Fique por dentro do que aconteceu na Jedicon RJ, Convenção Nacional de Fãs de Star Wars. No sábado, dia 4 de novembro, depois de um longo tempo de espera, em uma galáxia não tão distante assim, aconteceu a Jedicon no Planetário do Rio. O local não poderia ser mais adequado para a Convenção Nacional de Fãs de Star Wars.
Em uma jornada emocionante o público pode contar com uma excelente estrutura e, além disso, o evento contou com diversas atrações divididas em 03 palcos: “Dave Filoni”, “Jon Favreau” e na área externa o palco “Max Rebo”. Com uma duração de 10 horas, o evento foi repleto de atividades, oficinas, palestras, concurso de Cosplay e até mesmo duelos de Sabre de Luz
No palco “Dave Filoni” tivemos o momento de humor carinhosamente batizado de “Jar Jar Brinks” que contou com as participações de Isaú Junior, Alan Ribeiro, Fred Mascarenhas, Theo Chiaro e Lucas Moll.
O grande destaque deste palco foi a Cerimônia de Entrega do 1º Prêmio Carrie Fisher, uma linda e justa homenagem à atriz e aos fãs de Star Wars, onde Timothy Zahn foi o principal homenageado e concedeu uma entrevista exclusiva ao Conselho Jedi Rio de Janeiro.
Timothy Zahn é criador de personagens icônicos como o Grão Almirante Thrawn e Mara Jade. Neste painel emocionante também tivemos as homenagens ao João Jedi do canal Diário Rebelde e ao Bloco de Carnaval Unidos da Estrela da Morte idealizado pelo Conselho Jedi de Minas Gerais.
O palco também teve outros momentos especiais com a presença de Eduardo Miranda, um bate-papo sobre o futuro da saga nos cinemas e na TV, com Henrique Granado (Wrong Squadron), Mat Mando (Canal do Mando) e João Jedi (Diário Rebelde).
No espaço “Padawan” aconteceram oficinas infantis, e não pense que acabou, pelo planetário tivemos Réplicas de Droides em escala do grupo Droid’s Builders, Quizzes Temáticos de Star Wars bem divertidos e atrações como a Zona RPG com Carlos Ximu da Casa Velha RPG, e o som que embala toda a galáxia do Dj’ Trooper
Agora se tem uma área que foi um sucesso é O Mercado de Coruscant onde o fã poderia levar para casa desde um boton até mesmo um sabre de Luz da Rick’s Forge
No palco Max Rebo que fica na área externa tivemos a Orquestra Geek Ritornelo de Jedi, a banda Movieon, Animetroniks, The Screeners, tocando músicas icônicas do universo geek, desbloqueando ótimas lembranças, embalando o dia.
No Palco “Jon Favreau” tivemos a Exibição do filme Jedi Carioca – A Trajetória do CJRJ com a presença do diretor Helvécio Parente.
Além de diversos painéis onde trataram temas relacionados a Saga com as presenças de Larissa Rezende do Dimensão Cultural, Felipe Vix, Barthô Tarsus Rosa, Lipe Diaz e um bate-papo com criadores de conteúdo com a presença dos canais “O Velho Kenobi”, “Rebelião Estelar”, “Canal do Oliver (Nação Nerdola) “, “Enclave da Força”, “Diário Rebelde”, “Sessão Literária”, “Aurora Escarlate”, “Canal do Mando”, “Bubi” que em breve vai lançar novidades e atualmente realiza edições de vídeos para o canal “A Rádio Imperial”. Com destaque para AnaLu e seus conhecimentos da “força”, um verdadeiro “Google”. E apenas lembrando que o Fernando Barbosa (Rebelião Estelar) e AnaLu (Aurora Escarlate) são membros da Sociedade Jedi.
Nosso destaque vai para o painel “A Humanidade dos Droides” que foi conduzido pelo Podcast Pensadores de Alderaan. De maneira direta, simples e divertida, o painel aborda temas que fazem parte do cotidiano com excelentes analogias à Saga e nesse encontro tivemos a oportunidade de reflexão sobre assuntos que também aflige a nossa “galáxia” como senciência dos droides, exploração do trabalho de seres mecânicos que possuem inteligência artificial. E a nossa relação com a Inteligência Artificial, medos e anseios.
E para todo fã de futebol teve a transmissão da Final da Libertadores e para encerrar o evento tivemos muita alegria, samba no pé e um repertório além de carnavalesco com o Bloco Marcha Nerd.
“A Jedicon é o evento que o pai leva o filho não como acompanhante, mas porque ele também quer ir. Esse amor pela saga promove uma interação maior da família. Isso é muito legal de observar no evento”, conta Henrique Granado, coordenador geral do Conselho Jedi Rio de Janeiro.
-JF Assessoria-
Foto de Capa: Flavio Nascimento e Julie Reis
@ Portal AL 2.0.2.3