vivência das depoentes lincando com a realidade social dessas comunidades.
-Site Empodera Samba-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.4
A história de vida destas 3 distintas mulheres guerreiras é o exemplo de resistência e luta que até hoje nós faz brigar e nunca pensar em desistir,são fatos e acontecimentos históricos magníficos mostrando a realidade da coisa ” cara a cara “. Prestemos a atenção desde já que somos e podemos ser o que quisermos pos a luta é constante onde somente as fracas desistem parabéns pela conquista, tenho orgulho em ter tido o direito de lhes conhecer ,simplesmente maravilhosas juntas somos mais fortes gratidão essa é a palavra gratidão.