A quinta edição do Fórum Cultura + Diversidade, chega à São Paulo a partir do dia 22 de abril, personagens que movimentam a cadeia produtiva da maior metrópole do país diariamente, contribuindo de forma considerável, para o incremento da economia e o fomento da cultura local, tornando a cidade uma das protagonistas das transformações culturais e de modelos de integração e diversidade.
Em formato totalmente online devido à pandemia ocasionada pela COVID19, o Fórum vem percorrendo importantes centros do país, sempre colocando em pauta, a contribuição, os desafios e oportunidades no mercado de trabalho de mulheres, LGBTQIA+, Negres, Pessoas com Deficiência (PCDs), Migrantes/Refugiados, Jovens, profissionais com mais de 50 anos de idade e povos indígenas, a partir de experiências coletivas e individuais, visando ampliar o debate e propor novas medidas inclusivas diante da inovação e pela mudança de comportamentos.
Criado em 2017 e apresentado pela segunda vez em São Paulo, o evento reunirá representantes do poder público, empreendedores, empresas, profissionais, estudantes e líderes de entidades, cujas experiências serão compartilhadas e discutidas, com a perspectiva de analisar as tendências do mercado, capacitar e gerar empregabilidade e apoio ao empreendedorismo em todas as suas formas, tendo majoritariamente, o foco na inclusão, não somente, mas a partir destes nichos, na busca dos melhores modelos de ações, formas de implementação em modelos cooperativos entre o capital, estado e sociedade.
Entre os temas abordados, o empreendedorismo feminino, a empregabilidade trans, acessibilidade para os PCDs e os negres no papel de liderança estarão em pauta. Os indígenas nas grandes metrópoles, o papel importante que os refugiados e migrantes exercem na economia, além da integração entre as gerações economicamente produtivas, também serão pontos de destaque nos debates que acontecerão diariamente às 19h, no canal oficial do Fórum no YouTube (youtube.com/forummaisdiversidadeoficial ). A programação completa, já com os especialistas confirmados para o debate pode ser acessada nas redes sociais do projeto: Facebook, Twitter e LinkedIn (@forummaisdiversidade)
O Fórum Cultura + Diversidade é um evento totalmente gratuito, patrocinado pela Lei Aldir Blanc e apoiado pela Secretaria de Cultura de São Paulo em uma iniciativa da Drum Brasil, reconhecida gestora de campanhas com foco na inovação, novos modelos de comportamento e apoio à sociedade diante de modelos sustentáveis. Entre os debatedores e mediadores já confirmados estão Kátia Teixeira, empresária responsável pela rede de empreendedoras femininas “Agora é que são Elas”, Márcia Rocha, empresária fundadora do projeto Transempregos, advogada integrante da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP e Chirley Pankará, indígena, CoDeputada Estadual (PSOL/SP), educadora e ativista do movimento.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
1º DIA (22/04/2021): das 19h às 19h45 – MULHERES EMPREENDEDORAS
Discussão: A partir dos exemplos das experiências de empreendedoras de sucesso, este painel debate os desafios e oportunidades para o empreendedorismo feminino.
2º DIA (23/04/2021): das 19h às 19h45 – OS NEGRES NO PAPEL DE LIDERANÇA
Discussão: Reunindo profissionais e representantes de empresas, discutiremos a necessidade de ampliação do acesso aos negros e negras nos papéis de liderança e decisão das corporações.
3º DIA (24/04/2021): das 19h às 19h45 – EMPREGABILIDADE TRANS
Discussão: Este painel de debates enfoca a multiplicidade de oportunidades de emprego para as pessoas trans, questionando a ideia de que travestis e transexuais se restringem aos subempregos.
4º DIA (25/04/2021): das 19h às 19h45 – ACESSIBILIDADE DE PCDs
Discussão: Relacionando vivências individuais e análises sobre o mercado de trabalho e a sociedade, esta mesa de debates propõe discutir propostas para uma acessibilidade efetiva de serviços, espaços públicos e ambientes de trabalho para as pessoas com deficiência.
5º DIA (26/04/2021): das 19h às 19h45 – 50 + E JOVENS – INTERGERAÇÕES INTEGRADAS
Discussão: Este painel estabelece uma rede de diálogo entre jovens que estão entrando no mercado de trabalho com profissionais a partir de 50 anos de idade, valorizando as possibilidades de trocas de experiências intergeracionais para um ambiente de trabalho mais produtivo e inclusivo.
6º DIA (27/04/2021): das 19h às 19h45 – MIGRANTES/REFUGIADOS – SABORES E COSTUMES
Discussão: A partir das trocas estabelecidas entre nativos, migrantes e refugiados no setor de culinária da cidade de São Paulo, este debate apresenta as contribuições positivas desse intercâmbio cultural e de integração de experiências.
7º DIA (28/04/2021): das 19h às 19h45 – INDÍGENAS NAS GRANDES METRÓPOLES
Discussão: Este painel reúne membros de povos indígenas residentes nos grandes centros urbanos brasileiros para debater os desafios de romper com os preconceitos relacionados aos povos originários ocupando o seu espaço nas metrópoles.
-Best Comunicação-
Foto de Capa / Divulgação
Portal AL 2.0.2.1