Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Globo utiliza inteligência artificial em sua estratégia de anúncios na programação

Microsoft Azure

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
junho 24, 2023
Em Notícias
0
Globo utiliza inteligência artificial em sua estratégia de anúncios na programação
317
Compartilhamentos
2.4k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Com o uso de ferramentas do Microsoft Azure, empresa cruza dados e informações de programas para que publicidade seja direcionada a temas que interessam a audiência de cada conteúdo

 

A Globo está utilizando inteligência artificial (IA) para, a partir da análise do conteúdo da grade de programação de seus canais, identificar anunciantes em potencial de acordo com temas de interesse do público, ampliando as oportunidades de venda e obtendo mais assertividade na veiculação de anúncios que conversem com seus diferentes públicos.

Leia também

Alô, Santo Cristo! Terraço da Cidade do Samba recebe mais uma edição da Festa do Samba

Cantor Leo Martine lança faixa “Sonhos” em parceria com Soul Jotta e JokaBL

Com auxílio do Azure Data & AI, portfólio de serviços da Microsoft projetado para gerenciar soluções de dados e de IA, a Globo criou uma plataforma chamada ORA (Oportunidade Real de Agrupamento). O objetivo é identificar temas em comum entre o conteúdo veiculado pela empresa e campanhas realizadas por marcas, por meio de um recurso de reconhecimento de texto e de imagem impulsionado por IA.

A grande motivação para o projeto foi gerar a oportunidade de potencializar a entrega para os anunciantes, promovendo a contextualização de suas campanhas com os conteúdos da Globo. “Estamos acompanhando as tendências de publicidade no mercado, em que precisamos cada vez mais gerar novas oportunidades de entrega de valor para as marcas, e a contextualização é uma iniciativa bem aderente a esse momento. Com toda informação que possuímos de nossos conteúdos, aliado ao desejo dos clientes de aumentarem sua retenção junto aos telespectadores, buscamos uma solução na qual as mensagens de nossos anunciantes estivessem contextualizadas com nossos conteúdos, trazendo, com isso, maior envolvimento, entretenimento, credibilidade e relevância. Para isso, criamos a ORA, uma plataforma com alto poder de processamento, que analisa nossos conteúdos e grade de programação em conjunto com os filmes publicitários, gerando alertas de contextualização que são ofertados aos clientes por meio do GloboAds”, comenta Eduardo Ferreira, diretor da área de Operações Comerciais, Dados e Performance da TV Globo.

Desde que foi implementada, com o apoio da eCine, empresa de consultoria e engenharia de softwares escaláveis parceira da Microsoft, e o uso da plataforma de vídeos Videolib Enterprise, da própria eCine, como aceleradora da solução, a ORA trouxe diversos benefícios em rapidez, usabilidade e assertividade. Anteriormente, a análise do contexto da programação da Globo era feita manualmente pela equipe, e ao automatizarem essa etapa, a empresa ganhou em tempo de execução e escala, visto que a solução consegue analisar, por meio da IA, um amplo volume de pautas e vídeos e sugerir, em alguns minutos, anunciantes que estão trabalhando temas similares em suas campanhas.

Desta forma, a companhia consegue vender um espaço de anúncio até quatro horas antes da exibição do programa na TV. “Com a solução, conseguimos ter visibilidade do conteúdo a ser veiculado, qual o assunto, quem são as pessoas que estarão nesse conteúdo e, então, mapear potenciais anunciantes. Se estamos veiculando um programa na TV com determinada personalidade, por exemplo, a plataforma consegue identificar quais marcas também estão trabalhando com ela”, pontua Ferreira.

Nos dois primeiros anos com a ferramenta em uso, a Globo conseguiu ampliar o alcance, que inicialmente era apenas para TV aberta e com peças publicitárias do acervo, para outros canais como a TV por assinatura e afiliadas regionais, com conteúdo inédito, e mais que dobrar a receita proveniente de anúncios contextualizados. Além disso, a ferramenta também traz vantagens para os anunciantes: a contextualização contribui para a retenção dos espectadores nos comerciais de TV, que tendem a despertar mais a atenção do público dentro de uma programação que se relaciona com eles.

