O Grêmio Recreativo Escola de Samba Gato de Bonsucesso já tem seu enredo para o Carnaval 2022. Décima nona escola a desfilar no dia 21 de abril, na Intendente Magalhães, a azul e branco levará à Passarela do Povo o enredo “Respeito é bom e eu gosto”, do carnavalesco Marcos Salles, que retornará à agremiação em seu segundo carnaval.
O tema abordará o retorno do Gato ao desfile oficial e remonta à história do “bichano” gato preto que, segundo lendas, tinha a imagem associada a trevas e maldições. Porém, muito pelo contrário, o Gato de Bonsucesso estará na Avenida para mostrar a sua força, garra e determinação em um colorido de animação em um mundo repleto de preconceitos, pois para a escola o respeito será o viés à quebra de paradigmas, com a aclamação da liberdade em todos os sentidos, seja, racial, cultural e religioso. O desfile mostrará ao público que a escola veio para mostrar a união de todas as classes, já que respeito é bom e eu gosto.
SINOPSE GATO DE BONSUCESSO CARNAVAL 2022
Ei, onde estão todos? Acharam que eu me escondi? Eu estava repousando, mas agora voltei!
Voltei para onde nunca deveria ter saído, dos braços do povo!
Voltei como uma fortaleza e me permito fazer presente nesse universo tão conturbado e com tantos jogos de erros e acertos. Percebam minha história e embarque nessa humilde aventura que começa muitos anos atrás.
Estamos no século XVI, época onde, acreditem, associavam a minha imagem a trevas, maldições, mau agouro, até disseminador de azar, mas com sangue nos olhos e com generoso afeto doado por senhoras tão caridosas, resisti a tudo isso e me transformei em símbolo de força e resistência!
Me chamem de Gato de Bonsucesso, gato preto com muito orgulho hoje mostrarei que minha origem e tudo que represento é o que seres que consideram evoluídos vem passando e deixando um rastro de dor a cada geração.
A Bruxa está às soltas e com seu feitiço hipnotizante surpreenderá a passarela do samba com uma inesquecível magia que imperará as muitas facetas desse enredo com cores, sinais, cortejos regionais e uma exaltação à raiz do samba e suas religiosidades onde a matriz africana se faz tão presente!
O que necessitamos transmitir é tão singular e tão genuíno que lhe convidamos a embarcar nessa noite tão representativa, o nosso bailar carnavalesco e apoteótico, com anseio de transformar todo grito em um uníssono “Respeito é Bom e todos Gostamos” ao falar de nossas dores, anseios, mostrar a virilidade da nossa ancestralidade e a representatividade de tudo que nos fortalece: Quem somos, admiramos, idolatramos, incentivamos através da expressão do cantar, contar, integrar, acalentar e informar que juntos seremos sempre mais fortes.
Nosso carnaval evocará respeito a todas as classes e suas representações e expressões, seja ela racial, cultural, religiosa com conceitos e quebra de paradigmas. O que clamamos é a Liberdade, algo tão tangível e ao mesmo tempo tão distante; mas o carnaval não pode ser utópico a ponto de ficar somente o olhar do futuro. O Gato de Bonsucesso unirá classes de todas as partes e fará um grande encontro pós pandêmico em que a favela literalmente vai pisar forte no asfalto com o objetivo de levar toda a energia cultural de seus ancestrais!
Propomos exaltar nossas torcidas, independente da cor da bandeira, pois temos a vocação de perfeitos torcedores e amantes intensos de tudo que tange à felicidade, seja pelo time de coração, pela escola de samba, gosto musical, e claro diversidades nos festejos.
Preparem-se, pois o Gato de Bonsucesso acordou e está mais astuto do que nunca!
Enredo e Pesquisa – Marcos P Salles
-Gres Gato de Bonsucesso-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.2