O portal Scott’s Bass Lessons – o maior e mais influente canal de contrabaixo do mundo – reconheceu o Brasil como a nova capital internacional dos baixistas. E destaca Fernando Rosa como um dos mais importantes e influentes instrumentistas do país e do mundo. Ao longo de sua carreira, Fernando trabalhou com vários artistas e músicos do Brasil e do exterior. Mas, com seu estilo único, deu um novo protagonismo ao baixo e assumiu naturalmente a posição de front man nas apresentações que faz.
Ele tem uma longa lista de prêmios e honrarias nacionais e internacionais. É o primeiro músico brasileiro a entrar no rol de artistas da Ernie Ball Music Man, fabricante americana de instrumentos musicais, célebre por fazer guitarras, baixos e amplificadores para virtuoses como Eric Clapton, Jimmy Page, Paul McCartney, Keith Richards, Lenny Kravitz e mais uma legião de grandes músicos. A fábrica projeta lançar um baixo com a grife Fernando Rosa.
Fernando nasceu e cresceu na periferia de São Paulo. Aprendeu a tocar aos 8 anos e já aos 14, tocava profissionalmente em uma banda. Teve que pedir autorização para viajar e se apresentar em outras cidades. O pai não gostou muito da ideia, mas respeitou o desejo do filho. E ele pegou a estrada. Conheceu o mundo e outra paixão, o jazz. Passou a ouvir e estudar os melhores baixistas de jazz da época, suas maiores referências. Influências que serviram de trampolim para desenvolver um estilo próprio, diferenciado. Passou a se dedicar mais à música instrumental e autoral, uma combinação perfeita de Música Brasileira, Soul, Hip Hop, Experimental, Fusion e, lógico, Jazz.
“Para mim “escola musical” é um termo que transcende instituições. Abra a mente, ouça de tudo e não crie facções. Influencie-se, mas ache seu caminho, você é um ser único igual a ninguém. Use a mente e seus dedos, mas use principalmente o seu coração. Ele tem ritmo e vai ditar a cadência certa para fazer que a sua música seja sempre verdadeira”. atesta
Fernando Rosa não se afasta um milímetro de sua autenticidade. Toca o que tem vontade. Pesquisador sagaz, vai além da música. Durante a pandemia, produziu dezenas de vídeos para a sua rede social, tão simples e criativos quanto poderosos e revolucionários. Apenas ele, seu baixo e uma câmera viajam pelo universo de clássicos da Black Music, do Funk e da Disco Music. Fernando cria referências sonoras e personaliza as músicas com novas texturas, novas roupagens. Um trabalho que reafirma a sua posição de front man e elevou ainda mais o seu prestígio internacional. Alguns desses vídeos alcançaram a marca de 2 milhões de views e suas redes sociais já somam 350 mil seguidores. Entre eles, Slash (Guns N`Roses) Lenny Kravitz, Adam Levine (Maroon 5), Stefan Lessard (Dave Mathews Band) e DJ Lord (Public Enemy. E essa lista não para de crescer.
Mas, o que esperar de uma pessoa que busca sempre mais? Que novas surpresas Fernando Rosa reserva pra gente?
“ALIVE”- Pois bem, a partir de suas pesquisas e da repercussão de seus vídeos, Fernando acaba de lançar o Projeto ALIVE, que vai levar para os palcos a sua “releitura” desses clássicos dançantes e da música eletrônica. O show já tem destino certo: Europa, onde está em turnê. Com apresentações no The Jazz Café, de Londres, e no New Morning, de Paris. Com outras apresentações na Inglaterra, Alemanha e Dinamarca.
No palco, estará acompanhado por ninguém menos que Derrick McKenzie, baterista do Jamiroquai.
O artista fez avant-première do show “Alive” no Blue Note São Paulo, filial do clube de jazz mais emblemático de Nova Iorque, com ingressos esgotados. Acompanhado do baterista Cleverson Silva e do pianista e tecladista Vini Morales, Fernando Rosa levou o público uma jornada visual e sonora, com duetos virtuais com grandes estrelas da música internacional através de décadas de trilhas dançantes. O projeto também marcou presença no Teatro Prudential e Bourbon Street SP
A música de Fernando Rosa é plural, elegantemente natural e orgânica. Como, aliás, é o seu modo de vestir, de viver, de se relacionar com o seu público, tão diverso quanto numeroso.
Fernando Rosa “tá on”, é um total influencer. Conta com duas valiosas parcerias: a MUSICKERIA e a MÚSICA & MÍDIA, duas das mais conceituadas empresas na área do entretenimento e gestão artística, se uniram para apoiar com exclusividade a carreira e os projetos do Fernando. A começar por esse fantástico PROJETO ALIVE.
– TIM, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apresentam: TIM Music Noites Cariocas
– O TIM Music Noites Cariocas cumprirá todos os protocolos de segurança necessários contra a Covid 19 determinados pelas autoridades competentes.
– Horário dos Shows: 26 (sab): IZA (às 24h) – Abertura Fernando Rosa (às 22h)
SERVIÇO:
TIM Music Noites Cariocas
Local: Bondinho Pão de Açúcar
Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro – RJ, 22290-240
Site: www.timmusicnoitescariocas.com.br
Venda: Lojas TIM (Botafogo Praia Shopping, Rio Sul, Shopping Leblon, New York City Center, Nova América e Norte Shopping)
Ingressos a partir de R$ 120 (meia)
Possui Acessibilidade
Capacidade: 2000
Idade mínima: 18 anos
Datas: 18/03, 19/03, 25/03, 26/03, 01/04, 02/04, 08/04 e 09/04.
Abertura do bondinho: 21h
Agenda de shows:
Em março tivemos
18 (sex): Os Paralamas do Sucesso (às 23h30) e Leo Jaime (às 22h)
19 (sab): Diogo Nogueira (às 24h) - Abertura Pocket Musical Tributo a Tim Maia (às 22h)
Essa semana:
25 (sex): Capital Inicial (às 24h) – Abertura Paulo Ricardo 35 anos do RPM (às 22h)
26 (sab): IZA (às 24h) – Abertura Alive by Fernando Rosa (às 22h)
Segue ainda em abril com:
01 (sex): BaianaSystem (às 24h) – Abertura Pocket Musical Tributo a Cazuza (às 22h)
02 (sab): Ney Matogrosso (às 23h)
08 (sex): Anavitória (às 24h) – Abertura Pocket Musical Tributo a Cássia Eller (às 22h)
09 (sab): Baby & Pepeu 140 Graus (às 23h)
-BT Assessoria de Comunicação-
Por -Rozangela Silva-
Assessoria de Imprensa
Fernando Rosa – Foto de Capa: Marcos Hermes
@ Portal AL 2.0.2.2