A programação começa na segunda semana do mês e as inscrições estão abertas no site do museu. Participantes do programa Amigo MAM têm 20% de desconto; estudantes, professores e aposentados têm 10%
Durante o mês de setembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove quatro cursos, todos online, sobre temas como fotografia, produção de exposições em museus e história da arte na América Latina. Indicados para um público amplo, os cursos têm inscrições abertas no site do MAM (mam.org.br/curso/).
O curso Fotografia pode ser poesia?, ministrado por Juliana Monteiro, promove diálogos entre a fotografia e a literatura que servirão como base para construir caminhos de compreensão sobre a experiência leitora e o texto visual. O que acontece quando acolhemos, em um mesmo livro, fotografia e literatura? As narrativas fotográficas e as literárias apresentam elementos em comum? De que forma essas linguagens são articuladas para provocar, no leitor, uma experiência costurada entre foto e palavra? Fotografia pode ser poesia? Esses questionamentos conduzirão os quatro encontros em que obras de Orides Fontela, Natália Ginzburg, Adolfo Navas, Luciana di Leone, James Wood, Marvel Harris, Annie Ernaux, Maureen Bisilliat, Byung-Hun Min e Graciela Iturbide serão ponto de partida.
A artista Katia Canton ministra o curso A arte cura? – uma história das potências curativas da arte, que demonstra como o potencial de cura através da arte tem se destacado cada vez mais nas discussões contemporâneas, especialmente após a pandemia. Mas de que tipo de cura estamos falando, e a que arte estamos nos referindo? Partindo destas perguntas, as aulas buscam explorar narrativas diversas relacionadas a esse tema, percorrendo construções que articulam a ideia de transformação por meio da produção e apreciação de diversas expressões artísticas.
As quatro aulas propostas servirão como estruturas panorâmicas para estimular debates sobre as diferentes interpretações do termo “cura”, analisando a arte de uma maneira transdisciplinar.
O processo de desenvolvimento de exposições é o objetivo do curso Produção de exposições nos museus de arte, ministrado por Cláudia Vendramini, que apresenta os desafios das etapas de pré-produção, produção e pós-produção. Do projeto curatorial à experiência de visitar exposições de arte, os participantes do curso vão descobrir o passo a passo da produção artística e executiva. As aulas serão expositivas com conteúdo em formato digital, indicações de leituras e tempo reservado para estudos de casos e troca de experiências.
Reflexões sobre as narrativas visuais produzidas na América do Sul, no Caribe e no México entre os séculos XVIII e XXI são o foco de Mirella Maria, que ministra no curso História da Arte na América Latina. Quais imagens vêm à mente quando você pensa na América Latina? Se aprofundarmos essa reflexão, conseguimos evocar cenários visuais ligados a artistas, exposições e obras de arte da região? Este curso propõe explorar essas questões, com o objetivo de analisar e apresentar as diversas narrativas visuais dos territórios geopoliticamente identificados como latinos.
Serão apresentados diálogos interdisciplinares, a partir de uma variedade de mídias como leituras acadêmicas e materiais audiovisuais criados por estudiosos, ativistas, pensadores e artistas. A proposta é oferecer múltiplas perspectivas sobre a América Latina, enriquecendo a compreensão visual e promovendo um olhar além do senso comum. O público-alvo deste curso são estudantes, profissionais das áreas de Humanas e a todos que se interessam por debates interdisciplinares, especialmente aqueles relacionados às Artes Visuais, Ciências Sociais, História, Geografia e afins.
Confira a programação completa:
CURSO ONLINE | FOTOGRAFIA PODE SER POESIA?, com Juliana Monteiro
Datas: 16, 23, 30 de setembro e 07 de outubro
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontrosPúblico: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programação
Aula 1: Olhar Entre
– Fotografia e poesia
– A imagem do poeta, a palavra do fotógrafo
– Reflexões da literatura sobre a fotografia
Aula 2: Olhar para
– Perspectivas poéticas, cruzamento de olhares
– Livros em diálogo
– Reflexões sobre fotos dos participantes
Aula 3: Olhar com
– Narratividade
– Fotografia com narrativa
– Reflexões da literatura sobre a fotografia
Aula 4: Olhar para
– Perspectivas narrativas, cruzamento de olhares
– Livros em diálogo
– Reflexões sobre fotos dos participantes
Sobre a professora
Juliana Monteiro investiga a poética dos dias, das relações e da existência humana a partir de diferentes mídias e suportes. O caráter universal do que é íntimo, a impermanência e a dinâmica entre palavra e imagem são eixos presentes em sua observação artística, que se vale da fotografia e da palavra como principais instrumentos do dizer. Nascida no Rio de Janeiro, em 1981, vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em Linguística e em Comunicação e, desde então, tece relações entre diferentes linguagens. Além de participar de exposições coletivas, publicou os livros de artista Pandora (2020), Aprendiz (2021), Queira receber como recordação (2022), entre outros. Em 2017, juntamente com o escritor João Anzanello Carrascoza, publicou o livro Catálogo de Perdas (SESI-SP), composto por 40 fotografias e 40 contos. Essa obra foi finalista do prêmio Jabuti e vencedora do prêmio FNLIJ nas categorias leitor adulto e projeto editorial. Pela Maralto, em 2023, publicou Fronteiras visíveis, também com o escritor João Carrascoza.
