Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Ivanir dos Santos recebe em sua casa o prof. Mamadou Ba – Dirigente do SOS Racismo

Lideranças Políticas, religiosas, artistas e acadêmicos

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
fevereiro 27, 2023
Em Notícias
0
Ivanir dos Santos recebe em sua casa o prof. Mamadou Ba – Dirigente do SOS Racismo
327
Compartilhamentos
2.5k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Uma potente campanha internacional antirracista foi formada para receber Mamadou Ba – intelectual e ativista, que vem sendo perseguido em Portugal por conta dos seus posicionamentos antirracistas.

Mamadou Ba, dirigente da ONG SOS Racismo, recebeu em 2021, o prêmio internacional Front Line Defenders, atribuído a ativistas de direitos humanos em risco, pela sua dedicação à luta antirracista. É coautor de vários documentos públicos sobre racismo e direitos humanos e autor de artigos em jornais, revistas e livros, bem como orador em conferências sobre temas relacionados com a imigração, a diversidade étnica e o racismo. O ativista antirracista vem sendo perseguido pela extrema direita em Portugal, com ameaças de morte e difamação. Assim como, o SOS Racismo, criado em 1990, tem sido duramente perseguido pelos detratores da democracia objetiva dos em movimentos sociais como o neonazismo e que organizaram, inclusive, uma marcha contra a organização e contra Mamadou, além de conteúdos violentos e racistas produzidos para mobilização das redes sociais.

O encontro foi organizado pelo Professor Doutor Babalawô Ivanir dos Santos, que reuniu lideranças em um jantar em sua casa, na Mangueira, para um acolhimento à Mamadou Ba, mas também para uma ampla frente de apoio ao ativista. “Mamadou tem atuado na luta contra o racismo e a xenofobia como dirigente da ONG SOS Racismo em Portugal, o encontro foi mais uma etapa no combate ao racismo mundial. O intuito foi promover e assegurar a dignidade humana em todos os lugares e lutar contra todas as formas de intolerância e opressão. Temos que refletir profundamente sobre os nossos avanços e retrocessos no combate ao racismo”, debateu Ivanir dos Santos

Leia também

Já anota na agenda! TIM Music Noites Carioca retorna ao Parque Bondinho Pão de Açucar

Alô, Rio de Janeiro! Sorriso Maroto faz shows especiais de Dia dos Namorados na cidade maravilhosa

 

O Prof. Deputado Federal Reimont (PT-RJ), se comprometeu em levar propostas e as ações para a bancada do PT na Câmara dos Deputados, em Brasília – Foto: Zezzynho Andraddy

Mamadou com 49 anos, é residente há mais de 25 anos em Portugal, tem nacionalidade portuguesa, luso senegalês, nascido no Senegal e doutorando no Canadá, na Universidade de British Columbia, no Departamento de Gênero, Raça e Justiça Social. Formado em Letras pela Universidade Cheikh Anta Diop, se especializou em Tradução pela Universidade de Lisboa. Desde 2022, mora em Vancouver / Canadá.

O Prof. Deputado Federal Reimont (PT-RJ), se comprometeu em levar propostas e as ações para a bancada do PT na Câmara dos Deputados, em Brasília. “O encontro foi um aprendizado, é preciso lutar, é preciso combater o racismo”, declarou o parlamentar.

 

O encontro foi organizado pelo Professor Doutor Babalawô Ivanir dos Santos – Foto: Zezzynho Andraddy

 

Ba, já conta com em torno de 500 depoimentos, dos muitos, de Sílvio Almeida – Ministro dos Direitos Humanos do Brasil, Mia Couto, Antonio Pitanga, Paulo Betti, Associação Brasileira de Antropologia, ABRAPLIP (Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa), Boaventura de Sousa Santos, Grada Kilomba, Michael Löwy, entre outros que gravaram depoimentos e fizeram cartas de apoio.

Acusações. Dos 12 processos no total, 3 foram arquivados e 9 estão em andamento. O processo que irá a julgamento entre 11 de abril e 10 de maio, com várias audiências já marcadas, é o mais absurdo de todos, o judiciário português aceitou uma queixa crime do líder neonazista português Mário Machado, conhecido pelo seu envolvimento em vários crimes de sangue, incluindo o assassinato do jovem negro de origem cabo verdiano Alcindo Monteiro, em 1995 – O judiciário aceitou a queixa crime do neonazista por difamação. O juiz Carlos Alexandre acompanhou a acusação do MP e entendeu que o líder neonazista tinha direito à defesa de sua suposta honra

“Como se pudesse ser difamado quem se orgulha dos crimes que cometeu e das ideias que professa. Esse mesmo juiz aceitou recentemente ser testemunha abonatória de um agente policial que agrediu barbaramente uma mulher negra, Cláudia Simões, por motivações racistas. Este agente policial faz parte dos 591 policiais identificados numa investigação jornalística como elementos infiltrados das ideias da ultra direita nas forças policiais, com discursos abertamente racistas e violentos citando nominalmente Mamadou e a ex deputada negra Joacine Catar com ameaças de violência”, argumentou a Prof Dra Camila do Valle, professora de Literaturas Africanas e Literaturas de Língua Portuguesa da UFRRJ.

Para Mamadou – “‘Portugal é um país estruturalmente racista, nossa luta é pela construção de uma frente antirracista. É preciso dar maior visibilidade à luta antirracista travada em Portugal”.

Entre os processos enfrentados por Mamadou está o de ter ofendido um herói da pátria portuguesa, o oficial do Exército Marcelino da Mata, um dos mais condecorados na história do país, durante o período da ditadura salazarista. Tinha orgulho das torturas que praticou contra os africanos que lutavam pela independência. O partido de ultradireita ‘Chega’ homenageou Marcelino. Mamadou, criticou veemente a homenagem. Mas lei portuguesa, considera crime ofender a honra de heróis nacionais, resultando em outro processo contra Mamadou

“O encontro foi fundamental, porque temos que juntar forças e fazer um enfrentamento internacional contra o racismo”, defende a Pastora Lusmarina Campos Garcia.

Lideranças de pesos marcaram presença, como o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, a prof Dra Helena Theodoro, o Prof. Dr. Carlos Alberto Medeiros, o Desembargador Siro Darlan, o Secretário Municipal de Cidadania do Rio Renato Moura, o Prof. Dr. Renato Noguera, Fátima Andrea Monteiro – Movimento Negro Unificado RJ, o advogado Carlos Nicodemos – Litigância estratégia de proteção dos direitos humanos, o escritor Jacques d’ Adesky, Mônica Alexandre / OAB, Maria Soares, no alto dos seus 98 anos, um símbolo da luta feminista contra o racismo e intolerância. Presença da sacerdote Márcia Marçal, Marcelo Monteiro – Movimento Axé do PDT, Cezar Vasquez, Prof. Wallace de Moraes, os jornalistas Pedro Bassan e Arnaldo Bloch, Diane Kuperman, representantes da CCIR, entre outros.

“O jantar com o Prof. Mamadou Ba, além de ter sido uma aula sobre a questão racial em Portugal, foi a fundação de uma frente ampla internacional de combate à ideologia de extrema-direita”, declarou o muçulmano carioca Abdul Karim.

 

-Rozangela Silva-

Assessoria de Imprensa

Foto de Capa: Zezzynho Andraddy

@ Portal AL 2.0.2.3

Tags: ArtistasBabalawô Ivanir dos SantosBrasilEmpoderamento​Intelectuais negrosIntolerância ReligiosaRio de janeiro
Previous Post

Call The Police no Rio de Janeiro RJ, dia 4 março no Qualistage

Next Post

O ano só começa depois do Carnaval – Céu Astrológico de 27 de Fevereiro a 05 de Março

Related Posts

Já anota na agenda! TIM Music Noites Carioca retorna ao Parque Bondinho Pão de Açucar
Notícias

Já anota na agenda! TIM Music Noites Carioca retorna ao Parque Bondinho Pão de Açucar

junho 3, 2025
Alô, Rio de Janeiro! Sorriso Maroto faz shows especiais de Dia dos Namorados na cidade maravilhosa
Notícias

Alô, Rio de Janeiro! Sorriso Maroto faz shows especiais de Dia dos Namorados na cidade maravilhosa

junho 2, 2025
CAIXA lança nova modalidade de crédito para habitação popular – Confira!
Notícias

CAIXA lança nova modalidade de crédito para habitação popular – Confira!

junho 2, 2025
Espetáculo em homenagem ao cantor e compositor Zé Ketty chega as Arenas do Rio
Notícias

Espetáculo em homenagem ao cantor e compositor Zé Ketty chega as Arenas do Rio

junho 2, 2025
Veto no Rio de Janeiro ao “Dia da Cegonha Reborn” levanta debate sobre uso terapêutico de bonecas
Notícias

Veto no Rio de Janeiro ao “Dia da Cegonha Reborn” levanta debate sobre uso terapêutico de bonecas

junho 2, 2025
Documentário “Ciro Fernandes: Matrizes da Memória” estreia 17 de junho no MAM-RJ
Notícias

Documentário “Ciro Fernandes: Matrizes da Memória” estreia 17 de junho no MAM-RJ

junho 2, 2025

Recommended

Time de beledades: Fisioterapeuta intensivista será Rainha dos Passistas da Lins Imperial

Time de beledades: Fisioterapeuta intensivista será Rainha dos Passistas da Lins Imperial

novembro 5, 2023
O que tira o sono das mulheres?

O que tira o sono das mulheres?

fevereiro 28, 2023

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    319 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    310 shares
    Share 124 Tweet 78
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    336 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO