O resultado dos recursos e listagem final de habilitados do maior edital em vigência da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), o “Retomada Cultural RJ 2”, foi publicado em Diário Oficial nesta quinta-feira (17). Agora, os proponentes seguirão para a etapa de classificação e seleção, que será divulgada no dia 31 deste mês. A chamada pública vai premiar 800 produções artísticas, com um total de R$ 40 milhões de investimento na cultura fluminense.
Dividido em duas categorias, o edital vai conceder o valor de R$ 50 mil para ações nas áreas culturais de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia.
“A cultura tem o papel de transformar para melhor a vida de todos. E ela é a cara do estado do Rio de Janeiro. O que fizemos desde o primeiro dia que pisamos na Sececrj foi universalizar e democratizar o acesso aos recursos da pasta. Este aporte vem para contemplar a classe artística e fomentar a retomada cultural do estado”, afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Retomada Cultural com foco nos 200 anos da Independência do Brasil
O edital Retomada Cultural RJ é dividido em duas categorias. Na Categoria A são aceitas ações presenciais de circulação de obras artísticas e produções culturais já produzidas, estreadas ou inéditas a serem realizadas no Estado do Rio de Janeiro; podendo ser circulação de espetáculos, apresentações, performances, shows, mostras, festivais, exposições, instalações, exibições e eventos.
Já a Categoria B é voltada para projetos relacionados ao Bicentenário da Independência do Brasil. Os projetos aceitos são relacionados à criação, desenvolvimento, elaboração e produção de obras artísticas cuja temática faça referência histórica-social à data, desde que a proposta faça menção a valores, fatos reais, momentos simbólicos, podendo ter conotação histórica ou de memória cultural, referente ao Bicentenário da Independência do Brasil.
Calendário – Retomada Cultural RJ 2
31/03: Publicação do resultado da seleção e classificação
01/04 a 05/04: Interposição de recurso ao resultado da seleção e classificação
14/04: Publicação do resultado dos recursos e listagem final de selecionados e classificados
15/04 a 14/05: recebimento de documentação dos selecionados para contratação e liberação de recursos
Resultado – Cultura Inclusiva
Outro edital que teve o resultado da classificação e seleção publicado nesta quinta-feira foi o “Cultura Inclusiva nas Redes”. Os proponentes terão prazo de cinco dias, das 9h do dia 18 até às 18h do dia 22, para apresentar recurso através da plataforma Desenvolve Cultura.
Serão selecionadas produções culturais nas áreas de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia.
“Nosso propósito é democratizar e diversificar a cultura, então, nada mais justo do que promover um edital que garanta mais oportunidades às pessoas com deficiência. Estamos fomentando a inclusão através da cultura, dando vez, voz e visibilidade aos nossos artistas”, afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
A plataforma Desenvolve Cultura pode ser acessada através do link: http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura.
Calendário – Cultura Inclusiva
18/03 a 22/03: interposição de recurso ao resultado final de seleção e classificação
31/03: publicação do resultado dos recursos e listagem final de selecionados e classificados
01/04 a 30/04: recebimento de documentação dos selecionados para contratação e liberação de recursos
Facebook | Instagram | Youtube | Linkedin | Spotify
-Ascom Cultura-
Danielle Barros e Claudio Castro – Foto de Capa: Leonardo Ferraz / Arquivo do lançamento do Pacto Cultural RJ
@ Portal AL 2.0.2.2