Conversar sobre dívidas, orçamento, o hábito de poupar e os primeiros passos no mundo dos investimentos, são os objetivos do livro “Deixe de ser pobre” (Maquinaria Editorial), escrito pelo empreendedor e administrador Eduardo Feldberg, criador do canal Primo Pobre, um dos maiores e mais populares canais sobre educação financeira do país, com mais de 1,4 milhões de inscritos e que vem ao Rio de Janeiro, para o lançamento na quinta e sexta-feira, 17 e 18 de agosto, às 18h, nas livrarias Leitura Tijuca e Leitura Bangu, respectivamente.
De maneira direta, simples e divertida, o autor aborda temas que fazem parte do cotidiano, mas que nem toda a população tem conhecimento como cartão de crédito, economia doméstica, organização financeira, planejamento de salário, investimentos, reserva de emergência e dívidas. “Uma boa educação financeira pode melhorar muito a vida de qualquer pessoa, inclusive a das que ganham pouco”, salienta.
Eduardo Feldberg é paulistano de Osasco e tem uma história real, na qual vivendo com o básico, economizando, trabalhando e ganhando um salário que alternou entre 295 e 3 mil reais ao longo de quase vinte anos, com a ajuda das rendas extras, conseguiu comprar um carro à vista, financiar um apartamento, viajar diversas vezes pelo Brasil e exterior, me casar e quitar todas as despesas com a cerimônia e a festa até a data do casamento – e ainda juntar 100 mil na poupança durante esse período. Começou a postar vídeos por diversão (de assuntos variados, principalmente tocando instrumentos musicais) e viralizou com o vídeo “Como quitar um financiamento de 30 anos em 3”, que obteve 8 milhões de visualizações.
Em seu canal no YouTube, Primo Pobre, conversa e ensina quem cansou de não entender as próprias finanças a cuidar do dinheiro de maneira fácil e descomplicada. O livro é o resultado de tudo que aprendeu, viveu e de indignação. “Eu estava indignado com o fato de muita gente boa trabalhar demais o tempo todo para, no final das contas, ter uma vida mais lascada que joelho de freira”, completa. “Apesar de falar de dinheiro na internet, eu não sou um milionário – estou muito longe disso – e quero justamente ir na contramão dos clichês de influenciadores de finanças”, completa.
Ao longo das 224 páginas, Deixe de ser pobre contribui para administrar melhor as finanças para que toda a família tenha o que merece, sem a necessidade de um salário altíssimo para isso. “A habilidade de lidar com o dinheiro envolve muitas coisas, como a inteligência de criar novas fontes de renda para aumentar seus ganhos, o esforço em poupar para conquistar metas e sonhos, a capacidade de providenciar recursos para o futuro, o autocontrole para não ser seduzido a comprar coisas desnecessárias anunciadas na televisão ou internet, a sabedoria de saber como e quando usar o cartão de crédito, o equilíbrio para saber quando e quanto gastar em certos produtos e a consciência de que, às vezes, o barato sai caro, mas, às vezes, pagar caro é burrice”, finaliza.
SERVIÇO: LANÇAMENTO PRIMO POBRE
Dia: 17 de agosto
Horário: 18h às 20h
Local: Livraria Leitura Tijuca, Shopping Tijuca – Av. Maracanã, 987 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20511-000
Dia: 18 de agosto
Horário: 18h às 20h
Local: Livraria Leitura Bangu, Bangu Shopping – R. Fonseca, 240 – 158A – Bangu, Rio de Janeiro – RJ, 21820-005
-TX Comunicação-
@ Portal AL 2.0.2.3