Localizado no município de Duque de Caxias, o Gomeia há nove anos se consolidou como um espaço de diversidade cultural na Baixada e este ano foi reconhecido como Ponto de Cultura através da Política Nacional de Cultura Viva.
Surgiu em 2015, da união de oito coletivos artísticos com o sonho de criar o primeiro coworking cultural da Baixada Fluminense e fazer do espaço um ambiente colaborativo, criativo e dinâmico. A instituição nasceu com este compromisso de ser um farol criativo de formação, produção e difusão cultural em múltiplas linguagens e expressões artísticas e, também, um abrigo para os realizadores e coletivos culturais e sociais da Baixada.
O nome “Gomeia” é uma homenagem a Joãozinho da Gomeia, importante liderança religiosa e artística em Caxias. Nos últimos anos a incrível história de “Seu João” vem sendo cada vez mais descoberta e difundida e o Galpão Cultural é dedicado à sua memória e a sua atuação cultural na música, dança, canto e artes de matriz africana.
Ao longo de sua trajetória, os criadores do Gomeia enfrentaram desafios como a falta de financiamento e a necessidade de se reinventar em meio às crises. O apoio e a colaboração e cooperação de muitos amigos foram decisivos para a sobrevivência do espaço. Durante a pandemia, com a atuação de diversas parcerias, o espaço se tornou um importante centro de distribuição de cestas básicas, demonstrando seu compromisso com a justiça social e a solidariedade.
Hoje a atuação do Gomeia é um local de acolhimento e celebração das raízes afro-brasileiras ao longo destes anos, sempre promovendo atividades como capoeira, maracatu, encontros e debates contra qualquer tipo de intolerância, as sessões de cinema, lançamentos de livros e exposições, além de tantas outras manifestações a defesa da cultura popular que levou o Gomeia ao reconhecimento como Ponto de Cultura com certificação federal. O Gomeia, como Ponto de Cultura da Baixada Fluminense, tem realizado um grande diálogo e articulação entre diversos pontos de cultura da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
“O Gomeia é orgânico e ao longo do tempo percebeu que deveria desempenhar diferentes papeis na construção de diálogos com os artistas, a sociedade, os empreendedores culturais, financiadores e o Estado.” explica a coordenadora de produção do Gomeia, Clara de Deus.
.
Formação e empoderamento através da Arte
O Gomeia oferece uma Escola Livre de Artes com cursos de música, teatro, dança, hip hop, cinema e capoeira, buscando formar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, não apenas como artistas, mas como cidadãos críticos e engajados. O espaço também promove cursos de formação em empreendedorismo cultural e políticas públicas, incentivando o protagonismo e a autonomia dos participantes.
“O Gomeia vem ganhando uma grande experiência na realização de projetos de grande complexidade e de impacto sociocultural no território. Além dos processos formativos em diversos segmentos da cultura, estamos construindo uma metodologia e uma tecnologia sociocultural de transformação da realidade de jovens em situação de vulnerabilidade.” pontua Eduardo Prates, coordenador social e pedagógico do Galpão.
A Ela da BF é um dos destaques da organização e proporciona formação artística para jovens e adultos da Baixada Fluminense. O espaço também realiza eventos culturais como o Festivais de cinema, lançamento de livros, estreia de espetáculos, e também a Seletiva Nacional de Hip Hop, consolidando o galpão como um importante pólo de difusão da cultura urbana.
Heraldo Bezerra, presidente e coordenador audiovisual do Gomeia, chama atenção para a potência criativa do território e a forma com que o Gomeia tem incentivado e gerado oportunidade para as pessoas. “O Gomeia tem construído um cenário de oportunidade para muitos jovens ter direito a fazer escolhas de qual eixo artístico e formativo eles querem participar”.
.
SERVIÇO
Gomeia Galpão Criativo
Endereço: Rua Dr. Lauro Neiva, 32 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias
Site: https://gomeia.com.br/
.
-Gamarc Comunicação e Papo de Empreendedora-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.4