A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa firmou nesta segunda-feira (20) um contrato com o Sebrae Rio para o aprimoramento de empreendedores do setor cultural interessados em participar de chamadas públicas. Produtores e artistas poderão participar de oficinas e palestras gratuitas, ministradas por instrutores vinculados à entidade com atividades presenciais e online. O objetivo é democratizar o acesso aos editais da própria SECECRJ e outros órgãos públicos e empresas, qualificando os profissionais para uma melhor elaboração, execução e prestação de contas dos seus projetos. A assinatura do termo foi realizada no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, com a presença da secretária Danielle Barros e do diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.
Os especialistas do Sebrae Rio vão ministrar, ao todo, 640 horas de atividades no modelo híbrido, durante 16 meses, tempo de vigência do contrato. A carga horária para cada participante foi estipulada em 18 horas, para a obtenção do certificado. O programa será dividido em quatro módulos: Oficinas de Elaboração, Gestão, Prestação de Contas e Captação de Recursos de Projetos Culturais, além da palestra introdutória.
“A assinatura deste contrato é um marco na vida dos fazedores de cultura do estado, pois é um serviço que estamos prestando e que terá um resultado imediato. O conhecimento adquirido poderá ser aplicado no edital que já está aberto e nos próximos que vamos lançar ainda este ano. É um grande ganho para o estado realizar essa ação”, disse a secretária Danielle Barros.
As palestras foram pensadas para, de forma presencial, sensibilizar o público-alvo para participar das oficinas, abordando as quatro temáticas do ciclo de maneira resumida, estimulando os fazedores de cultura a buscarem as capacitações oferecidas nas oficinas de projetos culturais. Elas serão realizadas em dez regiões do Estado do Rio.
A primeira oficina será a de Elaboração de Projetos e abordará as etapas da preparação de um plano, destacando os pontos de atenção para a construção da proposta e a sua importância como ferramenta para captação de recursos. O objetivo é difundir o conhecimento técnico capaz de fomentar o mercado cultural na criação e difusão de expressão e afirmação de identidades, assim como geração de renda e crescimento profissional.
“Essa é, de fato, a missão do Sebrae: capacitar o empreendedor brasileiro. Neste caso, vamos atender a milhares de fazedores de cultura do Estado do Rio que tinham dificuldade de acesso a editais”, comentou o diretor, Sergio Malta.
Na segunda etapa, os participantes receberão ensinamentos sobre técnicas de gestão, processos e planejamento para o alcance de resultados concretos ao projeto elaborado, contribuindo para o aumento da competitividade dos negócios.
Já na fase de Prestação de Contas será apresentada a importância da organização e monitoramento de dados, planilhas e elaborações de relatórios, evidenciando a atenção necessária para comprovar as realizações propostas e o acompanhamento dos resultados alcançados no projeto. A oficina buscará a capacitação e o fornecimento de ferramentas aos empreendedores do setor de economia criativa para desenvolver habilidades de planejamento e transparência na comprovação da execução dos objetos propostos e o uso dos recursos captados em projetos.
Para capacitar os participantes para a Captação de Recursos, haverá oficina que abordará as diversas formas de financiamento e as etapas da captação, auxiliando o produtor a desenvolver propostas mais qualificadas e agregar valor aos projetos, desenvolvendo habilidades de negociação e comunicação de acordo com os conceitos de mercado.
O calendário com a abertura das inscrições e as datas das palestras e oficinas ainda será divulgado pela SECECRJ, através do site e redes sociais. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail (escoladaculturarj@cultura.rj.gov.br).
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-Ascom Cultura-
SECECRJ e Sebrae – Foto de Capa: Gui Maia / SECECRJ
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