Universidade vai sediar o segundo encontro da RUC (Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum), rede que congrega universidade públicas e privadas, 10 anos após a publicação da Laudato Si’; evento será representado no Brasil pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva
De 20 a 24 de maio, a PUC-Rio irá sediar, em seu campus na Gávea, o Congresso das Universidades Ibero-americanas, “Dívida Ecológica e Esperança Pública”, organizado pela RUC (Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum). O evento será o segundo encontro de reitores da rede e irá abordar “Os 10 anos da Laudato Si’ – Preparatório para COP30”. O primeiro encontro foi realizado pelo Papa Francisco na Santa Sé, em setembro de 2023, com mais de 250 reitores.
Criada em 2016, a RUC foi inspirada pela Encíclica Laudato Si’ (Louvado Sejas), escrita pelo Papa Francisco no ano anterior como um alerta ao agravamento da crise climática e que, neste ano, completa dez anos de sua publicação.
Membro da RUC e com apoio da Asociação de Universidades Jesuítas da América Latina (AUSJAL), a PUC-Rio se propõe a realizar um evento acadêmico internacional de grande relevância, que reunirá mais de 200 líderes de 150 universidades públicas e privadas da América Latina e Caribe, Espanha, Portugal e Estados Unidos.
Além disso, contará com a participação de governos da região, organizações internacionais e multilaterais, setor privado, bem como organizações da sociedade civil que se mobilizam para cuidar da nossa casa comum.
O reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso,SJ lembrou que o Papa Francisco iniciou seu pontificado no Rio de Janeiro, com a Jornada Mundial da Juventude, e, agora, os reitores e responsáveis pelas universidades na América Latina irão celebrar a memória e o legado do pontífice na mesma cidade.
“Com tristeza nos despedimos do Papa, mas Francisco nos deixou tarefas a cumprir, como o cuidado da casa comum e o apoio às instituições democráticas no território latino-americano”, afirmou o reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso,SJ.
A escolha do Brasil como sede para o Congresso não foi por acaso. Em novembro, será realizada a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém (PA), tema que será discutido pelas lideranças universitárias como preparação para a Conferência.
Segundo Pedroso, será um momento de reflexão e elaboração de propostas que poderão ser levadas para Belém. “Na PUC-Rio temos um programa, o Amazonizar, voltado para questões climáticas e de sustentabilidade. Como uma universidade de pesquisa de alta complexidade, temos como missão propor soluções para os grandes desafios ambientais que enfrentamos. Outras universidades também estão trabalhando neste tema, e vamos, neste encontro, compartilhar experiências e fomentar parcerias”, explicou.
O encontro tem como objetivos articular recomendações estratégicas para a COP 30 a partir da comunidade acadêmica; refletir sobre o impacto da encíclica Laudato Si’ no ensino superior; fomentar redes de cooperação interuniversitária em torno da sustentabilidade e da mudança climática; e promover o diálogo entre academia, setor público e setor privado para desenhar estratégias coordenadas de ação sobre fé e inovação, em sintonia com a agenda da COP 30.
“A questão climática é a nossa condição de existência. Hoje, ‘a vida está por um fio’, como alerta a campanha de conscientização lançada pelo Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM). Por isso, a crise ecológica e socioambiental exige respostas urgentes e coordenadas entre igrejas, governos, sociedade civil e academia”, concluiu o reitor da PUC-Rio.
Programação:
O congresso se estrutura em um programa dinâmico de quatro jornadas, cada uma inspirada nos “quatro sonhos” do Papa Francisco na Exortação Apostólica Querida Amazônia:
● Dia 1. Sonho Ecológico: “Dívida pública e Ecológica: Possibilidades de remissão mediante
uma nova arquitetura financeira” (Cf.: Mensagem da Jornada Mundial da Paz 2025).
● Dia 2. Sonho Social: “Justiça Ecológica Integral: o diálogo social como a melhor política
para o respeito da dignidade humana” (Cf.: Laudato sì’ e Fratelli Tutti)
● Dia 3. Sonho Cultural: “O Cuidado da Casa Comum: biodiversidade e tecnologia” (Cf.:
Laudato Si’ e Rome Call)
● Dia 4. Sonho Comunitário: “Construindo pontes: coordenação continental de atividades
educativas dirigidas a promover o desenvolvimento sustentável, contrastando a
mudança climática garantidas por um fundo mundial” (Cf.: Jubileu 2025 e Laudate
Deum)
● Dia 5. 10º Aniversário Laudato Si’: “Evento público de incidência no Cristo Redentor”.
-Danthi Comunicação Integrada-
PUC-Rio vai sediar o o Congresso das Universidades Ibero-americanas, evento preparatório para a COP 30 – Foto de Capa: Divulgação/ PUC-Rio
@ Portal AL 2.0.2.5