No próximo domingo, dia 22 de setembro, Itaipuaçu, distrito de Maricá, será palco da 1ª Edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, em Itaipuaçu, distrito de Maricá. A caminhada tem como objetivo, reunir todos os religiosos e simpatizantes que buscam, promover e acreditam nos direitos igualitários e na equidade da prática de crenças sem quaisquer tipos de preconceitos ou ataques. É de extrema importância conscientização maior e combater toda e qualquer discriminação. Organizada por lideranças religiosas como Mãe Flávia D’Oxum, a iniciativa busca promover a união e mostrar a força da comunidade na defesa dos direitos de expressão e prática de crenças. Uma realização do Centro Espírita Axé das Almas.
“O papel de todas as lideranças é orientar os seus filhos e seguidores que esta é uma caminhada que nos dá a oportunidade de provar que não somos minoria. Irmãos sabem bem o quanto lutamos para garantir os nossos direitos, mas não dá para fazer sozinho, este é o momento que de fato precisamos de todas e todos para estarmos juntos. Não é sobre A, B ou C, é sobre todos nós”, declarou Mãe Flávia D’Oxum.
Segundo Tania Jandira R. Ferreira, umbandista, militante da CCIR e psicóloga em clínica e social. – “A Caminhada pela Liberdade Religiosa é instrumento de diálogo com a sociedade sobre a importância da diversidade religiosa em contraponto a uma visão e prática de domínio de um único credo e estigmatização de religiões diferentes.
Todo e qualquer esforço em prol do respeito ao credo do outro é de grande valia. A orla de Copacabana recebeu no domingo passado (15) a 17ª edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. A Praia de Copacabana se tornou, mais uma vez, palco de uma grande manifestação pela liberdade religiosa. A caminhada reúne adeptos de diversos credos, que se unem para pedir paz e chamar atenção para os casos de intolerância religiosa e racismo. Essa edição ficou ainda mais fortalecida ao reunir em torno de 80 mil pessoas, superando todas as expectativas. A atividade, que tradicionalmente acontece no 3° domingo do mês de setembro, é organizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa – CCIR e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP.
Para o Babalawô Ivanir dos Santos, interlocutor da CCIR – “Somos responsáveis e embaixadores do diálogo, é preciso agir para construir uma sociedade mais justa e em defesa da liberdade religiosa e do Estado laico, provocando reflexões em prol do fortalecimento das bases democráticas”. O sacerdote, reverenciado internacionalmente por sua atuação incansável há mais de 40 anos em causas de direitos humanos e na luta contra o racismo e a intolerância religiosa, é professor do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ e fundador do CEAP.
1° Edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, em Itaipuaçu – Maricá
Às 10h – Concentração na Praça do Barroco, em Itaipuaçu – Maricá (Ref. Em frente ao Shopping Barroco)
Às 10h30 – Roda de conversa
Às 12h – Início da caminhada, em direção pela Av. Zumbi dos Palmares (uma das ruas em frente à Praça do Barroco)
Término previsto para às 14h na Praça dos Gaviões – na Tenda Beth Carvalho
-Rozangela Silva-
Assessoria de Imprensa
Foto de Capa: Divulgação