Concessionária reforça campanhas de conscientização para zerar esse tipo de prática criminosa
Um balão atingiu uma torre de linha de transmissão da Light, nesta última quinta-feira (05/06), próximo à Estrada do Catonho, em Sulacap. A ocorrência poderia ter provocado a interrupção do fornecimento de energia elétrica para 165 mil clientes, afetando também as regiões da Taquara e de Jacarepaguá.
A Light registrou uma queda de 50% nas ocorrências envolvendo balões na rede elétrica em 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e maio deste ano, foram duas ocorrências e 768 clientes afetados. No mesmo intervalo de 2024, foram quatro casos e quase 5 mil clientes impactados.
A redução reforça a importância das ações de conscientização promovidas pela concessionária, que tem investido em campanhas para alertar a população sobre os riscos dessa prática ilegal. Mesmo com os avanços, o alerta continua. Balões podem causar falta de energia, danos a equipamentos da rede e até incêndios, especialmente quando caem em áreas de vegetação. A prática é considerada crime ambiental e pode trazer sérias consequências à segurança da população e ao fornecimento de energia.
A Light lembra que qualquer pessoa pode denunciar solturas de balões pelos canais de atendimento da empresa ou diretamente ao Disque Denúncia. A colaboração da sociedade é fundamental para evitar novos casos.
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Canais de denúncia:
Agência Virtual: Link
WhatsApp: (21) 99981-6059 – com a Lia (assistente virtual)
App Light Clientes
Call Center: 0800-021-0196
X e Facebook: @lightclientes
Disque Denúncia: (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177
-Imprensa Light Rio-
Foto de Capa: Light / Divulgação
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