Após conquistar o 4° lugar no desfile de 2020, o Império da Uva de Nova Iguaçu trabalha intensamente no enredo “Andar com fé eu vou”, desenvolvido pelo carnavalesco Amauri Santos, para o Carnaval 2022.
– Nosso enredo “Andar com fé eu vou” traz uma reflexão de como estamos vivendo. Nossa busca incessante pelo bem “material” acaba nos afastando da essência divina que nos alimenta a alma. Vale a pena lembrarmos que vivemos num mundo cheio de coisas boas, que devem se sobrepor as ruins, basta ter fé e fazer acontecer – destacou o carnavalesco.
Desenhista industrial com ampla experiência nos desfiles tanto da Intendente Magalhães quanto da Marquês de Sapucaí, Amauri Santos começou a trabalhar no Carnaval em 1993, desenhando para o carnavalesco Renato Lage, na Mocidade Independente de Padre Miguel. Até 2003, segundo ele, quando estreou na Acadêmicos do Salgueiro.
– A partir dali, trabalhei projetando alegorias e fantasias para vários outros carnavalescos como Paulo Menezes, Paulo Barros, Amarildo de Mello, Cahê Rodrigues e Mauro Quintaes. Assinei meu primeiro Carnaval na União do Parque Curicica, em seguida Portela, Caprichosos de Pilares, Leão de Nova Iguaçu, Estácio de Sá, entre outras. Meus últimos carnavais no Rio de Janeiro foram na Estácio de Sá, em 2015 e 2016. Eu destaco alguns enredos que gostei de ter feito: Caprichosos de Pilares 2012 e 2014 e, Estácio de Sá, 2015 e 2016, salientou.
Além da folia carioca, Amauri Santos também desenvolveu enredos em escolas de São Paulo, como Unidos do Peruche, X9 de Santos e Independente Tricolor, ambas este ano, além de executar o projeto do Carnaval da Vai Vai, para o carnavalesco Chico Spinosa. Ele também destaca o convite feito pelo presidente do Império da Uva, Portuga, para desenvolver o enredo do próximo desfile da verde e branco de Nova Iguaçu.
– Estou com um volume grande de trabalho graças a Deus, porém em tempos de pandemia tive bastante tempo de trabalhar paralelamente. E também estou estreando no Império da Uva de Nova Iguaçu, escola que pretende disputar o título e chegar à Sapucaí. Por enquanto, na agremiação iguaçuana, preparei todo o projeto e os protótipos. E começamos a reprodução de fantasias. Não é difícil trabalhar no Império da Uva, pois temos um presidente, Portuga, muito presente e apaixonado pela escola, e isso me traz uma enorme confiança. Temos também um diretor de Carnaval dos mais responsáveis e capazes que já trabalhei, o Marquinhos, além dos diretores presentes, pois são sabedores da grande responsabilidade que temos em mãos em apresentar um Carnaval competitivo na Passarela do Povão, a Intendente Magalhães. Respeitamos as escolas adversárias, mas sabemos que temos um grande potencial para chegarmos à Sapucaí – acrescentou o profissional.
Com relação ao Covid-19, que cancelou o Carnaval de 2021, Amauri destaca que o momento é de aprendizado e aprimoração de projetos, além, claro, de evitar aglomerações, manter os cuidados e orientações contra a pandemia.
– Infelizmente estamos atravessando um péssimo momento em todos os sentidos. A pandemia tirou vidas, arrasou com a economia e prejudicou profissionais de várias áreas. E, a nossa área, que é o Carnaval, também foi muito prejudicada com tudo isso, até porque o espetáculo é destaque no cenário mundial, pois recebemos nesse período turistas de vários países. Vamos torcer para que todos estejam vacinados e imunizados até o próximo desfile. Meu recado à comunidade é que eu também estou de corpo e alma em busca de um objetivo que é ajudar a levar o Império da Uva à Sapucaí. E somente com muita luta e união de todos teremos êxito!!! – finalizou.
-Adriana Vieira-
AV Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais
Amauri Santos – Foto de Capa / Divulgação
Portal AL 2.0.21