Escritor e historiador fala de seu livro sobre o Sistema Único de Saúde
O programa Conversa com o Autor que vai ao ar neste domingo (7), às 12h30, na Rádio MEC, apresenta uma entrevista com o escritor e historiador Clóvis Bulcão. Durante o bate-papo com a apresentadora Katy Navarro, o convidado fala sobre o livro “SUS: uma biografia”, obra que faz uma radiografia do Sistema Único de Saúde a partir da literatura brasileira.
Assinada também por Luiz Antonio Santinni – médico que criou o SUS junto com Sérgio Arouca, Hésio Cordeiro e outros nomes -, a publicação usa trechos de livros de Machado de Assis, por exemplo, para situar como as doenças progrediam ou como os médicos atendiam seus pacientes antigamente. Clóvis Bulcão usa suas habilidades de pesquisador para levar os leitores ao passado através de personagens criados por escritores brasileiros e contados em romances conhecidos na nossa literatura.
A edição inédita de Conversa com o Autor traz informações relevantes e está recheada de curiosidades. Ao longo da atração radiofônica, o escritor faz a leitura de trechos de “SUS: uma biografia” e de outras publicações onde as doenças existentes nos séculos passados traçaram novos caminhos para estudos e mudanças na saúde brasileira até a criação do Sistema Único de Saúde.
Carioca da gema, Clóvis Bulcão também utiliza a cidade do Rio de Janeiro como pano de fundo para sua obra. Foi assim que nasceram dois livros para o público infantojuvenil: “Leopoldina: a Princesa do Brasil” e “Noel: o Menino da Vila”. Mais recentemente, o autor escreveu duas biografias de famílias que muito contribuíram para o desenvolvimento do país: “Os Guinle: A história de uma dinastia” e “Henrique Lage: O grande empresário que, por amor, criou um parque”.
Sobre o Conversa com o Autor
Apresentado e produzido pela jornalista Katy Navarro, são quase 30 minutos de uma conversa que gira em torno dos lançamentos, títulos, curiosidades, processo criativo, sugestões de obras, leituras e as diversas narrativas literárias dos autores brasileiros. Em 2023, o programa completou uma década.
Os episódios da nova temporada também ficam disponíveis em formato de videocast no canal da emissora pública no YouTube.
Sobre a Rádio MEC
Conhecida de norte a sul do país como “A Rádio de Música Clássica do Brasil”, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.
A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.
Histórico da emissora
Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.
Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.
A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.
Serviço
Conversa com o Autor – domingo, dia 07/07, às 12h30, na Rádio MEC AM
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS
-Divulgação EBC-
@ Portal AL 2.0.2.4