Em virtude do alto índice de propagação da variante Delta da Covid19, a organização da edição 2021 do International Samba Congress, que aconteceria de 05 a 14 de novembro na cidade de Puerto Vallarta, no México, tomou a decisão de adiar o evento para junho de 2022.
“Apesar de estarmos nos preparando e ter total segurança quanto ao protocolo estabelecido pelas autoridades sanitárias mexicanas, pesamos outros fatores como a vacinação e alguns países cujas fronteiras continuam fechadas. O principal objetivo do congresso é o intercâmbio e a propagação da cultura brasileira e ancestral a alunos do mundo inteiro e, com essas limitações, não seria possível ter essas representações conosco em sua totalidade”, explica a psicóloga e sambista que vive nos Estados Unidos há mais de duas décadas e que é conhecida no Brasil e no exterior como Aninha Malandro.
Embora a nova data já esteja definida – o evento acontecerá de 17 a 26 de junho de 2022 – o International Samba Congress, que tem como temática principal para este ano os ritmos nordestinos, acontecerá em novo formato, o virtual, conforme explica Aninha.
“O samba é resistência e não pode morrer. Se não podemos realizar o congresso de forma presencial, o faremos de forma virtual, assim como muitas escolas fizeram ao longo de mais de um ano. Tenho acompanhado as lives que as agremiações realizam e acho que o importante é a gente não deixar o nosso público sem as intervenções culturais que realizamos. Vamos invadir o Nordeste, no formato online”, comenta a organizadora do evento.
Leia a nota na íntegra:
Em virtude do avanço de novas cepas relacionadas ao vírus da COVID19 , a organização da edição 2021 do International Samba Congress informa que o evento marcado para o mês de novembro ( 05 a 14) na cidade de Puerto Vallarta, México, será adiado para junho/2022.
Tal decisão foi tomada pensando no bem-estar e na garantia de saúde de todos os envolvidos no projeto que, embora estivesse preparado para receber professores , colaboradores e alunos de forma segura atendendo o protocolo estabelecido pelas autoridades sanitárias daquele país preocupa-se, sobretudo com o que vem acontecendo ao redor do mundo. Somando-se a este fator, a impossibilidade de traslado por conta da inacessibilidade estabelecida por alguns países no que se refere a algumas fronteiras ainda fechadas, resultaria em prejuízo para um dos principais objetivos do evento: o intercâmbio e a propagação da diversidade cultural que prega o Congresso desde 2017 ano de sua primeira edição.
Embora presencialmente adiado, o International Samba Congress acontecerá, ainda assim, em formato virtual, possibilitando aos professores e palestrantes, a aproximação com alunos de todo o mundo.
Como toda a população mundial, esperamos que muito em breve possamos restabelecer o cotidiano de atividades presenciais com segurança para todos.
Atenciosamente,
Ana Laidley
-Joice Hurtado-
Assessoria de Comunicação
Foto de Capa: Gia Trovela
Portal AL 2.0.2.1