Pofessores da rede municipal de ensino do Rio, Duque de Caxias, Nilópolis, Pinheiral e Sapucaia venceram o Prêmio Light nas Escolas 2021. Os ganhadores cumpriram, em seus projetos desenvolvidos, o objetivo de promover mudanças de hábitos no consumo de energia elétrica e água, tornando alunos e professores influenciadores de boas práticas no ambiente escolar e dentro de casa.
Ao longo do ano, os educadores desenvolveram projetos para promover o conhecimento sobre o setor elétrico de forma didática e que gerasse a conscientização de seus alunos e de todo o ambiente escolar. Foram trabalhos práticos sobre o uso eficiente da energia, cartazes espalhados pelas escolas com dicas de economia, vídeos educativos produzidos pelos próprios alunos e a utilização de jogos criativos como o “Detetives da Energia” e o Simulador de Consumo.
O vencedores do prêmio foram o CIEP Municipalizado Carlos Chagas (Duque de Caxias), com o professor Farid Fernandes, a Escola Municipal Paulino Fernandes (Sapucaia), com a professora Fernanda Fernandes, EM Gustavo Armbrust (Rio de Janeiro) com dois professores, Pablo Soares e Pedro Lima, a Escola Cardeal Arco Verde (Rio de Janeiro) com as educadoras Rita Pinheiro e Raquel Medina, a Escola Municipal Pedro Américo (Rio de Janeiro), com Daniele de Souza, a EM Maria do Carmo Fadul Ferreira (Pinheiral) com Sergio Pizzott dos Santos e o Centro de Educação Infantil Isaura da Costa Sá Coelho (Nilópolis) com Giselda Melo.
Os premiados ganharam um kit Smartphone e tripé com ring light, além de uma camisa exclusiva do prêmio, um kit de autocuidado e o livro “Teoria e Prática na Educação” da autora e professora Lucineia Alves, que já foi ganhadora do Prêmio Light nas Escolas em 2019.
A Especialista de Marketing e responsável pelo projeto Light nas Escolas, Estela Alves, destaca que os benefícios são muito positivos para todos.
“Existe a experiência positiva com a marca, o estreitamento e fortalecimento do relacionamento com as secretarias de educação e a conscientização sobre o uso eficiente da energia. Mas os benefícios desse projeto vão muito além. Quem acompanha o dia a dia dos educadores das escolas públicas vai entender bem o que estou expressando. É o brilho nos olhos que eu costumo falar.”
A cerimônia de premiação das escolas vencedoras foi realizada de forma on-line pelo Zoom e mostrou o engajamento desses profissionais que precisaram se reinventar e incentivar seus alunos em um momento de tantas incertezas provocado pela pandemia.
Sobre o projeto
O Light nas Escolas é um projeto de educação ambiental e sustentabilidade, que engaja a comunidade escolar (professores, alunos e responsáveis) na causa ambiental e na conscientização de que cada um pode fazer a sua parte para a construção de um mundo melhor. Mais especificamente no tema consumo de energia elétrica, que, além de desvendar o complexo sistema de geração, transmissão e distribuição, o projeto torna tangível um serviço essencial.
Em um mundo onde a pauta ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) é cada vez mais urgente, inclusive com metas para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, onde o ODS 7 é “Energia limpa e acessível”, um projeto como o Light nas Escolas ganha destaque.
O Light nas Escolas é composto por cursos para professores e coordenadores pedagógicos, com aulas e conteúdos inovadores como jogos e vídeos, é desenvolvido pelos professores em suas respectivas escolas e conta com a finalização no mês de novembro, com o Prêmio Light nas Escolas, que é o momento do reconhecimento desses profissionais que estão o tempo todo se reinventando e se adaptando ao modelo de aulas híbridas.
O Light nas Escolas conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE Aneel).
-Assessoria de Imprensa Light-
Cei Isaura Costa – Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.1