O programa CCBB Educativo – Arte & Educação traz em julho uma programação repleta de atividades destinadas às crianças, famílias, artistas, comunidade escolar e público interessado. Além das atividades presenciais, será oferecida uma vasta programação e conteúdos online, que podem ser acessados, e ter a participação do público, de qualquer lugar do Brasil.
As crianças poderão acompanhar as atividades propostas pelo Lugar de Criação, presencial e online, além do Múltiplo Ancestral, com os temas ‘Baquaqua e Sankofa’ e ‘Canto Para Tecer Memória’. E público em geral poderá acompanhar os cursos de Transversalidade, com os temas ‘Acervos Falantes’ e ‘Canto Para Tecer Memória’. E para celebrar o Dia Nacional do Escritor, o programa realiza uma conversa sarau com educadores e participantes.
Para mais informações e inscrições para as atividades, acesse o site do CCBB Educativo.
Dica: O acervo digital do CCBB reúne todos os conteúdos da programação online, que vem sendo ampliado todos os meses, especialmente desde o primeiro semestre de 2020. Educadores, estudantes, pesquisadores, crianças, pais e toda a família podem acessar a qualquer momento uma grande quantidade de atividades e conteúdos com a curadoria do CCBB Educativo aqui.
Programação presencial
Domingos, 2ª-feiras, 4ª-feiras e 6ª-feiras, às 12h e às 16h30 | 5ª-feiras e sábados, às 12h
Visitas Mediadas: Exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto
Nas visitas mediadas os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.
A exposição exibe obras do pintor Ivan Serpa (1923-1973) abrangendo sua multiplicidade estética e técnica. A mostra resume a essência da obra desse artista que, apesar de ser mais conhecido pelo Concretismo, também se aventurou pela liberdade do expressionismo, sem nunca perder contato com a ordem e a estrutura.
Duração: 1h | Capacidade 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma Eventim | Classificação indicativa Livre | Indicada para pessoas acima de 5 anos.
Visitas mediadas presenciais serão transpostas para o ambiente virtual caso o CCBB SP esteja fechado ao público. A programação completa e as inscrições estão disponíveis em www.ccbbeducativo.com/visitas.
5ª-feira e sábado, às 16h30 – Visitas Mediadas Em Libras: Exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto
Nas visitas mediadas em Libras, ocorrendo simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras), os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.
A exposição exibe obras do pintor Ivan Serpa (1923-1973) abrangendo sua multiplicidade estética e técnica. A mostra resume a essência da obra desse artista que, apesar de ser mais conhecido pelo Concretismo, também se aventurou pela liberdade do expressionismo, sem nunca perder contato com a ordem e a estrutura.
Duração: 1h | Capacidade 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma Eventim | Classificação indicativa Livre – Indicado para pessoas acima de 5 anos.
Visitas mediadas em LIBRAS acontecerão apenas se o CCBB SP estiver aberto ao público.
Todos os sábados, às 15h – Lugar de Criação
Essa atividade propõe realizar o convívio com as artes e temáticas atuais, em vivências que acolhem crianças, jovens e adultos em processos e experiências de pesquisa e criação, a partir de materiais disponíveis em casa e do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos.
03/07 – Oficina de Saberes
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.
10/07 – Jogos de Arte
Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.
17/07 – Oficina de Artes
Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.
24/07 – Oficina de Histórias
Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.
31/07 – Oficina de Saberes
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.
Atividade tem 1h de duração | Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio pelo site/app da Eventim. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode ser acompanhado por até 04 pessoas de sua família | Local no mezanino ou auditório | Classificação indicado para pessoas acima de 5 anos.
As atividades presenciais do Lugar de Criação poderão ser transpostas para o ambiente virtual caso o CCBB SP esteja fechado ao público. A programação completa e as inscrições estão disponíveis em https://www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis.
Programação digital
De 2ª-feira a 6ª-feira. Visitas online para escolas e instituições
As visitas online realizadas pelos educadores são pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas e o patrimônio cultural como forma de construção da identidade, levando em consideração a pluralidade dos públicos. Essas atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.
Duração: 0h50 ou 1h40 | Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes | Classificação indicativa para pessoas acima de 5 anos | Inscrições: https://www.ccbbeducativo.com/visitas
12/07, 2ª-feira, às 10h. Com a Palavra: Um percurso pela exposição Nise da Silveira: A Revolução pelo Afeto
Neste dia, Vitor Pordeus, fundador do Núcleo de Cultura Ciência e Saúde, do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, propõe um percurso pela exposição Nise da Silveira: A Revolução pelo Afeto, abordando o trabalho da revolucionária médica alagoana. Para Vitor, Nise da Silveira é o Galileu da medicina, e seu telescópio é o Museu de Imagens do Inconsciente, uma das maiores e mais sistemáticas explorações no psiquismo humano, demonstrando cientificamente as teorias de seu mestre Carl Jung com quem Nise trabalhou por quase dois em Zurich na Suíça.
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos | Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo | Acesso: Evento gratuito | https://www.ccbbeducativo.com/visitas
14/07, 4ª-feira, às 15h. Transversalidade: Acervos Falantes
Neste dia, Claudinei Roberto, professor, curador e artista, aborda os diálogos possíveis entre o museu e seu público. O encontro visa realçar a importância vital dos museus enquanto equipamentos de educação e formação cidadã, observando o que eles têm a nos dizer a partir de seus acervos.
Encontro em formato webinar | Acessível em Libras | 500 vagas | Classificação indicativa para pessoas acima de 16 anos | Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação | Inscrições: https://www.ccbbeducativo.com/cursos
Lançamento. Percurso: Podcast CCBB Educativo #6 – FUTURO
Percurso é um podcast mensal, de caráter cultural, realizado pela equipe Programa CCBB Educativo – Arte & Educação. Neste programa a conversa será com as curadoras Analu Bambirra e Carol Almeida sobre a “Mostra de Cinema Árabe Feminino”. A atriz Clarice Niskier também foi convidada para fazer uma crítica a partir do espetáculo “Coração de Campanha”. Também acontece uma conversa mediada pelo educador Tiago Cruz sobre a exposição “Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade”. Para finalizar, refletimos sobre a atividade “Desenho Vivo”, realizada no CCBB Brasília.
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos | Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação
16/07, 6ª-feira, às 10h. Lugar de Criação Digital: O que é Patrimônio Cultural?
Entre julho e outubro, o Lugar de Criação abre um diálogo com o Patrimônio Cultural e Natural em uma série de quatro propostas que, em pequenos experimentos, conectam esse tema a nossa vida cotidiana. Nesta primeira atividade, que tal conhecer o que é patrimônio cultural de uma maneira bem divertida?.
Classificação indicativa para pessoas acima de 3 anos | Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação | https://www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis
24/07, sábado, às 10h – Múltiplo Ancestral: Baquaqua e Sankofa
Em uma conversa sonora, o pianista pernambucano Amaro Freitas, uma das principais revelações do jazz brasileiro contemporâneo, em material produzido especialmente para o Programa CCBB Educativo, toca e fala sobre suas pesquisas, referências e músicas a partir de sua ancestralidade, da busca espiritual por histórias esquecidas, filosofias antigas e figuras inspiradoras do Brasil negro. Baquaqua traz a história raramente contada do africano Mahommah Gardo Baquaqua, que foi trazido para o Brasil como escravo, mas fugiu para Nova York em 1847, onde aprendeu a ler e escrever. Sua autobiografia foi publicada pelo abolicionista americano Samuel Moore e hoje é o único documento conhecido sobre o comércio de escravos escrito por um ex-escravo brasileiro.
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos | Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo | https://www.ccbbeducativo.com/multiplo
25/07, domingo, às 14h. Data comemorativa: Dia Nacional do Escritor
Quais tipos de escritores conhecemos? Os que escrevem literatura, livros didáticos, livros científicos, autoajuda, biografias, livros teóricos, poesia. Desde 1960, comemoramos no Brasil o Dia do Escritor, em 25 de julho. Para celebrar os escritores brasileiros, o CCBB Educativo realiza uma conversa sarau, e os participantes, mediados por educadores, poderão ler em voz alta, conversar e partilhar alguns trechos de textos – literários ou não – de seus autores preferidos.
Encontro em formato webinar | Vagas: 100 | Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 5 anos | Acesso: Evento gratuito | Inscrições: https://www.ccbbeducativo.com
28/07, 4ª-feira, às 15h. Transversalidades: Território Encantado
Nesta edição, Fabiana Barbosa, produtora cultural, assistente social e educadora, apresenta o Memorial do Homem Kariri, museu que funciona na sede da Fundação Casa Grande, na primeira casa da cidade de Nova Olinda (CE), construída no século XVIII. O prédio onde funciona o Memorial estava em ruínas desde o ano de 1975, mas em 1992 foi restaurado para abrigar o Memorial, sendo a esta casa, sua primeira obra. Ele resgata e preserva a história do homem do vale do Cariri, expondo um acervo com peças líticas e cerâmicas, lendas ilustradas pelas crianças e fotografias.
Encontro em formato webinar | Acessível em Libras | Vagas: 500 | Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos | Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação | Inscrições: www.ccbbeducativo.com
31/07, sábado, às 10h – Múltiplo Ancestral: Canto Para Tecer Memória
Neste dia, a artista marrona araucana Brisa Flow traz a música indígena contemporânea, e apresenta as relações e narrativas antigas de pueblos indígenas de Abya Yala. Na performance, Brisa canta sobre o tempo circular, el bailar del Kultrun, instrumento ancestral mapuche que representa as estações e o tempo do dia atravessando a noite e da noite atravessando o dia.
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos | Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo | https://www.ccbbeducativo.com/multiplo
Link para Imagens:
https://drive.google.com/drive/folders/1x9qPprDQdEjiZq9DkA6CqpHQndqWVeht?usp=sharing
=========================
Redes sociais CCBB São Paulo
Facebook/ccbbsp | Twitter/ @ccbb_sp | Instagram/ccbbsp
-Betini Comunicação-
Brisa Flow – Foto de Capa: Larissa Machado
Portal AL 2.0.2.1