Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Comportamento do consumidor brasileiro nunca mais será o mesmo, diz Federico Eisner e Luciana Batista

Rotinas e Hábitos

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
dezembro 16, 2021
Em Notícias
0
Comportamento do consumidor brasileiro nunca mais será o mesmo, diz Federico Eisner e Luciana Batista
308
Compartilhamentos
2.4k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Que a pandemia de covid-19 impactou de maneira substancial as nossas rotinas e hábitos, não há a menor dúvida. A grande questão que se coloca agora é: como o comportamento de consumo da população, especialmente no Brasil, se modificará a ponto de não reconhecermos mais como nos relacionávamos com nossos hábitos anteriores enquanto consumidores, não só em ambientes domésticos mas também em ambientes públicos e eventos sociais.

Para entender como isso deve acontecer, a Bain & Company se propôs a entender o futuro do consumo no Brasil e como a pandemia impactou o comportamento da população. De maneira geral os efeitos, tanto de saúde quanto de renda, foram disseminados entre todas as classes sociais. O senso de preservação fez com que a preocupação sobre o bem-estar fosse elevada. Resultado disso foi que comportamentos relacionados ao estilo de vida e à saúde foram ressignificados. Além disso, o controle financeiro foi mais rigoroso, com 88% dos brasileiros cortando gastos durante a pandemia.

Esse impacto na renda fez, inclusive, com que o brasileiro fosse mais prejudicado na sua capacidade de economizar, quando comparado com outros países. Nosso estudo mostrou que, no Brasil, o número de pessoas que guardaram menos dinheiro foi 28% maior do que o de entrevistados que pouparam mais. Nos Estados Unidos, só para efeito de comparação, o número de pessoas que guardaram mais ou muito mais dinheiro foi 16% maior. Isso em razão do impacto da menor atividade econômica, do emprego e da renda.

Leia também

Gilberto Gil marca oitava data da turnê ‘TEMPO REI’ no Rio após reunir mais de 70 mil pessoas na cidade

Liga RJ inicia venda de ingressos pela plataforma Ticketmaster para o setor 1 visando o Carnaval 2026

É evidente que, dada a preocupação das pessoas com seu poder aquisitivo e sobre o quão rápido conseguirão recuperá-lo, isso gera um consequente impacto nos seus hábitos domésticos. Nosso estudo identificou que as atividades relacionadas ao ambiente do lar passaram a ter relevância. Entre elas, estão: cozinhar (84%), assistir à televisão (77%) e cuidar da casa (64%). Além disso, o entendimento sobre o trabalho remoto e o ensino à distância ganhou nova dimensão, especialmente por somar-se à preocupação com a saúde. Entendemos que parte desses comportamentos adquiridos, que indicam maior tempo gasto em casa, deve se prolongar mesmo após o fim da pandemia.

A despeito do impacto financeiro que a pandemia trouxe para as famílias, um aspecto considerado positivo no comportamento do consumidor durante esse período foi a adesão ao comércio eletrônico, especialmente nas compras de supermercado. Ou seja, de maneira geral, com as restrições impostas pela crise de covid-19, nosso estudo mostrou que 76% dos brasileiros afirmaram ter feito ao menos uma vez compras de supermercado de maneira totalmente virtual – embora 88% deles ainda mesclem esse novo hábito com as compras físicas. Vale destacar o fato de que não houve fricção na experiência do digital, de modo que todos os espectros socioeconômicos avaliaram como satisfatória a jornada de consumo no ambiente online.

Isso representa uma mudança que ganha tração de maneira mais rápida do que se esperava. É natural que, com a evolução dos meios digitais, os consumidores passem a consumir mais virtualmente. Porém, o que vimos é que esse comportamento foi acelerado na pandemia. Com esse hábito mais arraigado, não apenas as pessoas passarão a exigir experiências ainda melhores como também as empresas precisarão repensar como agradar mais a esses novos clientes.

Colocada em perspectiva, nossa pesquisa mostrou que o comportamento do brasileiro sofreu grandes alterações, com foco, sobretudo, em supermercado, delivery, saúde e bem-estar. Esse último, inclusive, ganha destaque com a busca dos brasileiros por consumo de alimentos mais saudáveis (50%) e atenção ao peso corporal adequado (32%) – sendo esses os aspectos positivos nas mudanças de hábitos mais detectados em nossa pesquisa.