“O público atual busca, cada vez mais, por ações e conteúdos personalizados para seu gosto e estilo de vida e os dados são o elo que conectam as ofertas das empresas a essas particularidades. Temos visto como a IA pode ser utilizada em diversos cenários para ampliar o potencial dos negócios e, na análise de informações, ela é um elemento chave para ler esses dados e oferecer aos profissionais insights para que eles direcionem suas ações, gerando vantagens competitivas em escala, tempo e assertividade para os negócios”, afirma Christiano Faig, vice-presidente de Tecnologia e Soluções da Microsoft Brasil.

Inicialmente, a Globo ofertava oportunidades de contextualização de conteúdo próprio com comerciais de marcas parceiras. Com o sucesso da plataforma, agora o fluxo inverso também acontece: os anunciantes buscam oportunidades de contextualização junto à empresa, de acordo com o conteúdo veiculado por ela.

A Globo pretende continuar desenvolvendo a plataforma ORA e investindo em novas funcionalidades nos próximos meses. Um dos objetivos da companhia é expandir a ferramenta para outras áreas, como a de avaliação de comerciais, que garante o cumprimento de normas internas e a qualidade das peças veiculadas.

 

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.

 

-Edelman-

Foto de Capa: Internet

@ Portal AL 2.0.2.3

Tags: BrasilEntretenimentoFamososHoróscopoMicrosoft AzureRede GloboRio de janeiro
Previous Post

A boa filha à casa retorna. Monique Rizzeto está de volta ao Império Serrano

Next Post

Atriz da Globo Renata Miryanova lança 2ª edição do livro ‘Qunado o Sol Diz Sim’

Related Posts

Alô, Santo Cristo! Terraço da Cidade do Samba recebe mais uma edição da Festa do Samba
Notícias

Alô, Santo Cristo! Terraço da Cidade do Samba recebe mais uma edição da Festa do Samba

junho 5, 2025
Cantor Leo Martine lança faixa “Sonhos” em parceria com Soul Jotta e JokaBL
Notícias

Cantor Leo Martine lança faixa “Sonhos” em parceria com Soul Jotta e JokaBL

junho 5, 2025
Os Pequenos Mozart, Amadeus e Convidados no Projeto Música no Assyrio do TMRJ
Notícias

Os Pequenos Mozart, Amadeus e Convidados no Projeto Música no Assyrio do TMRJ

junho 5, 2025
Neste mês de junho, CAIXA lança promoção “Arraiá Cartões CAIXA”
Notícias

Neste mês de junho, CAIXA lança promoção “Arraiá Cartões CAIXA”

junho 5, 2025
Gilberto Gil marca oitava data da turnê ‘TEMPO REI’ no Rio após reunir mais de 70 mil pessoas na cidade
Notícias

Gilberto Gil marca oitava data da turnê ‘TEMPO REI’ no Rio após reunir mais de 70 mil pessoas na cidade

junho 4, 2025
Liga RJ inicia venda de ingressos pela plataforma Ticketmaster para o setor 1 visando o Carnaval 2026
Carnaval RJ e SP

Liga RJ inicia venda de ingressos pela plataforma Ticketmaster para o setor 1 visando o Carnaval 2026

junho 4, 2025

Recommended

Domingo(12) tem esquenta do Bloco “Banda Amigos Da Barra”, no Posto 05 / Quiosque Do Joilton

Domingo(12) tem esquenta do Bloco “Banda Amigos Da Barra”, no Posto 05 / Quiosque Do Joilton

janeiro 10, 2020
É preto no branco! Marcelo Adnet e Ricardo Hessez são os novos carnavalescos da Botafogo Samba Clube

É preto no branco! Marcelo Adnet e Ricardo Hessez são os novos carnavalescos da Botafogo Samba Clube

março 27, 2020

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    319 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    310 shares
    Share 124 Tweet 78
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    336 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO