Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

De graça e online: escritora Gisela de Castro lança “O Livro das Capitais” – divertido e inteligente

Dia das Crianças

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
outubro 9, 2021
Em Notícias
0
De graça e online: escritora Gisela de Castro lança “O Livro das Capitais” – divertido e inteligente
313
Compartilhamentos
2.4k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, e Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO / UFRJ) apresentam:

 

O LIVRO DAS CAPITAIS

Leia também

FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!

Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!

Videolivro interativo em forma de plataforma divertida e inteligente criada pela escritora e atriz Gisela de Castro, da Zucca Produções, ganha quatro indicações no festival Rio WebFest 2021

www.olivrodascapitais.com.br

 

Geografia, poesia e música estão juntas em mais uma iniciativa da Zucca Produções: a plataforma O LIVRO DAS CAPITAIS, que será lançada no próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, já com quatro indicações no festival Rio WebFest 2021. O projeto é resultado do mestrado profissional da escritora e atriz Gisela de Castro, dentro do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). A plataforma é um desdobramento do livro-quebra-cabeça UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS, escrito pela própria Gisela, produzido pela Zucca Produções e lançado pela editora Zucca Books em 2019.

O LIVRO DAS CAPITAIS é um videolivro interativo em forma de plataforma multimídia online, composta por conteúdos interativos e vídeos com contação das histórias do livro UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS, narradas pela multiartista Gisela de Castro, com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O projeto propõe o uso de novas mídias e tecnologias digitais para a difusão e promoção da cultura brasileira, com abordagem por diversas áreas do conhecimento, de geografia a literatura, passando por música, design, artes visuais, audiovisual e jogos. Todo o conteúdo registrado, desenvolvido, reunido e disponibilizado no site é de acesso gratuito e livre.

O videolivro online recebeu 4 indicações no festival internacional Rio WebFest 2021 nas seguintes categorias: Melhor Série Educacional; Melhor Performance (Não Ficção); Melhor Ideia Original; Melhor Série Brasileira; além de estar concorrendo ao voto popular no site do festival (https://riowebfest.net/pt-br/voto-popular/ )

A plataforma é um desdobramento da proposta “UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS – MANUTENÇÃO (2ª edição, oficinas e vídeos)”, contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ 2020 e que, desta forma, contou com o patrocínio do Governo Federal, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Aldir Blanc. O megaprojeto – envolvendo a segunda edição do livro, oficinas e vídeos, além da plataforma – é da Zucca Produções, empresa com 18 anos de estrada na área artística e cultural.

A autora está radiante! “O projeto foi uma grande surpresa! Ele nasceu do livro UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS, que lancei em 2019. Quando vi que existia pouco maerial audiovisual com acessibilidade para surdos, tive a ideia de transformá-lo numa plataforma interativa e o site acabou virando um videolivro! Atualmente, temos muitos audiolivros disponíveis no mercado, que atendem a um público deficiente visual, mas há pouco material como esse para o público surdo. Então, achei que seria uma oportunidade para lançar a plataforma dessa maneira, ajudando os estudantes a entenderem a cartografia brasileira de forma lúdica. O projeto ainda está sendo desenvolvido para uma outra via, com interatividade sensível para ajudar estudantes com dislexia a melhorarem seus processos de leitura. O livro com interações sensitivas está em desenvolvimento por meio de pesquisas com a equipe do professor Joel Santos”, empolga-se Gisela.

Todas as atividades do projeto tiveram como origem o livro de Gisela de Castro, selecionado para fazer parte dos Catálogos de Bolonha e AEILIJ (2020), tendo recebido Menção Honrosa na categoria Literatura Juvenil no Concurso Internacional de Literatura 2019, da União Brasileira de Escritores do RJ e foi finalista do Prêmio Jabuti 2020, na categoria juvenil.

 

A IDEIA

A escritora, atriz, contadora de histórias, editora, produtora cultural e licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ, Gisela de Castro, resolveu juntar uma equipe multidisciplinar, envolvendo pessoas de diferentes faixas etárias e com formações diversas, a fim de criar uma plataforma interativa, com as histórias do livro UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS – na verdade, são cinco livros, um para cada região do país, que juntos formam o mapa do Brasil como um quebra-cabeça –, apresentando a narração dos conteúdos, em vídeo, com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

 

O objetivo de construir o videolivro interativo em forma de plataforma online era disponibilizar e democratizar o acesso ao projeto, em que o público poderia montar sua própria trajetória de navegação e se divertir com os mapas e as histórias de cada região.

 

COMO FUNCIONA

Assim surgiu o site www.olivrodascapitais.com.br como uma plataforma interativa, especialmente para crianças, jovens e educadores. Nele, cada usuário percorre O LIVRO DAS CAPITAIS a partir de uma trajetória única, por meio de hiperlinks que ligam os conteúdos de cada uma das cinco regiões do Brasil, representadas por recortes gráficos que sugerem as fronteiras geográficas do país, de forma animada e interativa. Os mapas, que brincam com a geografia a partir de elementos visuais fragmentados, extraídos das ilustrações do livro original, oferecem múltiplas possibilidades de “viajar” através das histórias ficcionais de cada capital brasileira.

A partir do mapa do Brasil subdividido nas cinco macrorregiões, cada uma “clicável” e levando para novos mapas com os estados brasileiros, o usuário monta seu passeio, escolhendo qual das 27 cidades vai visitar, em que ordem e espaço de tempo:

– três cidades na Região Sul – Curitiba (Paraná), Florianópolis (Santa Catarina) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul);

– quatro cidades na Região Sudeste – Belo Horizonte (Minas Gerais), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), São Paulo (São Paulo) e Vitória (Espírito Santo);

– quatro cidades na Região Centro-Oeste – Brasília (capital do País e sede do Distrito Federal), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Cuiabá (Mato Grosso) e Goiânia (Goiás);

– nove cidades da Região Nordeste – Aracaju (Sergipe), Fortaleza (Ceará), João Pessoa (Paraíba), Maceió (Alagoas), Natal (Rio Grande do Norte), Recife (Pernambuco), Salvador (Bahia), São Luís (Maranhão) e Teresina (Piauí); e

– sete cidades da Região Norte – Belém (Pará), Boa Vista (Roraima) Macapá (Amapá), Manaus (Amazonas), Palmas (Tocantins), Porto Velho (Rondônia) e Rio Branco (Acre).

Disponibilizada de forma gratuita e livre para todos os públicos, a plataforma serve como uma proposta divertida de entrar em contato com a geografia do país e procurar pistas sobre a diversidade da cultura brasileira.

 

SOBRE A AUTORA

Multiartista, produtora e escritora, licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ, estudou Metodologia do Ensino na Unicamp e é mestranda em Mídias Criativas na ECO/UFRJ. Finalista do PRÊMIO JABUTI 2020, recebeu prêmios como atriz, produtora e escritora. Autora contratada pela AGÊNCIA RIFF, roteirista contemplada pelo FSA/Ancine para desenvolver série sobre divulgação científica para jovens, há 18 anos é sócia e diretora artística da Zucca Produções e da Editora Zucca Books.

 

SOBRE A ZUCCA PRODUÇÕES

Fundada em 2003 por Julio Augusto Zucca e pela escritora e atriz Gisela de Castro, a produtora é especializada em criação, produção e gestão de projetos culturais. Ao longo de sua trajetória, realizou mais de 100 projetos, de variadas modalidades artísticas: peças de teatro, espetáculos de dança, festivais de música e de dança, shows, exposições de arte, livros, filmes, séries para a TV, gravações de discos, orquestras, bandas de música tradicionais, e projetos de pesquisa socioculturais e de formação artística. Um grande projeto de restauro de patrimônio histórico e um programa de residência artística fazem parte de sua história.

A direção da empresa é de Julio Zucca, que, há 16 anos ministra cursos e oficinas de produção cultural referentes à criação e gerenciamento de projetos, captação de recursos e leis de incentivo à cultura. Outro campo de atuação da Zucca é a consultoria e assessoria para projetos de outras produtoras, especialmente relacionadas à formatação, gestão, regulação, leis de incentivo à cultura e mecanismos de fomento.

 

CRÉDITOS

Da plataforma

Direção, produção, textos e coordenação geral: Gisela de Castro

Orientação acadêmica: Aída Marques

Orientação de projeto: Julia Salles

 

-SG Assessoria de Imprensa-

Gisela de Castro – Foto de Capa: Sabrina Paz

@ Portal AL 2.0.2.1

Tags: BrasilEntretenimentoHistóriaHoróscopoLiteraturaRio de janeiroSão Paulo
Previous Post

Sua programação de sábado e domingo é aqui! Feriadão agita a quadra do Salgueiro

Next Post

Aqui você se diverte! Bar do Zeca Pagodinho apresenta suas próximas atrações

Related Posts

FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!
Notícias

FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!

maio 12, 2025
Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!
Notícias

Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!

maio 12, 2025
Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira
Notícias

Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira

maio 12, 2025
De 12 de maio até 5 de junho: CAIXA abre nova seleção para estagiários de nível médio, técnico e superior
Notícias

De 12 de maio até 5 de junho: CAIXA abre nova seleção para estagiários de nível médio, técnico e superior

maio 12, 2025
Dando início ao novo projeto, Grupo Molejo apresenta a inédita “Coração Molengo”
Notícias

Dando início ao novo projeto, Grupo Molejo apresenta a inédita “Coração Molengo”

maio 12, 2025
Novo CNU: Governo anuncia nova edição do Concurso Nacional Unificado – Confira!
Notícias

Novo CNU: Governo anuncia nova edição do Concurso Nacional Unificado – Confira!

maio 11, 2025

Recommended

Nany People assiste pela segunda vez espetáculo 80. A Década do Vale Tudo- Doc.Musical

Nany People assiste pela segunda vez espetáculo 80. A Década do Vale Tudo- Doc.Musical

setembro 20, 2023
Completando 26 anos, Centro Cultural Light disponibiliza peças online para pais e crianças

Completando 26 anos, Centro Cultural Light disponibiliza peças online para pais e crianças

abril 27, 2020

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    318 shares
    Share 127 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    309 shares
    Share 124 Tweet 77
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    335 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO