As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link disponível nas bios oficiais dos perfis Lá da Favelinha e do Disputa Nervosa. Além das batalhas, o evento contará com um show de abertura com Kdu dos Anjos
Projeto Favelinha na Estrada, idealizado pelo multiartista mineiro Kdu dos Anjos, faz sua primeira parada no Rio de Janeiro com dois eventos gratuitos, promovendo a ocupação de espaços culturais pelo funk e fortalecendo conexões entre periferias de diferentes regiões. No sábado, 16 de novembro, às 19h, a Cia Favelinha apresenta o espetáculo Brinco de Ouro no Teatro Dulcina, apoiado pelo Programa Funarte Aberta. No domingo, 17 de novembro, a partir das 14h, o EstudeoFunk – Fundição Progresso recebe a Disputa Nervosa, batalha de dança funk aberta ao público.
Patrocinado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o projeto seguirá para outras sete capitais, entre elas Fortaleza, Porto Alegre, Manaus e São Paulo, com o intuito de expandir a cultura periférica por meio do funk e promover a inclusão em espaços artísticos nacionais.
O espetáculo Brinco de Ouro, interpretado por sete artistas, tem 60 minutos de duração e carrega elementos afro-diaspóricos vivenciados pelos intérpretes criadores. Também traz influências da capoeira, samba, vogue, rebolado, mtg, passinho foda e celebra, principalmente, a expressão do passinho de BH.
Já a etapa nacional da batalha de funk Disputa Nervosa dá protagonismo para dançarinos de funk das quebradas do Brasil, conectando esses artistas a outros de variadas partes do país, através de um elo forte e poderoso que é a cultura urbana. Nele, são exaltados os diferentes movimentos, ritmos e estilos que existem no funk brasileiro, dando também ao público a oportunidade de conhecer essas variadas manifestações.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link disponível nas bios oficiais dos perfis Lá da Favelinha e do Disputa Nervosa. Além das batalhas, o evento contará com um show de abertura com Kdu dos Anjos.
Kdu dos Anjos
Kdu dos Anjos, artista multifacetado e empreendedor de periferia do Brasil, ganhou prêmios e reconhecimento por seus projetos sociais, moda cooperativa e arquitetura inovadora. Em 2023, ele se destacou nacional e internacionalmente ao vencer a disputa mais importante do meio da arquitetura com a Casa do Ano pelo site da archdaily. Além disso, lançou-se como diretor de documentários, estreando com o filme “Folia dos Anjos” e prepara para lançar seu segundo filme “Nevou”. Em 2024 implementou uma nova faceta: repórter! Onde cobriu o carnaval de rua de BH, o SXSW no Texas e as olimpíadas de Paris, para rede globo e outros parceiros.
Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva.
A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os estados brasileiros.
Serviço
Brinco de Ouro
Dia 16 de novembro, sábado, 19h
Local: Teatro Dulcina, espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte (Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro)
Ingresso: R$10 (preço único)
*Projeto contemplado no programa Funarte Aberta
Disputa Nervosa
Dia 17 de novembro, domingo, a partir das 14h
Local: EstudeoFunk – Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24, Centro. Rio de Janeiro)
Entrada gratuita
Instagram – Kdu dos Anjos
Instagram – Lá da Favelinha
-Pevi 56-
Foto de Capa: Pablo Bernardo
@ Portal AL 2.0.2.4