Sabemos que não é uma tarefa fácil escolher o look para uma entrevista de emprego, além de já ser um momento em que nossas inseguranças emocionais afloram, nossa autoconfiança com a aparência também fica desequilibrada já que a primeira impressão é preciosa. E se eu chamar muita atenção? E se eu passar despercebida? E se não passar a impressão que eu estava buscando? Essas perguntas martelam a cabeça de quem está prestes a marcar presença na entrevista.
Mas como minimizar esses medos? De acordo com Sophia Marins, estrategista de imagem e CEO da Escola de Imagem e Estilo, o dress code é a melhor saída para que a insegurança não perpetue no processo seletivo, seguindo as dicas certas é possível arrasar no look para entrevista de emprego e chamar atenção na melhor maneira possível.
“A imagem de uma pessoa possui três pilares, a aparência, comportamento e comunicação. O dress code deve estar alinhado com o comportamento e a linguagem corporal, por meio da sua aparência, o nervosismo pode ser transmitido, a falta de conhecimento também, pode gerar, até mesmo, um bloqueio na mente do entrevistador”, afirma a CEO.
Para Sophia, vale lembrar que há dois tipos de dress code no ambiente de trabalho: o direto, em que a empresa pode enviar um formulário, um documento, mostrando qual padrão deve ser seguido; e o indireto, em que o funcionário entende por si só quais roupas devem ser usadas ou evitadas. Além disso, há diversas formas de se vestir, podendo ser formal, novo formal, casual profissional ou casual. Sempre se atente ao perfil da empresa em que está realizando a entrevista de emprego.
Pensando em quem está sem inspiração e ideias para escolher o look antes de sair de casa, e também em quem não quer correr riscos, Sophia separou as melhores dicas para se vestir adequadamente para o processo seletivo.
Nesse momento, seja minimalista ( https://www.instagram.com/p/CTBe8a8LtaT/ )
Os excessos devem ser evitados, para Sophia, nesse momento, isso é mais importante ainda, ela indica uma listinha de erros para você fugir. “Evite excesso de bijuterias, elas fazem um barulho que podem irritar ou atrapalhar um futuro colega de trabalho, não use peças curtas ou apertadas demais, também não vista roupas transparentes”, aconselha. Quem não ama um cheirinho de baunilha ou de frutas cítricas? É o que a maioria das pessoas imagina, mas Sophia lembra que o seu perfume em excesso pode causar uma reação alérgica nos funcionários da empresa, ela aconselha que use sua fragrância de uma forma mais amena para que não se espalhe pelo ambiente.
Deixe as peças extravagantes para outra oportunidade ( https://www.instagram.com/p/CVlcn2pKlOD/ )
O brilho e o mix de estampas estão em alta, mas são itens despojados que já estão bem colocados no dress code informal, para uma festa, uma balada, guarde-os para essas ocasiões. Segundo a estrategista de imagem, a maquiagem carregada, os paetês, blusas com decote devem passar longe de um processo seletivo.
Apesar do ambiente formal ser conhecido, muitas empresas procuram explorar mais o lado criativo de seus funcionários, para Sophia, se a empresa seguir nesse parâmetro, a cor e a modelagem de uma peça colorida no look, como um sapato ou uma bolsa, pode levar o ar de criatividade e modernidade. Ela cita as agências de publicidade, o atemporal, com tons neutros e peças clássicas, pode transmitir a falta de inovação, algo que é um pré-requisito nesse ambiente, então é importante que sempre fique atento e por dentro dos padrões das empresas que irão fazer a entrevista de emprego.
-Beatriz Mello-
Assessoria de Imprensa
Vitaliia – Foto de Capa: Reprodução Instagram
@ Portal AL 2.0.2.2