Através da Secretaria de Cultura, governo contará com estande voltado à preservação e sustentabilidade na maior feira de artesanato e economia criativa da América Latina
.
Entre os dias 9 e 13 de abril, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), por meio da Escola Estadual da Cultura, participa da 17ª edição da Rio Artes, que será realizada no Centro de Convenções EXPOMAG, na Cidade Nova – RJ. O estande mais democrático do evento contará com uma programação com oficinas e cursos de capacitação, palestras e apresentações artísticas, além do diálogo com gestores culturais e parceiros.
Com o tema “Caminhos Criativos – Fazeres Inteligentes, Preservação e Sustentabilidade”, o espaço trará uma imersão na riqueza artesanal das dez regiões culturais fluminenses, destacando a conexão entre tradição, saberes populares, preservação e o uso sustentável dos recursos da Mata Atlântica. Neste ano, a Sececrj ainda traz outra novidade: mais de mil pessoas do interior do estado poderão viver a experiência do evento, com transporte gratuito e acesso completo por meio do programa Passaporte Cultural RJ.
“A participação da Sececrj na Rio Artes reafirma nosso compromisso com a valorização da economia criativa, o fortalecimento do artesanato como expressão cultural e a promoção da inclusão produtiva. O evento é uma oportunidade singular para o artesão fluminense expandir seus horizontes de mercado, adquirir novos conhecimentos e integrar redes de valorização cultural e econômica”, afirma Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Para celebrar a pluralidade cultural no Estado do Rio de Janeiro, artesãos de todas as regiões fluminenses que participaram das últimas edições do evento através da Sececrj, ou foram contemplados em editais ligados ao artesanato, foram convidados a expor suas obras no estande.
“Ao todo, 117 artesãos foram convidados a participar como expositores na 17ª edição da Rio Artes, ocupando o estande da Sececrj. Selecionamos artistas de todas as regiões do Estado com o objetivo de valorizar novos talentos e promover a diversidade de técnicas e materiais utilizados no território fluminense. Além desses expositores selecionados, vamos trazer pessoas de todo o Rio de Janeiro, que estejam envolvidas com o artesanato e a economia criativa, para viverem essa experiência. Por meio do programa Passaporte Cultural RJ, vamos garantir transporte e ingressos gratuitos para 1.300 cidadãos, fortalecendo a política de acesso e democratização da cultura”, ressalta Cláudia Viana, Subsecretária de Formação, Acesso a Equipamentos Culturais, Difusão e Inovação e Diretora da Escola Estadual da Cultura RJ.
Neste ano, a Sececrj atenderá mais de mil pessoas ao longo dos cinco dias de programação, com caravanas de 70 cidades de todo o estado, garantindo transporte e acesso gratuito ao evento.
.
Sobre o estande “Caminhos Criativos – Fazeres Inteligentes, Preservação e Sustentabilidade”
A ambientação do estande seguirá uma identidade visual inspirada na natureza e nas técnicas de artesanato, com cartelas de cores que incluem tons de cerâmica, ocre, nude, azul jeans e verde oliva, e contará com elementos simbólicos, como árvores-esculturas representando espécies exaltam a mata atlântica fluminense, como Ipê, Jequitibá, Manacá e Araucária.
O espaço de 525m² será dividido em cinco grandes áreas com diferentes programações: Exposição Cultural, com peças representativas do artesanato raiz; Escola Estadual da Cultura, com oficinas e cursos de capacitação gratuitos para públicos de diferentes faixas etárias; Sala de Atendimento Institucional, voltada ao diálogo com gestores culturais e parceiros; Palco das Artes, com atrações artísticas como música, dança, palestras e desfiles; e Artesanato Imersivo, com a oportunidade para os participantes experimentarem o fazer de um artesanato sustentável.
Serviço
Período: de 9 a 13 de abril
Horário: 10h às 20h (de quarta a domingo)
Local: EXPOMAG – Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova/Rio de Janeiro
Ingressos: R$30 inteira / R$15 meia-entrada (https://feirarioartes.com.br/ingressos/)
Classificação: 8 anos
Mais informações: feirarioartes.com.br
-Ascom Cultura-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.5