A peça é uma adaptação do clássico Literário do autor brasileiro Lima Barreto
.
Baseado no livro homônimo do escritor brasileiro , o espetáculo “O Homem que Sabia Javanês” realiza temporada no Teatro do Shopping Barra Point, entre os dias 6 e 28 de novembro, às segundas e terças-feiras, sempre às 20 horas, com ingresso voluntário. Contemplado no edital de Secretaria de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC/RJ) e produzido pelo Palco Literário, produtora Teatral e plataforma digital de áudio teatro Literário, a peça tem o objetivo de homenagear o Lima Barreto através da adaptação do clássico da literatura para o palco.
O livro conta a história de Castelo que, induzido pela necessidade, faz-se passar por um profundo conhecedor da língua e da cultura javanesa. Ele obtém tanto sucesso que conquista o respeitável cargo de funcionário de órgão público, tendo sido nomeado cônsul e representado o Brasil em um Congresso de sábios. Com muito bom humor a obra levanta questões como a política dos favores e o intelectualismo artificial.
Ao todo, serão oito apresentações no mês de novembro e, após as sessões, haverá um bate-papo entre a equipe do espetáculo e o público sobre a obra e às segundas-feiras a montagem contará com tradução em libras para maior acessibilidade do público.
Há 10 anos o Palco Literário leva para as principais escolas do Rio de Janeiro adaptações de obras Literárias em formato de teatro. Fomentando a cultura e estimulando os jovens à leitura.
“E agora temos a oportunidade de levar uma dessas adaptações para o público aberto.” Afirma Priscila Lessa, diretora e roteirista.
O Palco Literário comemora 10 anos de criação em 2023 e já adaptou mais de 100 obras para o teatro. “O Palco Literário é uma ferramenta pedagógica utilizada pelos professores no planejamento anual, e é muito gratificante observar o quanto os alunos se divertem e se conectam com clássicos tão relevantes da nossa literatura.” Explica Pedro Ruggiero ,fundador do Palco Literário.
“Após o espetáculo quando o aluno nos diz que está com vontade de ler o livro isso nos dá certeza de que estamos no caminho certo e contribuindo com a formação de indivíduos mais conscientes.” Conclui, Priscila Lessa.
“Esse trabalho personalizado para as escolas é pioneiro no Brasil.As escolas escolhem os livros a serem adaptados e nós realizamos essas adaptações com fidelidade e cuidados necessários para termos sempre espetáculos de sucesso”, finaliza Pedro Ruggiero.
Com o objetivo de democratizar o acesso ao teatro, a peça conta com ingresso voluntário, e o público terá a oportunidade de contribuir financeiramente com o projeto, caso assim deseje, doando qualquer valor ao retirar o ingresso na bilheteria.
O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Literatura Resiste.
.
FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Priscila Lessa
Cenário e figurino: Pedro Ruggero
Elenco: Thiago Mello, Yuri Ribeiro e Adam Lee
Direção de Produção: Erika Rausch
Produção Executivo: Patricia Oliveira
Foto e filmagem: Léo Iglesias
.
SERVIÇO:
Espetáculo “O Homem que Sabia Javanês”
Entre 6 e 28 de novembro
Segundas e terças-feiras, às 20 horas
Teatro do Shopping Barra Point
Endereço: Av. Armando Lombardi, 350 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Ingresso voluntário
Classificação 12 anos.
.
-AS Assessoria de Imprensa e Comunicação-
O homem que sabia javanes – Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.3