Através da união entre cultura e inclusão social, a Orquestra da Biblioteca Parque de Manguinhos pretende transformar a vida de crianças e jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro. O Termo de Cooperação Técnica para formalização do projeto foi assinado nesta segunda-feira (24), entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) e a ONG Ação Social pela Música, na Biblioteca Parque Estadual do Centro. A iniciativa faz parte do conjunto de ações do programa Cidade Integrada, do Governo do Estado.
“O Cidade Integrada representa um novo tempo, com o Governo do Estado levando ações sociais, desenvolvimento econômico, infraestrutura e segurança para comunidades do Rio de Janeiro. As intervenções no Jacarezinho já começaram, e a Orquestra de Manguinhos é apenas o primeiro passo na retomada da oferta de cultura, lazer e inclusão social para aqueles que mais precisam”, disse o governador Cláudio Castro.
As inscrições já estão abertas e os interessados devem levar identidade, CPF e comprovante de residência (serão aceitos comprovantes de pais ou responsáveis) na própria Biblioteca Parque de Manguinhos. O projeto, promovido pela Ação Social pela Música, em parceria com a Claro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Superintendência de Leitura e Conhecimento da Sececrj, é voltado para crianças e jovens a partir de dez anos, com perspectiva de atender até 150 alunos.
“É uma alegria ver a cultura sendo utilizada como ferramenta de inclusão social. Esse é o Estado funcionando da maneira que deve ser: atento às demandas, próximo à população e garantindo a execução de projetos que transformam a vida das pessoas. Esse é o modelo de trabalho que temos adotado desde que assumimos”, declarou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
A Orquestra será formada por jovens da Comunidade de Manguinhos, Jacarezinho e localidades do entorno. As aulas se dividem entre ensino sobre o instrumento escolhido pelo aluno e teoria musical, permitindo que os jovens tenham formação completa dentro do segmento.
“O projeto trabalha em duas vertentes: inclusão socioeducativa e cultural. Durante as oficinas, o aprendizado é realizado em grupo, para incentivar a interação social. Aliado às aulas de música, também garantimos reforço escolar aos alunos que precisam desse apoio. Nossa proposta é ocupar o tempo desses jovens para que eles não tenham sua trajetória desviada para o caminho errado”, destacou a diretora e fundadora da ONG Ação Social pela Música, Fiorella Solares.
Para realizar a inscrição, o candidato deve se dirigir à sede da Biblioteca Parque de Manguinhos, na Avenida Dom Hélder Câmara, 1184, Manguinhos – Benfica, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
Facebook | Instagram | Youtube | Linkedin | Spotify
-Ascom Cultura-
Assinatura Danielle Barros e Fiorella – Foto de Capa: Leonardo Ferraz
@ Portal Portal AL 2.0.2.2