Ainda levará um tempo até vermos uma retomada da normalidade nas atividades fora do lar. Ainda assim, o grande ponto que se coloca é que, no futuro, dadas as mudanças de comportamento observadas, as empresas precisarão se adaptar rapidamente para oferecer a melhor jornada. Com o surgimento de novos comportamentos relacionados ao consumo doméstico e digital, maior preocupação com saúde e bem-estar, além de uma maior sensibilidade a preços e custos, espera-se que esses novos hábitos sejam incorporados às preocupações sobre conveniência dos canais físicos e digitais (omnicanalidade) e respeito à sustentabilidade – que já eram pontos de atenção observadas no pré-pandemia.

Embora o estudo tenha apontado que há demanda reprimida em várias categorias nas quais os consumidores esperam gastar mais no futuro fora do ambiente doméstico – principalmente em viagens, comida, bebida e beleza -, a pandemia trouxe uma mudança radical nos hábitos de consumo. Portanto, uma coisa é certa: o comportamento do consumidor brasileiro nunca mais será o mesmo. E as empresas precisarão urgentemente se adequar a essa nova realidade.

Federico Eisner e Luciana Batista são sócios da Bain & Company

 

Por Federico Eisner e Luciana Batista

 

-RPMA-

Federico Eisner e Luciana Batista – Fotos de Capa: Divulgação

@ Portal AL 2.0.2.1

Tags: BrasilCarnavalConsumidor BrasileiroHoróscopoÔmicronRock in Rio 2022
Previous Post

Com look animal print, Cristiane Machado curte festa que agitou a noite de Ipanema

Next Post

A livraria vai até você, Favelivro inaugura Biblioteca Zélia Duncan neste sábado em Costa Barros

Related Posts

Gilberto Gil marca oitava data da turnê ‘TEMPO REI’ no Rio após reunir mais de 70 mil pessoas na cidade
Notícias

Gilberto Gil marca oitava data da turnê ‘TEMPO REI’ no Rio após reunir mais de 70 mil pessoas na cidade

junho 4, 2025
Liga RJ inicia venda de ingressos pela plataforma Ticketmaster para o setor 1 visando o Carnaval 2026
Carnaval RJ e SP

Liga RJ inicia venda de ingressos pela plataforma Ticketmaster para o setor 1 visando o Carnaval 2026

junho 4, 2025
Junho Vermelho: Light e Hemorio promovem ação solidária de doação de sangue no Rio
Notícias

Junho Vermelho: Light e Hemorio promovem ação solidária de doação de sangue no Rio

junho 4, 2025
Alô, jornalistas! Inscrições abertas para o VIII Prêmio de Jornalismo em Seguros – Confira!
Notícias

Alô, jornalistas! Inscrições abertas para o VIII Prêmio de Jornalismo em Seguros – Confira!

junho 4, 2025
AquaRio promove Sessão Azul com entrada gratuita para pessoas com autismo (TEA)
Notícias

AquaRio promove Sessão Azul com entrada gratuita para pessoas com autismo (TEA)

junho 3, 2025
Reciclar, reutilizar e reduzir: Campanha ‘Tampinha Solidária’ do MetrôRio arrecada 5,6 toneladas de materiais recicláveis
Notícias

Reciclar, reutilizar e reduzir: Campanha ‘Tampinha Solidária’ do MetrôRio arrecada 5,6 toneladas de materiais recicláveis

junho 3, 2025

Recommended

Tiee chega a quarta edição do evento “Subúrbio” na Ilha Itanhangá, no Rio

Tiee chega a quarta edição do evento “Subúrbio” na Ilha Itanhangá, no Rio

novembro 27, 2023
Horóscopo Alto Astral – Céu Astrológico de 15 a 22/07

Horóscopo Alto Astral – Céu Astrológico de 15 a 22/07

julho 15, 2019

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    319 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    310 shares
    Share 124 Tweet 78
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    336 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO