Para Ricardo Novack, sócio-diretor da SucessOdonto, é fundamental contar com estratégias de marketing eficientes para colocar um consultório de volta à trilha do sucesso
A ausência de pacientes em uma clínica odontológica pode causar uma série de desafios e preocupações para os profissionais da área. Além de representar um impacto direto na receita e sustentabilidade do negócio, uma clínica vazia pode gerar incertezas e frustrações para dentistas e equipe administrativa.
A falta de demanda por serviços odontológicos pode ser atribuída a diversos fatores, como a concorrência acirrada, falta de divulgação adequada, má reputação ou, até mesmo, uma crise de confiança por parte dos pacientes.
Com isso em mente, é essencial identificar e abordar os problemas, a fim de revitalizar a clínica e garantir um consistente fluxo de pacientes, proporcionando um ambiente próspero para a prática odontológica.
De acordo com Ricardo Novack, sócio-diretor da SucessOdonto, maior grupo de gestão e marketing na área de odontologia da América Latina, a satisfação é essencial para o sucesso de uma clínica. “Portanto, um dos fatores mais importantes para encantar o paciente é a forma como ele é recebido. A recepcionista é a primeira pessoa a ser vista em sua chegada à clínica, e a maneira como ela o recebe e o trata pode influenciar significativamente sua experiência geral no local”, revela.
Para o especialista, quando um consultório odontológico está vazio, deve-se ligar um alerta de preocupação. “Se as pessoas não estão indicando seus serviços, é um sinal de que algo está fundamentalmente errado. No entanto, depender exclusivamente de indicações pode ser uma tarefa difícil”, pontua.
Nesse contexto, Novack acredita que um planejamento de gestão adequado e estratégias de marketing eficazes são fundamentais para colocar o consultório de volta à trilha do sucesso. “É crucial entender que o êxito de uma clínica odontológica vai além das habilidades técnicas e profissionais dos dentistas. É necessário investir tempo e esforço no desenvolvimento de ações de marketing que atraiam e retenham pacientes, construindo uma marca sólida e uma presença digital relevante. Ao adotar uma abordagem estratégica e planejada, os colaboradores podem superar o desafio de uma clínica vazia, impulsionando o crescimento e garantindo um fluxo consistente de pacientes para a unidade”, declara.
Segundo o sócio-diretor da SucessOdonto, temas como gestão e marketing são essenciais mas, infelizmente, não são abordados profundamente durante a formação acadêmica na área de Odontologia. “Quando alguém escolhe essa profissão, provavelmente não imagina que precisará desenvolver habilidades empreendedoras para ter sucesso. No entanto, empreender com uma clínica odontológica pode ser mais simples do que parece, contrariando a opinião de muitos. Para alcançar esse êxito, é fundamental aprender as estratégias e os caminhos que o levarão até lá. Nós, por exemplo, desenvolvemos uma metodologia completa e inovadora, projetada especificamente para levar consultórios ao patamar que seus idealizadores sempre sonharam, atraindo pacientes e construindo um ambiente próspero e bem-sucedido”, finaliza.
Sobre Ricardo Novack
Ricardo Novack é formado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Hoje, é sócio-diretor do maior grupo de gestão e marketing na área de Odontologia da América Latina, composto por sete empresas. O grupo nasceu em 1990, criado pelos seus pais Roberto e Valéria e possui mais de 5 mil clínicas com contratos ativos, todos devidamente acompanhados por empresas do grupo. O especialista já ministrou cursos em diversas áreas do país, e internacionalmente na Universidade da Flórida em Gainesville-FL.
Outro grande feito foi um curso presencial realizado em 2022, que contou com a participação de 5 mil dentistas. O seu maior objetivo e motivador profissional é a valorização da classe, por meio da excelência de atendimento e pacientes plenamente satisfeitos com seus novos sorrisos.
Para mais informações, acesse www.sucessodonto.com.br e pelas redes sociais @rinovack
-Carolina Lara-
Assessoria de Imprensa
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