Ainda sobre o espírito comemorativo e rememorativo do mês da consciências negra, a Coordenadoria de Experiências Religiosas Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR), vinculada ao laboratório de história das experiências Religiosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LHER/UFRJ) em parceria com o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) estão organizando a Aula Aberta sobre a trajetória intelectual do professor africano Joseph Ki-Zerbo, considerado o pai da historiografia africana.
Veja também: Está com tudo e não está prosa! Mariana Lewis ganha prêmio de melhor performance infanto juvenil
O professor Joseph Ki-Zerbo, um dos maiores historiadores e cientista social do século XX em defesa da historicidade do continente africano. Natural da aldeia de Toma, noroeste do Alto Volta, atual Burkina Faso, o professor Joseph Ki-Zerbo é um dos mais proeminentes intelectuais negros africanos do século XX, ganhando notabilidade na organização da Coleção Geral da História da África (HGA) uma das principais referencias para os estudos das históricas das Áfricas.
A aula aberta contará com o Prof. Dr Babalawô Ivanir dos Santos (Coordenador ERARIR/ UFRJ), Prof. Doutoranda Mariana Gino – UFRJ e o Prof. Doutorando Kwesi ta Fari (Projetos Aksum livros). Tendo como mediador Cyro Garcia Junior é Professor de Filosofia – formado pela UERJ, Pós Graduando em Ciências Sociais e Educação Básica – PROPGPEC. Militante do Mov. Negro.
Vem ver: Descontração e alegria em Londres. Ana Paula Evangelista sobe no palco em show de Carlinhos Maia
“A África tem uma história”, essa é a celebre frase do professor Joseph Ki-Zerbo remove todas as estruturas dos estudos colonialistas na Europa e nas Américas, que pautavam o continente africano sobre a ideia do atraso, do exótico, do marginal. Ki-Zerbo, assim, promove a reescrita da história africana sobre os olhos e escritas do próprios africanos”
afirma Ivanir dos Santos
O evento, contará ainda com a exibição documento Joseph Ki-Zerbo: Cientista Social da Unidade Africana.
“Além de grande historiador e cientista social, Joseph Ki-Zerbo foi um árduo militante pan-africanista e lutou pela unidade e desenvolvimento do continente africano. Esperamos que seus pensamento e trabalho possam despertar novos olhas e pesquisas sobre o continente africano”
conclui Ivanir dos Santos
Dia 22 de novembro, às 18h
Sala nº 400 do IFCS/UFRJ
Largo de São Francisco de Paula, nº1, Centro
Entrada Franca
TAGS: Império Serrano promove Roda de Conversa dos Passistas Parceria de Igor vence o concurso de samba-enredo da Tradição Espanha já tem a sua corte de carnaval Estácio participa de encontro internacional de jovens do Cone Sul Independentes de Olaria inicia ensaios de comunidade no sábado, 17 UPM completa 61 anos com feijoada solidária e coroação da rainha de bateria Lexa é a nova musa da Mocidade Roberta Espinosa comemora parceria com Universal Music Sítio Shalon apresenta os melhores do ano 2018! Meia colorida é um dos acessórios em alta na moda masculina Vem aí a entrega do Troféu Intendente Magalhães 2018 Feijoada da Portela ‘fascina’ portelenses com show de Gilberto Gil Corpo de mestre Jorjão é sepultado no Cemitério de Irajá Egili Oliveira coloca presidente da Câmara Municipal de Ovar pra sambar! Ivanir dos Santos foi o cicerone para um grupo de intelectuais africanos no Rio Karina Costa está de volta ao posto de rainha de bateria da Unidos de Padre Miguel União do Parque Curicica inicia oficina de percussão
– Rozangela Silva –
Assessoria de imprensa