Em comemoração aos dias do Livro e do Direito do Autor, em 18 e 23 de abril, respectivamente, o Centro Cultural Light desenvolveu uma programação especial voltada para o estímulo ao hábito da leitura e à contação de histórias. Os conteúdos – vídeos e stories interativos – estarão disponíveis nas mídias sociais do Centro Cultural Light até o dia 30 de abril.
Educadoras da instituição darão indicações de livros, produzirão tutoriais para a criação, em casa, de marcadores de livros, além de dar diversas dicas para adquirir o hábito de leitura. Confira os destaques da programação do Instagram, Facebook e Youtube (@centroculturallight), com classificação livre:
Hora da Poesia
A cada semana, uma educadora do Programa Educativo Cultural Light vai compartilhar trechos de poesias, entre elas “Não Serei Anônima” e “Tudo Nela Brilha e Queima”, de Ryane Leão, e “Menino do Mato”, de Manoel de Barros.
Te Conto um Conto
Por meio de vídeos didáticos, as mediadoras farão a contação de uma história popular ou de contos. Em um dos conteúdos, por exemplo, a educadora Juliana Brandão vai contar, acompanhada com o som de um pandeiro, a história “O jabuti e as frutas desconhecidas – versão de Beatrice Tanaka”. Em outro vídeo, a educadora e historiadora Alana Ribeiro irá apresentar a literatura de cordel “A Peleja do Cérebro com o Coração”, de Marcus Lucenna.
Tutoriais criativos
Com o objetivo de estimular criatividade e a imaginação, a educadora Fernanda Monteiro, mestre em Física, fará um tutorial de como fazer um marcador de página utilizando materiais que são encontrados dentro de casa.
Valorização dos livros
Conteúdo explicativo sobre o processo de criação de um livro, usando como base o livro “O papagaio que não gostava de mentiras e outras fábulas africanas”, de Adilson Martins.
Diário das Emoções
Jade Helena da Silva, graduanda em Letras e educadora do Centro Cultural, vai apresentar uma proposta de atividade que incentiva a escrita criativa e abrirá possibilidades para que as pessoas lidem com os sentimentos. Essa atividade consiste em confeccionar um caderno com páginas coloridas no qual cada cor representa um sentimento vivido no cotidiano. Conforme for alimentado, o Diário das Emoções tem como objetivo se transformar em um instrumento de autoconhecimento para crianças, jovens e adultos de todas as idades.
Serviço:
“Programação on-line do Centro Cultural Light para o mês de abril”
Quando: Até 30 de abril de 2021 – conteúdos novos toda semana
Onde: Redes Sociais – @centroculturallight (Instagram, Facebook e Youtube)
Gratuito
Classificação livre.
O Programa Educativo Cultural Light conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE Aneel).
-Assessoria de Imprensa – Light-
Foto de Capa / Divulgação
Portal AL 2.0.2.1