Compositores do Velho Estácio lançam CD com composições inéditas no melhor estilo samba de raiz
Fazendo jus ao termo criado por Ismael Silva em ser uma verdadeira “escola de samba”, o GRES Estácio de Sá, que completou 90 anos em agosto, está lançando um verdadeiro tesouro para os sambistas. Três produtos diferentes que retratam o espírito do Berço do Samba, serão apresentados ao grande público a partir de novembro. Como pano de fundo, as 09 décadas de samba iniciadas em 1927 pela caneta e os instrumentos de Ismael, Bide, Marçal, Baiaco e cia.
A herança dos bambas fundadores da Deixa Falar, que hoje honra o nome do bairro de sua fundação, se converteram em um CD, um DVD e um documentário que, em breve, estarão disponíveis para o grande público. Idealizado pela ala de compositores, o CD reunirá 12 faixas com obras no melhor estilo samba de raiz. Gravado no Berço do Samba, o compacto terá sambas autorais assinados por nomes como Daniel Gonzaga, Jorge Lopa, entre outros membros da ala, alguns campeonatos e sambas de enredo que marcaram a história da escola.
– A intenção era construir um trabalho que trouxesse o formato de gravação do passado para o presente, sendo, agora, repaginado pelo avanço tecnológico. Mas, em nenhum momento a direção da Ala dos Compositores abriu mão de ser um trabalho também rústico, mas com muita qualidade, afirma Alexandre Naval, responsável pelo segmento.
O CD, que será lançado no dia 12 de novembro na quadra, dará o pontapé para os outros projetos que virão mais para o fim do ano. Para celebrar o lançamento do disco, os poetas do Velho Estácio estão promovendo um cozido regado a muito samba de raiz. O evento acontecerá na quadra da vermelho e branco com valor de R$25 com direito ao prato da iguaria preparada por Edson Marinho. O CD será vendido a R$15.
Paralelo ao projeto do primeiro CD da ala dos compositores, Daniel Gonzaga, membro do grupo desde 2015, está finalizando a edição do documentário “Pavilhão do Amor” que retrata os bastidores de uma disputa de sambas, desde o lançamento da sinopse até o desfile na Avenida. O compositor e produtor diz que o documentário é um dos trabalhos mais emocionantes da sua vida.
– Há dois anos eu mergulhei de corpo e alma nessa atmosfera do samba-enredo, quando disputei pela primeira vez. Essa adrenalina que a gente vive, a decepção da derrota em um ano e o êxtase da vitória são inexplicáveis. A gente vai do céu ao inferno ou vice-versa, em segundos e isto se torna, literalmente, uma cachaça, diz Daniel.
O evento de lançamento do CD começará às 13h, no Berço do Samba, tendo como atrações Luiz Camilo, Jorge Caetano, Xanddy Uruguaio, Marcelo Kará e Serginho do Porto. A Banda Swing Carioca também se apresenta fazendo da tarde um programa imperdível.
Bem localizada, a quadra da Estácio de Sá está próxima a três estações de metrô ( Cidade Nova, Estácio e Praça XI), além de ser corredor de passagem para diversas linhas de ônibus que fazem ligação entre as principais regiões da cidade. Há facilidade de estacionamento no entorno e farta oferta de táxis no local. O endereço é rua Salvador de Sá, 206 – Cidade Nova.
Serviço: Cozido dos Poetas – Lançamento do CD da ala de compositores do Berço do Samba