ONG Visão Mundial ampliou sua atuação na região para preservar crianças e diversidade biológica por meio de sua Iniciativa da Bacia Amazônica
No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que precisa urgentemente trazer conscientização sobre os atos humanos perante a vida da natureza. E o Brasil tem o privilégio de ter a maior extensão ambiental do mundo. A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com aproximadamente 7,4 milhões de quilômetros quadrados e ocupando territórios em nove países, sendo 60% de sua área no Brasil, 13% no Peru e partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Entretanto, por mais rica que seja em flora e biodiversidade ambiental, a Amazônia está em uma situação de extrema desigualdade. Em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2002, cerca de 2,7 milhões de pessoas que moram no Amazonas vivem em situação de insegurança alimentar moderada ou grave. O resultado coloca o local na segunda pior posição do país, atrás apenas do Amapá. De acordo com o SIS (Síntese de Indicadores Sociais) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2022, o Amazonas fechou o ano com 2,2 milhões de pessoas na pobreza, o que representa 55,1% da população.
A ONG Visão Mundial, que atua no Brasil há 48 anos e está presente em cerca de 100 países, está buscando alternativas para contornar a situação. Com mais de 25 anos auxiliando nativos da região, desde o ano passado ampliou sua atuação para preservar as crianças e a diversidade biológica nos países fronteiras do rio Amazonas, como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, por meio de sua Iniciativa da Bacia Amazônica. O objetivo é alcançar 10 milhões de crianças que vivem em situação de extrema vulnerabilidade e desigualdade nos próximos sete anos.
Além da proteção aos amazonenses, a iniciativa busca escalar sistemas de produção bioeconômicos e climáticos inteligentes para aumentar a segurança alimentar das populações.
O objetivo com a ação é:
- Promover sistemas de subsistência resilientes e sustentáveis para melhorar o acesso a alimentos e renda, garantindo a proteção da criança contra o tráfico humano, trabalho infantil e outras violações;
- Facilitar o acesso à água e saneamento com soluções sustentáveis e ecológicas;
- Alavancar e expandir a conscientização sobre as mudanças climáticas e amplificar a voz de crianças, jovens, mulheres e grupos vulneráveis dos povos originários, pelo futuro do Amazonas e seus habitantes,
- Reduzir o risco de desastres que ocorrem na comunidade devido às mudanças climáticas.
Deixo a disposição porta-voz da ONG Visão Mundial para abordar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e a ação da Bacia Amazônica. Para pauta podemos trazer como opção de imagens:
- Porta-voz explicar sobre a ação;
- Porta-voz comentando sobre a desigualdade social e ambiental da região;
- Ação já implementadas, como acesso à água e saneamento;
- Crianças e famílias comentando sobre o que a Bacia Amazônica já auxiliou na vida de cada um.
Sobre a Visão Mundial (World Vision)
A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Para mais informações: http://www.visaomundial.org.br/.
-Mention Net Br-
Foto de Capa: Reprodução / YouTube
@ Portal AL 2.0.2.4