O Museu Histórico da Cidade, na Gávea, inaugura no próximo dia 11 de julho (domingo) a sala de leitura ‘Nuang – Caminhos da Liberdade’ que convida ao público infantojuvenil para um passeio pela cultura afro-brasileira e as memórias da infância.
Idealizado pela Piraporiando, o projeto ‘Nuang – Caminhos da Liberdade’ é inspirado na história da escritora Janine Rodrigues, que escreveu a história ainda na infância e que guarda memórias de sua família e de sua infância.
A obra literária foi publicada em 2018 por meio da Piraporiando, editora e edtech de educação para a diversidade. Com ilustrações da artista Luciana Nabuco, é premiada e reconhecida nacional e internacionalmente, principalmente pela abordagem da escritora que discute a diversidade, a cultura africana e afro-brasileira.
Atividades para toda a família
A sala de leitura ‘Nuang – Caminhos para a Liberdade’ é um espaço de leitura, criação e imaginação que celebra a diversidade. O espaço será utilizado para o público em geral e também para professores desenvolverem atividades de arte-educação.
“É com muita alegria e honra que o projeto ocupa esta sala do importante Museu da Cidade”, afirma Janine Rodrigues, idealizadora do projeto.
A obra literária ‘Nuang – Caminhos para a Liberdade’ conta a história de uma menina negra, a Nuang, que enfrenta seus medos para encarar o desafio de lutar por sua família e trazer a liberdade, tão almejada pelos Uthando, nome dado aos seus parentes. A obra aborda temas como cultura afro-brasileira, autoconfiança, coragem, além ajudar no empoderamento de meninas negras.
Além da obra literária Nuang e outras publicações da Piraporiando, que abordam diversidade, estarem disponíveis para a leitura, o espaço propõe atividades que estimulam a criatividade e também a importância na diversidade.
“Nossos passos vêm de longe… nossos passinhos também”: espaço para reunir a família, amigos, escolas e pensar: o que você fazia ou sentia quando criança e que agora, vê o mesmo acontecendo com as crianças? A proposta é estimular o diálogo sobre estas memórias e descubram como estes passos e passinhos se reúnem no decorrer do tempo.
“Memória de infância”: quais brincadeiras você lembra? Quem eram seus heróis e heroínas? O público é estimulado a acessar suas memórias da infância para contar para seus colegas, filhos e filhas, alunos e alunas.
“Varal das histórias”: espaço lúdico para escrever cartas para a personagem Nuang e para, quem sabe, recontar a história do livro. Novos finais, outros personagens…use a criatividade e a imaginação para se conectar com Nuang.
”Cabelos, coroas’: com o uso do giz, o público é estimulado a desenhar o cabelo das personagens dos livros, afinal, para o povo Uthando os cabelos são, na verdade, coroas.
A sala de leitura ‘Nuang – Caminhos da Liberdade’ é uma iniciativa em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e com Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, e foi aprovado na LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA EDITAL DO PRODUTOR CULTURAL – EDITAL No 01/2019.
Em setembro, a sala vai receber atividades de mediação de leitura e contação de histórias com a autora do livro, a escritora Janine Rodrigues.
Serviço:
O que: Sala de Leitura ‘Nuang – Caminhos da Liberdade
Onde: Museu Histórico da Cidade – estrada Santa Marinha, s/nº, acesso pelo final da Rua Marquês de São Vicente, Gávea
Quando: Inauguração 11 de julho de 2021. Entrada gratuita. Consultar no site do museus horários de funcionamento.
-Flavia Domingues-
Assessora de imprensa
Museu Histórico da Cidade – Foto de Capa: Cout Produções
Portal AL 2.0.2.1