Uma história de sucesso e resiliência. Carlos Paiva, empreendedor carioca do ramo de telecomunicações atua hoje no setor de marketing digital no Brasil, além de ser um especialista quando o assunto é ganhar dinheiro. Mas nem sempre foi assim. A trajetória dele está repleta de momentos árduos, dificuldades em investir no Brasil e, sim, da quase desistência.
Em 2014, após encerrar as atividades de sua empresa no Rio de Janeiro, devido a uma dissolução de sociedade, Carlos decidiu sair do segmento em que atuava desde 2001, em que fornecia serviços de internet banda larga para empresas e residências. Muito abatido e desmotivado, foi até a cidade-natal da esposa e, chegando em Ipatinga (MG), se deparou com uma grande oportunidade de montar novamente uma empresa com uma tecnologia inovadora, que ninguém tinha na época: internet via fibra óptica – FTTH). Assim, nasceu do zero a GIGANET.
Foi então que a paixão por empreender falou mais alto e novamente decidiu criar uma empresa e claro, passando por todas as dificuldades novamente. “Cinco meses após o início das atividades o nosso capital de giro havia acabado, os bancos não nos dariam credito pelo risco de um negócio novo e o pânico voltou à tona. Porém, eu estava certo de que o negócio iria dar certo e, como num passe de mágica, recebo uma ligação de um empresário da cidade querendo uma reunião”, recorda Paiva.
No primeiro momento Carlos imaginou tratar-se de mais um cliente querendo contratar os seus serviços. Chegando à reunião, o empresário quis saber detalhes do negócio. “Tínhamos um slogan que era ‘GIGANET – o futuro chegou’. Encantado com a mensagem, ele me ofereceu um investimento para alavancar o negócio e crescer mais rapidamente”, recorda o empresário.
Capitalizado, era hora de colocar a mão na massa e mostrar resultado. “A empresa cresceu em ritmo acelerado, se tornando a melhor da região e com fila de espera. Em 2021 atingimos cerca de 50 mil assinantes, chegando a um faturamento anual de R$ 65 milhões”.
Foi nesse momento que um fundo de investimentos procurou a empresa com interesse em adquirir 100% da operação. Depois de três meses de negociações, a proposta foi aceita e a venda concretizada em janeiro de 2022, por um montante que atingiu a casa dos nove dígitos, se consolidando como um excelente deal no mercado de provedores de internet banda larga. “Um verdadeiro case de sucesso e resiliência, um sonho que começou no ano de 2001 e levou exatos 20 anos para se tornar realidade”, reforça.
Aos 42 anos, Carlos Paiva deixa uma mensagem para todos que sonham em empreender e ter sucesso nos negócios: “Desistir não é uma opção. Quase perdi a oportunidade de realizar meu sonho, mas graças a Deus a paixão falou mais alto e, depois de quebrar várias vezes, chegamos ao sucesso com muita resiliência, trabalho duro e paixão em fazer aquilo dar certo. O caminho não é fácil, mas, persistindo no seu sonho, chegará a um final feliz”, conclui.
Sobre Carlos Augusto Paiva
Carlos Paiva é empresário e empreendedor apaixonado por inovação, tecnologia e educação. Com uma experiência de 20 anos de mercado, é especialista em gestão empresarial e CEO de duas empresas além da Transformar: a Local Datacenter, empresa especializada em serviços de internet no Rio de Janeiro e a Holding imobiliária Carlos Paiva, responsável pela compra, venda e aluguel de imóveis também na região do Vale do Aço. Para mais informações, acesse https://agtransformar.com.br/ ou pelas redes @agtransformar
-Carolina Lara Comunicação-
Carlos Augusto Paiva – Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.2