Iniciativa promove o diálogo com a população a fim de nortear a aplicação dos recursos da PNAB pelos próximos quatro anos
Durante os meses de abril, maio e junho, servidores da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, percorrerão as dez regiões fluminenses para ouvir as demandas da sociedade civil e discutir políticas públicas que fomentem o desenvolvimento do setor cultural. Os primeiros encontros serão realizados em Itaperuna e Campos, nos dias 28 e 29, respectivamente.
As escutas públicas são parte do processo de elaboração do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) para execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), conforme instruções do Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa foi realizada em 2024, de forma online, ano em que a Sececrj investiu mais de R$ 100 milhões em recursos em todo o território fluminense através da PNAB.
– O processo de escuta, principalmente quando a gente vai presencialmente em cada região, fortalece a nossa política de descentralização dos recursos da pasta. A partir das questões levantadas nos encontros, a Sececrj vai traçar um plano de ações a serem realizadas pela Cultura ao longo dos próximos quatro anos – afirma a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
Além da escuta presencial, a Cultura RJ vai apresentar, durante os encontros, um material de prestação de contas sobre a execução do primeiro ciclo da PNAB, referente aos sete editais lançados no último ano, que premiaram mais de 1.100 projetos.
Confira o calendário das duas primeiras semanas:
Semana 1:
28/04 – Região Noroeste – Itaperuna – 17h – Auditório da UNIG (BR 356, Km 2, s/n, Itaperuna)
29/04 – Região Norte – Campos – 17h – Teatro de Bolso (Avenida XV de Novembro, 35 – Centro)
Semana 2:
12/05 – Região Serrana – Friburgo – Horário a definir – Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura (Rua Salusse,616 – Centro)
13/05 – Região Baixada Litorânea – Cabo Frio – Horário a definir – Escola Municipal Profa. Amena Mayall (Rua Luís Lindenberg, 6 – Guarani)
Facebook | Instagram | Youtube | Linkedin | Spotify
-Ascom Cultura-
Danielle Barros durante lançamento da Pnab – Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.5