Criado pela Inepta Cia, em parceria com o diretor Filipe Codeço, o espetáculo propõe o intercâmbio entre palhaçaria e narrativa física, e faz sua temporada de estreia no Teatro Municipal Gonzaguinha, a partir do dia 9 de agosto.
A peça 2 Homens e 1 Dinheiro foi concebida a partir do esquete de mesmo nome criado em 2014. Assim como a cena curta, o espetáculo explora o lugar cotidiano como base para a encenação, e promove um saboroso diálogo entre a arte do palhaço e a narrativa não verbal. O espetáculo estreia dia 09 de agosto, às 19h, no Teatro Municipal Gonzaguinha.
“O Conto do Vigário”, confira a Sinopse da Acadêmicos de Vigário Geral
Ambientado em um ponto de ônibus, 2 Homens e 1 Dinheiro mostra a relação/disputa entre dois palhaços, explorando sua capacidade de jogo cômico. As principais referências do trabalho são: o grupo “El Tricicle” (Espanha), Mr. Bean, e o espetáculo “De Malas Prontas”, da Cia. Pé de Vento de Teatro.
A dramaturgia de 2 Homens e 1 Dinheiro foi construída por meio de jogos e exercícios de improvisação, tendo como impulso criador a mesma premissa empregada no filme argentino “Relatos Selvagens” (2014). Pessoas comuns, que ao se depararem com situações de embate social, se deixam levar pelos instintos mais primitivos, e estabelecem relações conflituosas que os levam às últimas consequências. Similar ao que ocorre com os dois personagens/palhaços, que travam uma luta sem limites e escrúpulos por algumas moedas.
Um encontro iluminado, Moisés Navarro e Jorge Vercillo
As músicas que atravessam o espetáculo atuam como um importante elemento que dialoga diretamente com os palhaços na construção da comicidade do trabalho. Neste caso, esse efeito é gerado tanto pelo sincronismo dos movimentos em relação aos nuances musicais, quanto pelos momentos que fazem referência à cenas clássicas do cinema, embalados por sua trilha sonora original. Em um desses momentos, o espetáculo faz alusão à célebre cena do chuveiro do filme “Psicose”, de Alfred Hitchcock
Sinopse
2 Homens e 1 Dinheiro é um espetáculo cômico passado em um ponto de ônibus, onde dois palhaços se conhecem e esperam o transporte. Através da linguagem da palhaçaria e da narrativa física, surgem diversos passatempos, até que um acidente acontece e os dois tem que disputar o único dinheiro restante para pagar o transporte. Com fortes referências cinematográficas e uma leitura nonsense, podemos ver o quão irracionais e sádicos podemos ser quando submetidos a situações de desvantagem e competitividade.
A Inepta Cia.
Formada no ano de 2018 e fruto da união de cinco artistas oriundos do interior do estado e baixada fluminense, a Inepta Cia. iniciou o processo de criação do seu primeiro espetáculo, Uma Mala para Dois Palhaços, em março de 2018. Trabalho que promove o intercâmbio entre a linguagem da palhaçaria e o universo do cinema de Chaplin, Buster Keaton e O Gordo e o Magro. Uma Mala para Dois Palhaços estreou no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Desde então, o espetáculo tem sido apresentado em festivais e teatros pelo estado do Rio. A peça foi vencedora do 15° Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, nas categorias de melhor espetáculo infantil, melhor iluminação, e melhor ator. No Festival Cenáculo de Teatro 2018, ganhou os prêmios de Melhor Pesquisa de Linguagem, 2° Melhor espetáculo pelo Juri Popular, e 3° Melhor espetáculo pelo Juri Técnico. Além disso, obteve indicações nas categorias Direção, Ator e Texto. Em dezembro de 2018, levou para casa os prêmios de melhor direção e 3° Melhor Espetáculo no Fest e Art, Festival de Teatro de Santa Teresa, na categoria infantil. A peça ainda está em atividade, sendo apresentada em Unidades Sesc e projetos de teatro voltados para escolas da rede pública.
Em 2019, a Cia. foi selecionada para integrar o corpo de espetáculos que irão compor o quadro de atividades do projeto Plateias Hospitalares 2019, coordenado pela ONG Doutores da Alegria contemplados nesse edital com a aprovação de dois espetáculos: Uma Mala para Dois Palhaços e 2 Homens e 1 Dinheiro. Ambos na linguagem da palhaçaria.
O projeto 2 Homens e 1 Dinheiro é o segundo espetáculo da Cia., e tem origem em um esquete homônimo, apresentado em diversos festivais pelo estado. Entre eles, o Festu ( Festival de Teatro Universitário), Niteroi em Cena, Fest e Art, Festival de cenas curtas do Zimba, e Sated RJ. Ao longo dessa caminhada, a cena acumula cinco indicações, incluindo melhor direção, e oito prêmios, sendo quatro vezes o de melhor ator, e 2° Melhor esquete em três ocasiões.
Ficha Técnica:
Autoria: Inepta Cia.
Elenco: Akauã Santos e Cássio Duque.
Direção: Filipe Codeço.
Iluminação: Peder Salles
Operação de Luz: Junior Melo e Ana Rosa.
Operadora de Som: Isabour Estevão
Figurino: Juliana Cardoso
Cenografia: Inepta Cia.
Fotos: Joselia Frasão.
Designer: Samuel Santiago
Assessoria de Imprensa: Duetto Comunicação
Serviços:
2 Homens e 1 Dinheiro
De 09 de agosto a 01 de setembro de 2019
Sextas e Sábados, às 19h e Domingos, às 18h.
Teatro Municipal Gonzaguinha
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Capacidade: 130 lugares
Classificação: Livre
Gênero: Palhaçaria/ Comédia
Ingressos: R$ 20,00 inteira/ R$ 10,00 meia
TAGS: Otto Tijuca comemora 15 anos Independentes de Olaria anuncia 2º casal Império da Tijuca realiza festa da ala Amigos dos Compositores Liesb apresenta configuração do Carnaval 2020 Horóscopo Alto Astral 29/7 a 4/8 Aprenda a fazer automaquiagem para casamento Paulo Rosa e Manu Brasil – 2º casal do Lins Imperial Ordem dos desfiles das escolas da Série A “A Verdade Vos Fará Livre” – Mangueira 2020 Inteligência acima da média “Guajupiá, Terra sem Males” – Portela Matheus Machado e Manoela continuam na Lins Imperial Ordem dos desfiles 2020 do Grupo Especial do Rio Bla Blá Champanheria no Circuito das Artes UPM entrega Sinopse aos compositores Manguinhos entrega sinopse nesta Sexta-Feira, 19 Leandro Azevedo é o novo Diretor de Operações da Lierj Estrelas da gastronomia brasileira gravam programa Anderson Lopes muda visual no Sola Salon Studios Brasil
-Duetto Assessoria de Imprensa e Comunicação-