A ARTE CURA? – UMA HISTÓRIA DAS POTÊNCIAS CURATIVAS DA ARTE, com Katia Canton
Datas: 18, 25 de setembro, 02 e 09 de outubro
Quartas-feiras
Horário: das 18h às 20h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 350,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programação
Aula 1
– Arte-cura e o zeitgeist do agora
– Estética, cuidado de si, política e liberdade
– Narrativas enviesadas de um uso da arte em pesquisas recentes nas áreas de saúde e neurociência
– O surgimento da neuroestética e seus desdobramentos
– Reflexões pós-pandêmicas sobre os lugares da arte
Aula 2
– Uma pequena história da arte como história de cura e transcendência
– A Grécia Antiga e seus métodos de cura
Aula 3
– O pioneirismo de Osório César
– A revolução de Nise da Silveira
– O surgimento da arte-terapia e suas interfaces com a arte-educação: experiências, invenções e a arte como política de liberdade
Aula 4
Apresentação de artistas, inventores-sobreviventes, protagonistas de uma arte curativa: olhando para a produção de Hilma von Klimt, Leonora Carrington, Jean Dubuffet, Arthur Bispo do Rosário, Aurora Cursino, Ann Halprin, Maria Fux, Marina Abramović, Lygia Clark, Tunga, Ernesto Neto, entre outros.
Sobre a professora
Katia Canton é artista visual, escritora, jornalista, professor e curadora. Psicanalista em formação pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Psicanálise e Fórum do Campo Lacaniano. Estudou arquitetura, dança e formou-se jornalista pela ECA-USP, em São Paulo. Também estudou literatura e civilização francesas no curso de estudos superiores dado pela Aliança Francesa juntamente com a Universidade de Nancy II. Em 1984 transferiu-se para Paris, com uma bolsa de estudos de dança moderna no estúdio Peter Goss.
Viveu em Nova York por oito anos, onde trabalhou como repórter para vários jornais e revistas e realizou mestrado e doutorado na New York University. Sua pesquisa acadêmica é interdisciplinar e relaciona as artes e os contos de fadas, de várias épocas e culturas do mundo. Trabalhou um ano e meio como bolsista no MoMA, de Nova York, criando projetos de arte e narrativa no departamento de educação. De volta ao Brasil, ingressou como docente na Universidade de São Paulo, sendo professora associada do Museu de Arte Contemporânea (onde foi vice-diretora) e do programa de pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte.
Seu trabalho artístico é multimídia, incluindo desenho, pintura, fotografia e objetos, e conceitualmente se liga a questões sobre sonho, desejos e narrativas. Tem realizado exposições em museus, galerias e instituições culturais no Brasil e no exterior, desde 2008.
Como autora, além de escrever livros sobre arte, criou mais de 50 livros ilustrados para o público infantil e juvenil, tendo recebido vários prêmios, no Brasil e no exterior. Entre eles, recebeu por três vezes o prêmio Jabuti, prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÕES NOS MUSEUS DE ARTE, com Cláudia Vendramini Reis
Datas: 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de setembro
Terças e quintas-feiras
Horário: das 10h às 12h
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programação
Aula 1: Introdução sobre museus de arte e a diversidade de exposições
– Apresentação do conteúdo do curso, da professora e dos participantes
– Indicação de bibliografia
– Introdução: museus de arte e exposições de longa, média e curta duração
– Projeto curatorial e expográfico
– O produtor de projetos artísticos e culturais: área de atuação com foco nas exposições de arte nos museus
Aula 2: Quando inicia e termina a produção artística e executiva?
