A programação artística do Theatro Municipal oferece ao público, em 2022, uma série de masterclasses de graça, tanto para os estudantes e cantores que serão selecionados, quanto para o público que poderá assistir presencialmente às aulas, na Sala Mário Tavares, durante a temporada. No dia 29 de abril foi a vez do barítono Inácio de Nonno. Em breve, em 11 de maio, entre 11h e 13h, o tenor polonês Piotr Beczala vai ministrar uma masterclass, tendo como pianista acompanhante o maestro Edvan Moraes.
Para participar é preciso ter entre 18 e 35 anos. Uma banca examinadora irá selecionar quatro nomes por vez. Os apreciadores da arte lírica terão a chance de acompanhar a aula na plateia, de forma presencial. Tanto a aula quanto a entrada serão gratuitas.
As inscrições já estão abertas através do e-mail master.tmrj@gmail.com e vão até o dia 04 de maio. Quem quiser ver de perto, poderá chegar meia hora antes do início da aula, e a entrada será sujeita à lotação.
O tenor Piotr Beczala abre a temporada 2022 da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais. Ele se apresenta ao lado do pianista alemão Camillo Radicke, no dia 12 de maio, quinta-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 20h.
Sobre Piotr Beczala
Um dos tenores líricos em maior demanda do nosso tempo, Piotr Beczala é convidado assíduo dos principais teatros líricos do mundo. Natural da Polônia,é aclamado não somente pela beleza de sua voz, mas também por seu ardente compromisso com cada personagem que interpreta. Além de seu trabalho operístico, ele cantou muitas das grandes obras vocais com as mais notáveis orquestras e regentes do mundo.
Piotr Beczala deu início à sua temporada 21/22 com um concerto com a Staatskapelle Dresden sob a batuta de Christian Thielemann, interpretando a parte de tenor da Sinfonia Nº 9 de Beethoven na Semperoper de Dresden. Atuou em vários recitais com o pianista Helmut Deutsch no Theatre im Park em Viena, na Philharmonie Luxembourg e no Musikverein de Graz. Outros recitais e concertos levaram-no ao Gran Teatre del Liceu de Barcelona, à Ópera Estatal de Viena, a Linz — como parte da série de concertos “Great Voices” — a Gmunden no Salzkammergut Festwochen e à Elbphilharmonie de Hamburgo. No âmbito do Festival Whitsun de Salzburgo, participa do concerto de gala “Carmencita & Friends” juntamente com Cecilia Bartoli, Plácido Domingo, Rolando Villazón, Ildar Abdrazakov e vários outros colegas. O tenor empreenderá uma turnê de recitais que o levará a São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Na cena lírica, Piotr Beczala começa a temporada no papel de Manrico em Il Trovatore de Verdi na Ópera de Zurique, seguido por duas produções líricas no Metropolitan Opera de Nova York: Rigoletto de Verdi (Duque de Mântua) e Eugen Onegin de Tchaikovsky (Lensky). Na Ópera Estatal de Munique, encarna o papel de Cavardossi na Tosca de Puccini e o de Riccardo em Un Ballo in Maschera de Verdi. Encerra a temporada com Aida (Radamès), do mesmo compositor, no Festival de Salzburgo.
