“Libertação e Independência de Angola –
Participação da Tanzânia na Independência de Angola”,
de Fátima Moniz, amanhã na FGV
A angolana Fátima Moniz, faz sua estreia na literatura, lançando amanhã, (quinta), o livro “Libertação e Independência de Angola – Participação da Tanzânia na Independência de Angola”. Alusivo a data do dia 25 de maio – Dia da África, comemoração anual, desde 1963 – pela fundação da Organização de Unidade Africana (OUA).
Confira: 25 (sexta) de maio, roda de conversa e apresentação de tese de Ivanir dos Santos, no IFCS
Fátima Moniz, pesquisadora nascida em Luanda conta ainda com o prefácio de Daniele Sanches – Doutorada da Université Paris-Sorbonne.
“Esta obra abre uma nova perspectiva no campo histórico, pois é a primeira obra em Angola sobre a temática e no campo diplomático permite um maior estreitamento nas relações entre os dois países”, afirma a escritora.
O livro é o resultado da tese de Mestrado em Ciências Políticas da Universidade Cândido Mendes. Aborda a participação da Tanzânia na independência de Angola, relata os anos de 1963 quando a Organização de Unidade Africana cria um órgão para apoiar os movimentos que estando sob domínio dos portugueses, que lutavam pelas suas independências.
Veja também: Em forma e no elenco de Ilha de Ferro, Catarina Von Seehausen exibe corpo sequinho e fala de treino
Assim como muitos movimentos de Angola, em particular o MPLA de Agostinho Neto. Além do apoio militar, que vinha da Rússia. Os movimentos que transportavam em caminhões para a Região do Leste de Angola, levando a independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975.
A autora Fátima Moniz, é natural de Angola, mas ainda criança foi morar em Benguela e faz questão de lembrar suas raízes, ao se titular benguelense. Morando no Rio desde 21011, é funcionária do Ministério das Relações Exteriores de Angola, no Consulado Geral de Angola, no Rio. Graduada em História pela Universidade Agostinho Neto e mestre em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela – Universidade Cândido Mendes, em 2016.
Traz no seu 1º livro, mapas, diagramas e imagens. No trabalho de pesquisa, se baseou em entrevistas com diplomatas e historiadores, realizadas na Torre do Tombo, em Lisboa, na Tanzânia e Angola.
Dê uma olhadinha: Musa fitness Markelly Oliveira cuida do sorriso com ortodontista dos famosos, Dr. Roberto Abdala
Lançamento ainda da Editora Artprint, de um jovem cabo-verdiano, que já publicou cerca de dez livros. O lançamento conta com apoios da FGV e da Editora Nyandala.
“Libertação e Independência de Angola – Participação da Tanzânia na Independência de Angola”.
Autora: Fátima Moniz
147 páginas
Editora Artprint
Por R$ 40,00 – a venda na FGV e nas principais livrarias do ramo
Lançamento dia 24 (quinta), de maio, às 16h, no FGV
Praia de Botafogo, 190 – Livraria FGV
TAGS: Horóscopo Carnavalesco Tiãozinho Cruz é o novo intérprete do Guerreiros de Jacarepaguá Moça Prosa está de volta ao Dida bar e restaurante Enredo crítico é a aposta da São Clemente Joia e beleza Personalidade negra é enredo da Acadêmicos da Abolição
– Rozangela Silva –
Assessora de Imprensa