– As relações do produtor com profissionais, equipes e instituições: curadores, arquitetos, artistas, colecionadores, designers, museólogos, educadores, entre outros
– Da elaboração do projeto a sua realização: pré-produção, produção executiva e pós-produção
Aula 3: Pré-produção
– Acompanhamento de pesquisa, produção de conteúdos e elaboração de lista de obras
– Documentação de empréstimo temporário de obras de arte, obras comissionadas, banco de dados e seus desafios
– Carta de apresentação da exposição, carta convite, solicitação de empréstimos e seguro de obras de arte
– Documentação referente aos espaços expositivos e condições de exibição de obras de arte (Facility Report)
Aula 4: Produção executiva
– Elaboração de orçamentos, cronogramas, fluxos de desembolso
– Processos de tomada de preços/cotações, contratação de prestadores de serviços, aquisição de materiais, equipamentos e/ou locação
– Logística de transporte, embalagem de obras de arte, seguro e acompanhamento museológico e laudos de estado de conservação das obras
Aula 5: Produção executiva | Interface com equipes
– Interface com as equipes responsáveis pela concepção e execução de projetos expográfico, luminotécnico, identidade visual, design gráfico, comunicação e publicações
– Montagem, desmontagem e manutenção de exposições
– Interface com equipes de projetos educativo, acessibilidade, orientação de públicos, segurança e outros serviços
Aula 6: Pós-produção
– Pesquisas de opinião e processos de avaliação do projeto executado
– Prestação de contas durante e ao final do projeto
– Elaboração de relatórios parciais e finais
– Avaliação do curso junto aos participantes
Sobre a professora
Cláudia Vendramini Reis é professora na pós-graduação do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, CELACC – núcleo de apoio a pesquisa da ECA-USP, no qual ministra a disciplina Gestão de Projetos Culturais, desde 2016. É mestre em Museologia pelo PPGMUS-USP, na linha de pesquisa História dos processos museológicos, coleções e acervos. Foi coordenadora de produção da 29a Bienal de São Paulo (2010) e gerente do programa educativo da Fundação Bienal de São Paulo (2017-2019). É membro do ICOM Brasil e da Comissão de Ética Profissional do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região – COREM 4R.
HISTÓRIA DA ARTE NA AMÉRICA LATINA, com Mirella Maria
Datas: 10, 17, 24 de setembro e 01 de outubro
Terças-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 350,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programação
Aula 1: De que História da Arte e América Latina estamos falando?
– Breve discussão sobre os conceitos de América Latina, Abya Yala e Améfrica Ladina
– Produção artística no período colonial nas Américas: arquitetura, pintura e escultura (foco em Brasil, Peru e México)
Aula 2: Narrativas visuais em instituições culturais e educacionais na América Latina
– Análise de museus, coleções e curadorias; construção de museus comunitários e virtuais
– Escolas e currículos, movimentos de integração de arte e educação em espaços educacionais
Aula 3: Movimentos de luta e resistência na História da Arte na América Latina
– Produções artísticas nos períodos de ditaduras no Brasil e Chile: Cildo Meirelles, Ilê Ayê, Arpilleras no Chile
– Mudanças climáticas e artes visuais: o contexto do Caribe
– Artistas em Cuba: Celia y Yunior
– Artistas em Porto Rico: Sofía Galissá Muriente e Javier Román
– Arte política: Tania Bruguera, Carlos Martiel, Vink Art y Torch Místico e Mori Vivi
Aula 4: As Relações do Brasil com o contexto latino-americano
– Compreensão e visualização das discussões sobre América Latina/Améfrica Ladina no contexto artístico brasileiro
– Análise das produções artísticas e artistas no Brasil nos séculos XX e XXI (artistas como Hélio Oiticica, Salissa Rosa e Paulo Nazareth)
Sobre a professora
Mirella Maria é artista visual, pesquisadora e professora. Graduada em Artes Visuais e mestre em Arte Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), atuou como arte-educadora e formadora em instituições como o Museu Afro Brasil, SESC, Instituto Adelina e Sparks School (África do Sul). Também foi professora convidada na Universidade de Belas Artes da Áustria e no ISCTE, em Lisboa. Como artista visual, participou da XII Bienal do Mercosul. Atualmente, é doutoranda em História da Arte na Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA. Sua pesquisa foca na produção artística contra-hegemônica, alinhando epistemologias do Sul Global com questões étnico-raciais, de gênero e estudos pós-coloniais.
Serviço
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Cursos de setembro no MAM
Inscrições disponíveis pelo site https://mam.org.br/curso/
Quem integrar o programa de fidelidade Amigo MAM tem 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.
Dúvidas: cursos@mam.org.br | WhatsApp: 11 99774 3987
Telefone: (11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café
Ar-condicionado
Mais informações: MAM São Paulo
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