Na última temporada Piotr Beczala deu um recital ao lado do soprano Sondra Radvanovsky no Gran Teatre del Liceu em Barcelona, um concerto beneficente no Konzerthaus em Viena, no Teatr Wielki em Varsóvia, no Auditório de Bilbao e novamente no Konzerthaus em Viena. Subiu ao palco com Plácido Domingo para um concerto de gala no Teatro Bolshoi de Moscou e integrou a série “Met Stars Live in Concert”, com o soprano Sondra Radvanovsky. O tenor interpretou Das Lied von der Erde (A Canção da Terra) de Mahler com a Orquesta Nacional de España sob a batuta de David Afkham, no Auditório Nacional de Música em Madrid; cantou com o soprano Camilla Nylund no “Brixen Classics Festival” e foi à capital russa para um concerto da gala na famosa Sala de Concertos Tchaikovsky com a Orquestra Filarmônica de Moscou dirigida por Marc Piollet. Uma turnê de recitais com a pianista Sarah Tysman levou-o a Oviedo, Las Palmas, Barcelona e Madrid com um concerto de gala no Teatro Real. O tenor executou a Messa da Requiem de Verdi no Festival Grafenegg. Na cena lírica, Piotr Beczala cantou no Teatr Wielki em Varsóvia o papel-título do Werther de Massenet. Além disso, o Kammersänger da Ópera Estatal de Viena se apresentou três vezes na famosa casa de ópera, onde foi Werther em Werther, Ein Sänger em Der Rosenkavalier e Don José em Carmen. Outros destaques da temporada incluíram Lucia di Lammermoor (Edgardo) na Ópera de Zurique.
Desde a sua estreia como Duca (Rigoletto) em 2006, Piotr Beczala tem sido convidado regular do Metropolitan Opera, onde já encarnou os papéis de Lenski (Eugen Onegin), Príncipe (Rusalka), Edgardo (Lucia di Lammermoor), Rodolfo (La Bohème), Vaudémont (Iolanta), Riccardo (Un Ballo in Maschera), bem como os papéis-título em Roméo et Juliette e Faust, de Gounod. Em 2011, participou da turnê do Met ao Japão, onde fez sua estreia no papel de Des Grieux na Manon de Massenet em 2012. O tenor também pode ser ouvido regularmente nas Óperas de Munique e Viena e no La Scala em Milão. Em 2016 estreou como Lohengrin no Semperoper de Dresden ao lado de Anna Netrebko, sob a direção musical de Christian Thielemann.
Além de sua carreira na ópera, Piotr Beczala é muito procurado para programas de concertos e lieder. Em 2011 e 2012, apresentou-se no Concertos de Ano Novo no Semperoper de Dresden, sob a batuta de Christian Thielemann. Outros compromissos de concertos o levaram a Baden-Baden, Amsterdã, Madri, Budapeste, Viena, Milão e Omã.
Piotr Beczala lançou dois álbuns solo pela Deutsche Grammophon: My Heart’s Delight em 2013 e The French Collection em 2015. Em 2012, cantou no Concerto de Ano Novo na Semperoper de Dresden, dirigido por Christian Thielemann, lançado em CD e DVD pela Deutsche Grammophon. Um DVD de sua impressionante estreia no papel-título de Lohengrin, ao lado de Anna Netrebko como Elsa, foi lançado internacionalmente em 2017. Seu primeiro álbum solo no selo Pentatone, Vincerò!, com árias veristas, chegou às lojas em maio de 2020.
Em 2014, Beczala recebeu o Prêmio ECHO Klassik de “Cantor do Ano” e em 2019 foi homenageado como Kammersänger da Ópera de Viena.
Serviço:
Masterclass com Piotr Beczala
Data: 11 de maio – quarta-feira
Horário: entre 11h e 13h
Local: Sala Mário Tavares – anexo ao TMRJ
Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 – Centro – Anexo do Theatro
Entrada franca
Inscrições para estudantes e profissionais de canto.
Serão selecionados quatro cantores com idades entre 18 e 35 anos.
Os interessados deverão se inscrever até 04/05 pelo e-mail
master.tmrj@gmail.com, enviando os seguintes dados: Nome, data de nascimento, bio resumida, dois links para gravações e duas árias de ópera a serem apresentadas.
Classificação: Livre
Produção: Dellarte
Realização: Theatro Municipal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Stretto, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo.
-Cláudia Tisato e Gustavo Durán-
Assessoria de Imprensa TMRJ
Piotr Beczala – Foto de Capa: Divulgação Dellarte
@ Portal AL 2.0.2.2