CENTRAL DAS BATUCADAS? OPA! REDUTO DO SAMBA? OK! POINT DO CHARME? SIM! CERTAMENTE! VAI TER FEIJOADA HEIM?!
JORGE ARAGÃO É UM CARIOCA, DE ASCENDÊNCIA AMAZONENSE, QUE INICIOU SUA CARREIRA NA DÉCADA DE 1970, COMO GUITARRISTA EM BAILES E CASAS NOTURNAS. O INCESSANTE PESQUISADOR DE RITMOS FEZ DELE UM SAMBISTA QUE EXPLORA NOVIDADES HARMÔNICAS DO GÊNERO E, FAZ TODO SENTIDO NESSE FESTIVAL POR DECLARAR SUAS INFLUÊNCIAS POR MESTRE COMO CANDEIA, ROBERTO RIBEIRO E MONARCO.
COMO COMPOSITOR, DESPONTOU EM 1976, QUANDO ELZA SOARES GRAVOU SUA COMPOSIÇÃO “MALANDRO” E TEM CANÇÕES GRAVADAS POR BETH CARVALHO, ZECA PAGODINHO, ENTRE OUTROS… ELE É CRIA DO MAIOR DO GRUPO DE PAGODE CARIOCA, O FUNDO DE QUINTAL. ELE É UM ÍCONE E SE DESTACA, AINDA, COMO UM DE SEUS PRINCIPAIS COMPOSITORES E LETRISTAS ELE É O NOSSO JORGE ARAGÃO, VOZ ÚNICA E REFERÊNCIA DE TANTOS OUTROS ARTISTAS. RESUMINDO: O CARA!
PARA UMA PERFORMANCE ESPECIAL DE SAMBA E GAFIEIRA, TEMOS O INCRÍVEL MARCELO CHOCOLATE!
O DIA DE CELEBRAÇÃO CONTARÁ COM TOQUES MARAVILHOSOS DAS DAMAS QUE COMPÕEM A REALEZA DAS RODAS DE SAMBA, GENUÍNAS DE QUINTAL E RAIZ QUE SÃO TIA SURICA – PRIMEIRA PASTORA DA VELHA GUARDA DA PORTELA-, E TIA GESSY – MATRIARCA DO CELEIRO-, QUINTAL DA ZONA NORTE, EM ATIVIDADE HÁ MAIS DE 30 ANOS. PARA COMPLETAR ESSA FESTA, VIRÁ DE SALVADOR, O SAMBA DE CUMADRES QUE EXPRESSARÁ, TOCANDO E CANTANDO COMO O SAMBA CARIOCA É LIDO E REPERCUTIDO EM TERRAS NORDESTINAS. AS PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS SÃO DUNGA DA VILA, GABRIELZINHO DE IRAJÁ E AMANDA AMADO. NOS INTERVALOS, O DJ ORLANDO VAI TRATAR DAS PICK UP’S.
E SE FALAMOS DE QUADRA DA MAJESTADE DO SAMBA, NÃO HÁ DE FALTAR A CADÊNCIA E CONCERTO DA BATERIA TABAJARA DO SAMBA, LIDERADA PELO MESTRE NILO SÉRGIO, COM UMA PERFORMANCE ESPECIAL, EM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
A SOCIEDADE DA MÚSICA E A XAVIER PRODUÇÕES TRATARAM DE APROVEITAR A OPORTUNIDADE DO EDITAL CALENDÁRIO – FESTIVAIS ZONA DE CULTURA PARA DIZER QUE É HORA DE APROVEITAR O NOSSO LUGAR POTENCIALIZANDO O NÍVEL DE ENTREGA E TROCA DE ENERGIA.
SÃO TRÊS DIAS MARCANDO AS VIDAS COM HAPPY HOURS, RODA DE SAMBA E MATINÊS ONDE O ENCONTRO ENTRE RITMOS E GERAÇÕES, DOS GÊNEROS DO SAMBA – PAGODE E PARTIDO ALTO-, CHARME – AO VIVO E MECÂNICO-, E AFROBEAT E HIP HOP TRANSFORMARÁ O SANTUÁRIO DO SAMBA E A QUADRA DA GRES PORTELA É UM LOCAL DE OPORTUNIDADE DE DIALOGAR, CULTURALMENTE, DANÇANDO E CANTANDO.
AOS EMPREENDEDORES DA REGIÃO SERÁ OFERTADO ESPAÇOS PARA EXPOSIÇÃO E NETWORK.
OS ARTISTAS E DJS DA ZONA NORTE DA BEM QUISTA MADU ENTRARÃO NESSA CONVERSA PRONTOS PARA TOCAR OS CORAÇÕES, ALÉM DAS MÚSICAS.
Jorge Aragão – Foto de Capa: Reprodução Instagram
@ Portal AL 2.0.2.3